terça-feira, 26 de junho de 2012

POR ONDE ANDA 5

                    Paradiso Big 14 da VIPU foi o primeiro k-113KL de 14 metros ,o veículo de prefixo 7518, foi adquirido em 1997.O carro oferecia o serviço executivo na principal linha da  empresa
ligando o Ceará á Brasilia e goiás.

                   hoje o paradiso pertence a frota da SOL E MAR TURISMO com o prefixo 0704 com sede em Maceió,onde atua no setor de turismo e fretamento.
           MODELO ..........................................:PARADISO BIG 14
            CARROCERIA ...................................: MARCOPOLO
            CHASSI E MOTOR ...........................: SCÂNIA K 113 TL
            ANO ...................................................: 1997
            PREFIXO ...........................................: 7518  PARA  0704
            PLACAS ............................................: HVT 7518

               Único viggio GV 1000 que pertenceu a frota  rodoviária da empresa VITÓRIA de Caucaia-CE.O veiculo de prefixo 022 operou entre os rodoviários,hoje    está na UNIVALE com o prefixo 14800 a empresa tem sede em Coronel Fabriciano-MG.

            MODELO............................................:  VIAGGIO GV 1000
                        CARROCERIA...................................:  MARCOPOLO
                        CHASSI E MOTOR ..........................:  VOLVO B7R
                        ANO ...................................................:  1999
                        PREFIXO ..........................................:  022   para   14800
                        PLACAS ............................................:  HXF-2030


              GERTAXI TURISMO de prefixo 211 e 269 atualmente compõem a frota da COTINENTAL SERVICE empresa atuante no fretamento e turismo com sede em Fortaleza-CE.Hoje os carros 4892211 e 4892269 são respectivamente 3612007 e 3612003.
    MODELO ...................................:VIAGGIO  G6  1050  .....................VIAGGIO GV 1000
      CARROCERIA ..........................: MARCOPOLO ..............................MARCOPOLO
      CHASSI E MOTOR ..................: SCÂNIA K94 ................................. VOLVO B10M
      ANO ...........................................: 2001 ................................................ 1998
     PREFIXO ...................................: 4892211 para  3612007 ................ 4892269 para  3612003
     PLACAS .....................................: HWJ-5752 ..................................... HWC-8018


FONTE : fortalbus.com.br
FOTOS : Mailson Amancio 
              Marcos Lisboas
              Acervo da empresa Vitória
              Vanderlei da costa silva filho
              Antônio José v. Junior
              João Victor

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESPECIAL COMBUSTÍVEIS

                                A SOCIALIZAÇÃO DO BIO-DIESEL




NEOBUS GRAN VIA -VOLKSWAGEM-EMP. VIAÇÃO ITAJAÍ-2982-ESJ 1213-CAMPINAS(SP)
















                                                                                                                                                               
O programa bio-diesel é o mais novo projeto do Governo Federal para solucionar o programa da falta de Combustível e das taxas de poluição. Segundo o Governo , o óleo vegetal para produzir o bio-diesel será proveniente do dendê (norte ) da mamona ( nordeste ) e da soja ( demais regiões do pais ).
           A aposta na alternativa natural ganhou vida com a operação de um ônibus com chassi Volkswagen que rodou pelas principais estradas do Rio de Janeiro.O bio-diesel é derivado da mistura do óleo vegetal (soja,mamona,amendoim, milho etc. ), com o álcool, como resultado obtém-se o Éster Metílico ou Etílico (bio-diesel).
             Nesse processo de transformação,a Glicerina é removida, deixando o óleo mais fino e reduz sua viscosidade esta é Substituída pelo álcool proveniente do Etanol ou Metanol. No Brasil o óleo diesel recebe uma politica tributária diferenciada em função da sua utilização para o transporte de carga.Neste sentido é importante que se mantenha uma politica igual para o bio-diesel, o Governo sinaliza com uma politica tributária diferenciada apenas para a mamona,a soja também teria condições de suprir as demandas de produção do bio-diesel.
             A volkswagem, participa do programa Nacional do bio-diesel com 8 caminhões e um ônibus,os veiculos rodam com uma mistura denominada B5, na FRANÇA,das 13 refinarias de petróleo em funcionamento, 7 já misturam 5% de bio-diesel ao diesel mineral, além disso todos os ônibus urbanos utilizam a mistura diesel bio-diesel em uma proporção que vai de 5% a 30%.Já exite na ALEMANHA uma frota significativa de veículos leves,coletivos e de cargas utilizam o bio-diesel, inclusive puro sem nenhuma mistura com o diesel mineral.
             A meta do governo Alemão é substituir 5% da demanda interna de Diesel mineral por Bio-Diesel,o transporte coletivo realizado por ônibus esta sendo estipulado utilizar o Bio-Diesel,para substituir o diesel convencional na matriz energética da cadeia transportadora do nosso Pais. Durante o encontro econômico Brasil-Alemanha,sediado em fortaleza (CE ),evento ocorrido em julho de 2006,um ônibus Mercedes Benz chassi 0-500 RS,foi abastecido com o combustível e utilizado no transporte dos convidados.
              Segundo a marca,a operação do veiculo teve como finalidade demonstrar que os motores,tanto de injeção mecânica como eletrônico,podem operar com os 2% de bio-diesel estipulados pelo Governo, o combustível limpo é obtido por meio de um processo que transforma óleos vegetais e gorduras através da adição de um tipo de álcool ( metanol ou etanol ) e de um catalizador que acelera a reação química,formando o Ester que é misturado ao Diesel.
               O programa de uso do bio-diesel passou a ser autorizado pelo Governo Federal permitindo que se adicione 2% ao diesel comum, o máximo de 5% será obrigatório em 2003 em todo o diesel brasileiro.


NEOBUS  MEGA-MERCEDES BENS-EMP.ONICAMP-4847-CUB4832-CAMPINAS(SP)
      






FONTES :
Revista Transporte Mundial -Catálogo de ônibus 2005 - Páginas 9 e 10
Revisa transporte Mundial-edição especial ônibus 2006- Página 10


                                                                          
                                                                   
                              


FONTOS :
www.tudodeonibus.com.br




























                                                                      






                                                                           

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SÃO LUIZ LTDA 6000

                            EMPRESA .............................:SÃO LUIZ LTDA                                                                     F-0114
                                  SEDE ....................................: SALVADOR - BA
                                  CARROCERIA E MODELO : MARCOPOLO PARADISO G7 1800 DD
                                  CHASSI E MOTOR .............: SCÂNIA K124 B  8 X 2
                                  PREFIXO .............................:  6000
                                  PLACA .................................: JOZ 9409


FOTO :
FELIPE PESSOA 
FONTE :
FORTALBUS.COM.BR

sábado, 9 de junho de 2012

POR ONDE ANDA 4

Caio Apache S21 da empresa SANTA MARIA de prefixo 20280,atuando em Fortaleza por vários anos,hoje está em operação na EXPRESSO UNIÃO de Fortaleza e recebeu o prefixo 0612010.
                  MODELO                  : APACHE  S21
                          CARROCERIA          :  CAIO INDUSCAR
                         CHASSI E MOTOR   :  MERCEDES BENS  OF-1721
                          ANO                            : 2002
                          PREFIXO                   :   20280 para  0612010
                          PLACA                     :  HYF 2010




         Viaggio  g6 que pertenceu a TRANSNACIONAL  com os prefixo 210 ,atualmente ele está na EXPRESSO PÈROLA  DO SUL com sede em São Lourenço do sul- RS com o prefixo 52.




                                 MODELO..................:VIAGGIO  G6 1050
                                 CARROCERIA.........: MARCOPOLO
                                 CHASSI E MOTOR..: MERCEDES BENS  OF-1721
                                 ANO...........................:2003
                                 PREFIXO..................:210 PARA  52
                                 PLACA......................:HYO O210


                 Ideale 770que pertenceu a VIAÇÃO PARAIPABA  de Fortaleza tinha o prefixo 051, atualmente o veiculo faz parte da frota da QUELUZ DE MINAS com o prefixo 2220 com sede em Conselheiro Lafaiety-MG.
                    MODELO......................:  IDEALE 770
                           CARROCERIA ............:  MARCOPOLO
                           CHASSI E MOTOR ....:  MERCEDES BENS  OF-1418
                           ANO ............................:   2006
                           PREFIXO ....................:  051   PARA   2220
                           PLACA ........................:  HUG 6060

  FONTE :                            
Fortalbus.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

EMPRESAS / GONTIJO

                   EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA

                      1943-  O PRIMEIRO ÔNIBUS
  Durante a segunda guerra mundial tinha início uma das maiores e bem sucedidas história no meio do transporte rodoviário Brasileiro. O jovem ABÍLIO PINTO GONTIJO pilotando sua jardineira Chevrolet

Comercial 1940, engatava a primeira marcha rumo a construção da EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA, nos primeiros anos a GONTIJO era era uma Jardineira pilotada por um jovem de 19 anos, no percurso PATOS DE MINAS pegando tudo e todos pelo caminho.  


          1949 - LINHA BELO HORIZONTE- PATOS DE MINAS
  A partir da década de 50 com o processo de industrialização do Brasil, a população começou a se deslocar da área rural para as cidades, a industria automobilística começou a cresce trazendo consigo a malha rodoviária. Em 1949, o fundador da empresa decide mudar para Patos de Minas e passou a fazer a ligação com belo horizonte, mais duas linhas foram criadas.
                Belo Horizonte - patos de minas ( via São Gonçalo )
                Belo Horizonte - patos de minas ( via Três marias )
      Pouco depois veio a linha ;
                Patos de minas - Pirapora

     1965- MUDANÇA DE SEDE PARA BELO HORIZONTE COM A IMPLANTAÇÃO DA LINHA BELO HORIZONTE- TEÓFILO OTONI .
   A pesar das dificuldades ABÍLIO GONTIJO embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e alugou  uma sala no Bairro São Francisco,onde passou a funcionar a empresa.Neste mesmo ano a empresa começa heroicamente as linhas ;
          Belo Horizonte - Governador Valadares
          Belo Horizonte - Teófilo Otoni
  No correr da segunda metade da década de 60 a empresa ampliou seu número de linhas no Norte e Nordeste de Minas a partir de Teófilo Otoni,tornou-se forte também no vale do Jequitinhonha.

                        PIONEIRISMO
        As viagens para aquelas regiões eram uma verdadeira aventura, o percurso Belo Horizonte-Teófilo Otoni,hoje feito em 7 horas e 30 minutos, em algumas ocasiões eram feitas em nada menos que 3 dias.Era comum os motoristas levarem enxadas,uma Toyota ia à frente com pessoal equipado para reparar pones de madeira, mata-burros e consertar trechos intransitáveis, por exemplo: a estrada do boi,hoje asfaltada,no trecho Teófilo Otoni-Nanuque,já quase na divisa com a Bahia.


                  1968- COMPRA DA VIAÇÃO SANTA MARTA 
                    Belo Horizonte-Triangulo Mineiro
    A empresa conquistou outra fatia importante do mercado, a Gontijo adquiriu a viação santa marta concesionária das linhas que ligavam  Belo Horizonte ao triangulo Mineiro, ampliava então sua atuação numa das àreas mais desenvolvidas da região do estado. 

       1975-PRIMEIRAS LINHAS DE LONGA DISTÂNCIA  
                   Belo Horizonte - Salvador
                   Belo Horizonte - Bom Jesus da lapa 
     Em 1975 Abílio Gontijo realizou um sonho , ganhou num sorteio ( fio a fórmula de uma concorrência promovida pelo DER ) a linha Belo Horizonte- Salvador,ainda no década de 70 a Gontijo passou a ligar a capital Mineira a Goiânia, Recife, e Campo Grande.Na segunda metade da década de 70 form adicionadas várias linhas.

1981 - EM 13/02/81 É INAUGURADO O PARQUE RODOVIÁRIO GONTIJO EM BELO HORIZONTE.
        Ao final dos anos 70 a empresa já passou a ter mais de  300 ônibus,em 1981 era inaugurado o parque rodoviário Gontijo no bairro Engenho Nogueira em Belo Horizonte, com uma área de 100.00 metros quadrados, e capacidade para 1800 ônibus em operação.

        1982 - EXPANSÃO PARA O NORDESTE E SUDESTE 
   A Gontijo acelerou forte em direção ao nordeste procurando procurando uma ligação com São Paulo,aproveitou a oportunidade e comprou a viação Bonfinense com 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste,abrindo as portas para  um mercado que corresponde a 35% do movimento da empresa.

1982 A 1993 -EXPANSÃO, CRESCIMENTO,MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, CONSTRUÇÃO DE NOVAS GARAGENS EM DIVERSOS PONTOS DO PAIS.
     A Gontijo concentrou seus esforços no aperfeiçoamento da qualidade dos seus serviços.

1996 - COMPRA DA LINHA BELO HORIZONTE- SÃO PAULO
   No início de 1996 a Gontijo comprou  a linha Belo horizonte - São Paulo e no final de 96 disponibilizou uma nova garagem em São Paulo para atender a nova demanda. Esta garagem possui 60.00 metros quadrados e capacidade para 800 ônibus.

    1999- A GONTIJO AMPLIA A MAIOR FROTA DE SCÂNIA DO MUNDO
  Além de conquistar pela terceira vez consecutiva o troféu " melhores do transporte " na categoria Transporte Rodoviário de passageiros e o troféu " melhor entre as melhores do transporte ". Em 1999 a Gontijo fechou a maio compra de ônibus Rodoviários da História do da Scânia em todo o mundo,um total de 116 novos chassis de modelos da série 4.
     Sendo 102 chassis k124 equipados com motor de 420 cavalos ( convencional ) 6 chassis k124 com 360 cavalos ( convencional ) e 8 chassis p94 com 310 cavalos ( convencional ).Também em 1999 a editora OTM  atribuiu o troféu " melhores do transporte de 1998 " na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros. Para a empresa Gontijo pela terceira vez consecutiva e a quinta vez na História da empresa,concorrendo com empresas de todos os meios de transporte ( aéreo,Ferroviário,marítimo,fluvial ,fretamento ,turismo , de cargas ,rodoviário de passageiros e Metropolitano de Passageiros )
      A Gontijo apresentou o melhor desempenho em 9 quesitos.

                                                              NÚMEROS
     69- Garagens e pontos de apoio em todo o pais;
      1208- Veiculos;
      5 anos- idade média da frota;
      84- Pontos de partida;
      5.852.883- Passageiros transportados por ano;
      621.997- Passageiros Intermunicipal por km;
      1.977.772.280- Passageiros Interestadual por km;
      202- Serviços;
      139.647.986- km Rodados por ano;
      5.113- Funcionários; 
      600- Pneus são recuperados por mês ;
     43.673.873 - Milhões de  óleo Diesel são utilizados , o suficiente para encher 2.800 caminhões tanque de    5 .000 litros;
        10.900- Pneus são gastos;
        27,6- Mil lonas de freio são gastos;
        7.000 - filtros de óleo. 

                                                          FOTOS














                                   

 EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA
RUA PROFESSOR JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA
475- ENGENHO NOGUEIRA -BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS -CEP 31310-260




FONTES:
FORTALBUSS, SITE DA EMPRESA.
onibusalagoas.blogspot.com