sábado, 30 de março de 2013

PB: LEI DEVOLVE AOS SURDOS PASSE LIVRE

LEI DEVOLVE AOS SURDOS O DIREITO AO PASSE LIVRE NOS ÔNIBUS DE 
CAMPINA GRANDE

   Após um longo período de exclusão pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos ( STTP), os portadores de deficiência auditiva comemoraram a promulgação da lei Municipal Nº 5.268, de 11 de Dezembro de 2012, de autoria do Vereador Olímpio Oliveira.
    A nova lei entrará em vigor a partir de Abril e restituirá aos surdos o direito a passe livre no sistema de Transporte Público de Campina Grande. Segundo o Vereador Olímpio, essas pessoas começaram a ser excluídas do direito à gratuidade a partir do ano de 2007, quando 287 portadores de deficiência tiveram o passe livre suspenso pela STTP, o que resultou numa mobilização de muitos deles para reconquistar esse direito, pois, hoje já são cerca de 900 pessoas prejudicadas pela decisão toada pela STTP.

    O projeto de lei Nº 159/2011 foi construído de forma participativa e após tramitar por quase dois anos na Câmara Municipal foi promulgada no final do ano passado. " É motivo de grande alegria, pois, estamos fazendo justiça. Afinal, é inadmissível o tratamento dado até então pela STTP aos portadores de deficiência em nossa cidade, uma vez que os seus direitos são reconhecidos em rede de passe livre para viajar no Estado e em todo o País e estavam sendo negados justamente onde o cidadão reside, que é no município " .
   Isso é um absurdo, que estamos corrigindo agora por força da nova lei, comentou Olímpio.

Fonte ___:
A Palavra on lne
 Foto ___:
Arthur Gonçalves    

quinta-feira, 28 de março de 2013

MARCOPOLO IRÁ PRODUZIR ATÉ 4,1 MIL ÔNIBUS

MARCOPOLO IRÁ PRODUZIR
4,1 MIL ÔNIBUS PARA O
"CAMINHO DA ESCOLA"
   A Marcopolo, fabricante de carrocerias para ônibus, informou que se habilitou para produzir e fornecer até 4.100 ônibus Escolares para atender ao programa " caminho da escola" do Governo Federal.

      Do total de veículos, 1.500 ônibus serão produzidos na Unidade da Volare e 2.600 ônibus deverão ser fabricados por sua controlada Ciferal Industria de Ônibus, localizada em Duque de Caxias ( RJ ).

      As entregas estão previstas para 2013 , não foi informado o valor do contrato.


Fonte _____________:
G1




Foto ______________:
Gustavo Bayde

quarta-feira, 27 de março de 2013

CE: ÔNIBUS NOVOS SÓ NÃO BASTA

ÔNIBUS NOVOS SÓ NÃO BASTA, FALTA CONFORTO E RESPEITO
   Durante todos os dias do ano é possível ver um grande movimento de pessoas que circulam constantemente nos terminais e paradas de ônibus de Fortaleza. Pessoas que saem de suas casas no primeiro horário da manhã para pegar o primeiro ônibus da rota e na medida que os veículos vão chegando, vão se aglomerando em filas gigantescas em busca de chegar ao destino.

   O que a população pede é que tenha um pouco de atenção, de respeito, de humanização. Essas pessoas se sentem extremamente abandonadas, elas não conseguem ver nenhuma mudança positiva nos transportes. É possível ver em cada olhar de quem usa esses meios de locomoção um desespero, a falta de esperança chega a brilhar em seus olhares fixados no relógio, temerários em chegar mais uma vez atrasado.

   O fiscal Jorge Luis, trabalha no terminal do papicu e é usuário do transporte púbico. Ele diz que já sofreu muito por ser dependente desse meio e tentar fazer o possível para ajudar as pessoas a não passarem pelo mesmo, mas é realmente complicado, pois os benefícios oferecidos ainda são muito poucos.

   As pessoas que dividem essa rotina diariamente têm distintas opiniões, mais todas elas chegam a mesma conclusão: a qualidade de suas vidas está piorando a cada ida e vinda , a cada hora de espera, a cada mês ou ano sem ver nenhuma melhoria nos seus dias de viagens, em trechos que não levariam mais de uma hora para ir e voltar.


Fonte _____________:
Fotos _____________:



segunda-feira, 25 de março de 2013

AL: TRANSPAL QUER PASSAGEM A R$ 2,85


TRANSPAL QUER PASSAGEM DE ÔNIBUS EM MACEIÓ A 
R$ 2,85
   A Justiça negou o pedido de aumento de passagem de ônibus em Maceió feita pela TRANSPAL ( Transportadores de Passageiros do Estado de Alagoas), em decisão nesta Quinta- feira (21/03). A empresa entrou com uma liminar para reajustar o valor para R$ 2,85. Atualmente, o preço da tarifa é R$ 2,30.
   Com base em uma planilha de cálculo feita pela SMTT em Julho de 2011, a Transpal afirmou que o valor cobrado estaria defasado e pediu o aumento da tarifa em uma ação contra a prefeitura. Os empresários de ônibus ingressaram ainda com o pedido de antecipação de tutela, para evitar prejuízos enquanto a ação estivesse em andamento.
   De forma subsidiária, a transpal requereu o reajuste para R$ 2,50, caso o juiz ALEXANDRE LENINE entendesse que o valor de R$ 2,85 seja excessivo. Ao negar o aumento, o magistrado justificou que os cálculos apresentados pela transpal eram antigos, disse ainda que, se existe desequilíbrio econômico, deve ser feito um estudo mais detalhado dos custos do transporte coletivo.
    " Antecipações de tutela nesses casos são perigosíssimas, e podem gerar um prejuízo para toda a população que carece deste tipo de transporte". Fundamentou o juiz. Na decisão, Alexandre Lenine diz ainda que o aumento teria repercussão imediata em todos os usuários de ônibus, " que nada tem  a ver com a ausência de posição politica de todos os envolvidos para resolução final desta querela, que convenhamos, já se arrasta ha bastante tempo ".
  A transpal pretendia cobrar dos passageiros já nesta sexta (22) a tarifa de R$ 2,85 , mas enquanto não seja dada a sentença final da ação, o valor permanece R$ 2,30.   
   
     Que absurdo !
    O que os empresários tem oferecido aos usuários para querer aumentar a tarifa ?
     Temos ônibus nos horários certos ?
   Os nossos terminais nos dão conforto e comodidade ? 
      Temos integração entre os ônibus ?
   Temos linhas suficiente para atender a toda Maceió ?

       VEJA A COMPARAÇÃO COM O QUE TEMOS AQUI E  AS OUTRAS CIDADES . 

Maceió
      Terminais são no meio da rua.
Terminal do Conj. José Tenório  
Terminal  do Santos Dumont
Terminal do Clima Bom
terminal do Village II
Terminal em Recife
Terminal em Recife
Pontos de ônibus sem abrigo - em Maceió

   OLHA O QUE AS OUTRAS CIDADES TEM
João Pessoa /PB
Uberlândia / MG
Niterói / RJ
Vitória / ES
Salvador / BA
Goiânia / GO
Recife / PE
Aracaju / SE
Rio de Janeiro / RJ

São Paulo / SP
Itajaí / SC
Curitiba / PR

OLHA O QUE TEMOS EM MACEIÓ




   

Fonte ________________:
TNH1 tudonahora.com
onibusbrasil.com
onibuscapichabas.com
tere-bus.com
onibus&cia.com
tudodeonibus.com
onibusdoagreste.com

Fotos ________________:
Adão Henrique dos Santos
Alexandre Mizael Deton
António José V. Junior
Fábio Andrade
Felipe de Oliveira
Flávio Eduardo
Gean Brito
Henrique Barreto
Jair Barreiros
Lucas Rodrigues
Roberto Marinho
Wilian Pontual



quinta-feira, 21 de março de 2013

MAIOR LINHA DE ÔNIBUS URBANO

MAIOR LINHA DE ÔNIBUS
URBANO PERCORRE 
103,3 KM
   A " RAINHA DA MADRUGADA " , como é conhecida a linha de ônibus mais extensa de São Paulo, é cercada e Números e estatísticas impressionantes. Ela liga o Centro da capital ao extremo Leste, o Bairro Cidade Tiradentes.

    A cada jornada, ela percorre exatos 103,272 KMs, em sua volta completa, no trajeto circular de ida e volta, Centro- Bairro - Centro, enquanto a média das linhas da cidade é de 26 KMs. Isso significa que a RAINHA faz apenas uma viagem, enquanto as outras fazem quatro.
    OUTRA COMPARAÇÃO
      São Paulo e Campinas são separadas por 83 KM. Rio de Janeiro e Terezópolis, na região serrana do estado, por 91 KM. A RAINHA tem apenas Quatro horários de saída do terminal Amaral Gurgel, no Centro. Todos, claro, de madrugada : oh 502h05 , 3h15 e  4h30.

   Ela gasta entre 2h15m e 3 horas para percorrer metade do trecho circular, ou seja, o pedaço do Centro até o Bairro, na ida, ou o trecho do bairro até o Centro, na volta. A média oficial, divulgada pela empresa detentora da linha e a prefeitura, é de 2h35m por cada metade.

      Para completar todo o trecho circular, a RAINHA consome, portanto, entre 4h30 e 6 horas. Isso quando o trânsito está normal na região, o que significa dizer o seguinte: Números de passageiros e de paradas ao longo do absurdo e o trânsito infernal da cidade livre de formigueiros de carros e acidente ainda mais insuportáveis do que o comum na média do dia.
      No mesmo tempo do trajeto da RAINHA, 6 horas , um ônibus intermunicipal percorre os 429 KMs entre os terminais Rodoviários Novo Rio, no Rio de Janeiro, e do Tietê , em São Paulo.  Com uma parada de meia hora para refeição.
  Criada nos anos 1980 para atender moradores de Bairros da Zona Leste, a linha transporta entre 200 e 400 passageiros em situação normal a cada rodada circular completa. E até 600 passageiros em dias com ocorrências ou eventos especiais na cidade ou no horário mais concorrido que sai do Centro ás 2:05, sobretudo de sexta - feira à Domingo.

Fonte ______________:
Portal R7
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DF: BRASILIA TERÁ ÔNIBUS ELETRICOS

Brasilia terá ônibus
Elétricos circulando
até 2014
   
    A sociedade de Transporte Coletivo  de Brasília (TCB ) Firmou o compromisso com o governo de oferecer, na copa de 2014, ônibus não poluentes para ligar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitshek, por meio de ônibus executivo, a algumas regiões de Brasília. Segundo o diretor da empresa, Carlos Koch, depois de testados os veículos serão introduzidos  em outros itinerários.

    Ele ainda não sabe se os primeiros ônibus serão híbridos ou elétricos, mais a ideia é usar os dois modelos na futura frota. " Com relação aos híbridos, estamos esperado obter uma linha de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES  ) para adquirirmos de 25 a 30 ônibus no primeiro semestre do ano que vem", revela o diretor.
    Sobre os elétricos, Koch ressalta que não há produção no Brasil e destaca a principal intenção da Empresa: Atrair uma fábrica Chinesa para o Distrito Federal. Para isso, a segundo o Desenrolar da negociação com o grupo de companhias Rui Hua e Alfa Bus - representados no Brasil pela S4 Clean Energy.

 Assumimos um memorando de entendimento com vistas para trazer a tecnologia para o DF, com o apoio do Agnelo" , adianta Koch, " mais até lá, aguardamos a chegada de um ônibus chinês para iniciar a fase de testes e verificar como esse veículo vai se comportar, só então haverá subsídios para decidir pela fabricação no país" , explica.

       BATERIAS
   Os ônibus elétricos que circularão na cidade daqui a dois anos serão movidos a bateria por meio de um tomada especial. No entanto o ponto fraco desse sistema é a desvantagem das baterias serem limitadas por terem custo elevado e vida útil curta, em média de cinco anos.
      Outro preocupação é com o momento de recarregar os ônibus, " será preciso combinar com a Companhia Energética de Brasília ( CEB ) o melhor horário para carregar os ônibus será na madrugada,para não dar pane na rede elétrica terá de se evitar o período entre 18 e 21 horas por serem horários de pico de energia.
    INTEGRAÇÃO
    A integração deverá ser feita entre os mais variados meios de transportes e deverá unir o VLT e o Metrô. 

Fonte ______________:
Correio Brasiliense







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