segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PE : ITAMARACÁ TRANSPORTES E SEU NOVO ÔNIBUS ALANGADO.

ITAMARACÁ TRANSPORTES COLOCA EM OPERAÇÃO SEU MAIS NOVO ÔNIBUS ALONGADO E MAS 20 NOVOS ESTÃO A CAMINHO.
    
   Já está em operação um dos mais novos ônibus da ITAMARACÁ TRANSPORTES, trata-se de um veículo alongado com capacidade de transportar 53 pessoas sentadas. Este ônibus tem a carroceria Comil Svelto com bancos acolchoados para dar mais conforto oas passageiros, além de ser adaptado para pessoas com deficiência física.
 
   Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados a Itamaracá comprou mais 20 ônibus novos. Serão 15 Radiais ( Azuis ) e 5 Perimetrais ( Vermelhos ), os veículos tem três eixos e motorização Volksvagen 17-230 OD Euro V, modelo capaz de economizar uma quantidade maior de combustível e poluir menos o ar.



      Sinaleiras em LED, montada sobre máscara plástica injetada, deixando a traseira mais moderna, atraente e iluminada, além de proporcionar facilidade de manutenção. O novo ônibus colocado em operação  está circulando na linha PE - 15, por se tratar de uma linha com grande demanda, apropriada para veículos com grande capacidade.

FONTE E FOTOS :  Blogmeutransporte 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

LEI PROÍBE SOM EM COLETIVOS NA PARÍBA.





ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA PROÍBE USO DE APARELHOS SONOROS EM TRANSPORTES COLETIVOS NA PARAÍBA.
POSTAGEM EM  16 /05 / 2013
 

   O uso de aparelhos sonoros em transportes públicos utilizando alto falantes está proibido a partir desta quarta-feira (15) na Paraíba. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado. Quem descumprir poderá pagar multa no valor de R$ 1 mil, que será aplicada aos usuários do transporte coletivo e à empresa que detenha a concessão do serviço. A multa será dobrada a cada reincidência. A partir de agora, quem quiser ouvir músicas em ônibus, trens e outros transportes coletivos terá que usar fones de ouvido ou aparelhos auditivos de uso pessoal. A fiscalização do cumprimento da lei e aplicação das penalidades compete ao Procon estadual e aos Procons municipais. 

                                                          
   A nova lei foi aprovada na segunda-feira (13) e publicada no Diário Oficial do estado nesta quarta-feira (15). Pelo texto, são considerados aparelhos sonoros telefones celulares, ipod, tablet, notbook, netbook, rádio, MP3, MP4, mini caixas de som portáteis, tocadores pessoais de música em formato digital, pen drive acoplado a minicaixas de som e similares.


   O texto da lei diz ainda que é obrigatória a fixação de avisos proibitivos nos locais abrangidos pela presente lei, com indicação do número e data da mesma, em letras legíveis e de fácil visualização.


                                 Punições

   Quem insistir em não obedecer ao que determina a lei, será convidado a sair do transporte coletivo. Caso o infrator se negue a seguir a recomendação, será solicitada a intervenção policial, ainda de acordo com o texto da lei.

   Na primeira infração, os usuários e as empresas de transporte coletivo serão advertidos. Da segunda vez, será aplicada uma multa no valor de R$ 1 mil, que dobrará a cada reincidência.

Definição de transportes coletivos segundo a lei

   A lei considera transportes coletivos municipais e intermunicipais ônibus, micro-ônibus, vans, autolotações, ferry boats, catamarãs, lanchas, barcas, balsas e similares, trens, metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLTs) ou quaisquer outros que transporte pessoas mediante concessão pública.


FONTE  :  
FOTOS  :  Onibusparaibanos.com
                  Thiago Martins de Souza

PRIMEIRAS NOVIDADES DA UNITRANS EM 2013

RENOVAÇÃO 2013
POSTAGEM DE 02 / 05 / 2013
   A empresa de transporte coletivo Unitrans, sediada em João Pessoa, no bairro de Água Fria, já adquiriu seu primeiro lote de veículos 0km de 2013. As novidades foram fotografadas por Luan Peixoto quando os carros passavam em Manhaçú/MG rumo a capital paraibana.
                                                                   

      Os veículos são do modelo Marcopolo Torino G7, encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721 Euro V, que tem como objetivo diminuir as emissões dos poluentes dos veículos a diesel. São equipados com plataforma elevatória para portadores de necessidades especiais, destino eletrônico FRT, entre outros itens.
         

    Os primeiros carros flagrados foram os de prefixos 0726, 0736, 0794 e 07152. Em breve traremos mais informações sobre essas novidades da Unitrans, bem como as linhas onde os veículos irão operar.

FONTE  :   Ônibusdaparaiba.com
FOTOS  :  Luan Peixoto

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NOVOS ÔNIBUS PARA O TOP BUS.

FORTALEZA : NOVOS ÔNIBUS PARA O SERVIÇO TOP BUS.
    
POSTAGEM DE  12 / 05/ 2013

    Estão a caminho de Fortaleza novos ônibus para o serviço TOP BUS, são linhas opcionais operadas pela Viação Urbana. As novas unidades são do modelo NEOBUS SPECTRUM CITY, com chassi MERCEDES BENZ OF- 1519, a novidade fica por conta da nova identidade visual do serviço, que agora apresenta traços ondulados em tons de Azul e Laranja.
   


    Um dos novos ônibus, de prefixo 302, foi flagrado na cidade mineira de Ribeirão Vermelho. Diferentemente das últimas unidades adquiridas do modelo spectrum City, estes possuem a porta de desembarque no entre eixo, no qual é equipado com elevador para cadeirantes.    

              PENSE BEM ANTES DE FAZER  UMA ULTRAPASSAGEM                                                                                                                                     

FONTE  :  Fortalbus.com
FOTOS  :  Andrey Mayrink

ALPHA RECEBEU EURO V

RENOVAÇÃO 2013

    As renovações de frota continuam a toda no Grupo Guanabara , algumas empresas receberam unidades do Marcopolo Torino, assim ocorreu com a Auto Viação Alpha.

    Foram vistas duas unidades do modelo com chassi Mercedes Benz OF - 1519 Euro V, como parte de renovação de frota, já que a empresa esta remanejando ônibus de sua frota para sua co-irmã Transportes Estrela.
 PARADA : PACTO NACIONAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
FAÇA UM PACTO PELA VIDA.MINISTÉRIO DAS CIDADES.GOVERNO FEDERAL.
      Até o final do trimestre a Auto Viação Alpha pretendeu receber outras 18 unidades, fechando um lote de 209 novos ônibus, todos na mesma configuração.  A Alpha opera linhas no consórcio Intersul na capital do Rio de Janeiro e tem uma das frotas mais novas do Estado.

FONTE  :  maisonibus.com 

REDAÇÃO  :  Projeto Mais Ônibus
TEXTO  :  Alexandre S. Britto
PARCERIA  :  

terça-feira, 24 de setembro de 2013

DIÁRIO DE BORDO : DE FORTALEZA Á BELÉM PARTE 4

     FORTALBUS.COM CONTA RELATOS DE UM PASSAGEIRO QUE TOPOU FAZER ESSA GRANDE VIAGEM.

                             Por Rafael Fontenele
        Enquanto estava aguardando o ônibus, pude ver alguns ônibus que operam dentro do Maranhão, como um Irizar de número 1300 da Aparecida, que seguia de São Luis para Imperatriz, alguns Volare da Rápido Papizóide, um CMA Flecha Azul da Imperatur de número 480 , motor Scania K 113. Em seguida, para minha surpresa, dois carros da Redenção, que rodaram aqui no Ceará, o 317 e o 319. Um ia para São Luis e outro seguia para Cândido Mendes, no Maranhão. Os dois estavam bem cheios e não passaram mais do que cinco minutos parados na Rodoviária.

       Ainda enquanto esperava, chegou o ônibus da Satélite que eu havia embarcado em Fortaleza, a dupla de motoristas já não era mais a mesma, mas o interessante foi que 12 pessoas que vieram de Fortaleza desembarcaram em Santa Inês para seguir o restante da viagem para Belém no ônibus da Guanabara. Perguntei a um dos passageiros o porquê desta opção. Ele disse que prefere vir no conforto do Satélite Norte até Santa Inês e pagar menos pela passagem. Os doze passageiros embarcaram no Natal - Belém.



          Por volta de 14:10, chegaram dois ônibus da Guanabara, o 964 vindo de Natal para Belém e o 028 que vinha de João Pessoa também com destino a Belém, os dois de modelo Paradiso 1200 e motor O-500 RS, conhecido por nós, busólogos, como “toco”. Eles não tem o mesmo conforto do carro da Satélite, mas era naquele instante a única opção para se chegar até Belém. Após o embarque, enfim saí de Santa Inês às 14:24 em direção a Belém. Os dois ônibus da Guanabara seguiram juntos.

       Comprei a poltrona de número 25, mas ela estava muito suja de biscoito. Decidi então ocupar a ultima cadeira do ônibus, no lado direito, próximo ao banheiro, pois o ônibus estava vago. No caminho para Zé Doca, no Maranhão, o motorista não viu uma das lombadas instaladas e passou de uma vez, ainda tentou frear, mas não deu tempo. As pessoas que estavam sentadas nas ultimas cadeiras sentiram um maior impacto, como estávamos com o cinto de segurança, não caímos das poltronas. Daí por diante, a viagem seguiu muito tranquila e como as cidades no interior do Maranhão são distantes, caí no sono. Mas lembro que passamos em Zé Doca às 15:05, em Governador Nunes Freitas às 16:10, em Maracaçumé 16:25 e chegamos em Gurupi, que é fronteira do Maranhão com o Pará ás 17:40.

  
     Lá, houve a troca de motoristas e seguimos em direção à Capanema para o jantar, que é feito em um restaurante antes da cidade, do lado da pista de quem vai em direção à Belém. Chegamos às 19:27, havia algumas opções de carnes, arroz, feijão e verduras, o ambiente é bem limpo e os banheiros também. Existem opções também para quem desejava comer algo mais leve. Por volta de 20:00, saímos do restaurante e continuamos nossa viagem. Passamos por Capanema, Santa Maria do Pará e Castanhal de forma bem rápida, apenas desembarcando o pessoal que já estava dentro do ônibus. A chegada em Belém foi às 23:00, com duas horas de atraso.
Rafael Fontenele
     Toda a viagem, durou 28 horas, desde a saída em Fortaleza até o desembarque em Belém, foram três ônibus em três empresas diferentes até o nosso destino final. Foram vinte e três paradas e muitas lembranças. O interessante foi que fazendo as contas no final, vi que saiu bem mais barato viajar dessa forma do que vir direto de Guanabara, pois a passagem custa R$ 230,00, se for comprada no trecho entre Fortaleza e Belém. Mas como vim por trechos, gastei R$ 69,00 entre Fortaleza e Teresina, R$ 40,00 entre Teresina e Santa Inês e R$ 68,00 entre Santa Inês e Belém, dando um total de R$ 177,00. Uma economia de R$ 53,00.

    Sei que podia ter ido também de avião como das outras vezes e voltado de avião como fiz, mas passar por toda essa experiência me fez conhecer as diferentes cidades, estradas e empresas nesta região de nosso país. Espero ter contado com o máximo de detalhes esta experiência e incentivado a outros amigos busólogos a fazerem o mesmo, compartilhando as viagens e experiências vividas em nossas viagens.




Veja Também  :
Diario de Bordo de Fortaleza Belém Parte 1

Diario de Bordo de Fortaleza Belém Parte 2

Diario de Bordo de Fortaleza Belém Parte 3

FONTE  :  
FOTOS  :  
                        Bruno Roberto
                        Danilo Santos
                        Wagno da Silva

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

JOÃO PESSOA GANHARÁ MAIS 44 ÔNIBUS NOVOS.

RENOVAÇÃO 2013
POSTAGEM DE 11/ 05 / 2013
      Os usuários do sistema de transporte coletivo urbano de João Pessoa vão contar com um reforço de 44 ônibus zero quilômetro, todos acessíveis, adquiridos pela Unitrans (Transnacional e Reunidas). Quatro já passaram pela vistoria da Semob e entraram em operação. Os 40 restantes serão postos em circulação, gradativamente, na medida em que forem sendo entregues pela fábrica e vistoriados pela Semob, até o dia 20 de junho. Além de serem zero quilômetro, os novos veículos também contam com motorização eletrônica que polui menos o meio ambiente e são dotados de itens que melhoram a acessibilidade do usuário. Todos eles são equipados com plataforma elevatória para o acesso de cadeirantes, possuem uma cadeira especial - mais larga - destinada a gestantes e obesos, têm corrimãos especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. 
  Dos 44 novos ônibus que entrarão em circulação, 30 foram adquiridos pela Transnacional e 14 pela Reunidas. “Esses veículos que renovam a nossa frota vão substituindo outros mais antigos, dando ainda mais comodidade e conforto aos nossos passageiros”, comentou o diretor da Unitrans, empresário Alberto Pereira. A aquisição dos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema de transporte coletivo da capital paraibana acordado entre as seis empresas operadoras de ônibus e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para que a frota da cidade continue a ser uma das mais novas do país.
PARADA : PACTO NACIONAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
FAÇA UM PACTO PELA VIDA.
MINISTÉRIO DAS CIDADES.
GOVERNO FEDERAL


FONTE  :   News Comunicação


FOTOS  :  Leandro de sousa Barboza
                  Thiago Pessoa

AUDACE NA IDEAL.

RENOVAÇÃO 2013
    Já estão em circulação os novo ônibus da VIAÇÃO IDEAL, a novidade que estamos acompanhando pela internet são os novos Marcopolo Audace que a empresa está recebendo como renovação de frota, dando adeus aos Neobus Spectrum Road 2009.
        São duas unidades até o momento, e estão com o chassi Mercedez Benz OF- 1721/ 59 Euro V,com ar condicionado e vista eletrônica. O novo Modelo da Marcopolo inicialmente esta sendo bem recebido e aceito pelas empresas do Rio de Janeiro, a ideal é mais uma a assinar em baixo do projeto Audace da marcopolo.
PARADA : PACTO NACIONAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
FAÇA UM PACTO PELA VIDA
MINISTÉRIO DAS CIDADES
GOVERNO FEDERAL


FONTE  :  

REDAÇÃO  :  Projeto Mais Ônibus
TEXTO  :  Alexandre S. Britto
FOTOS  :  Gabriel Petersen Gomes

JARDINENSE RENOVA FROTA COM MAIS UM VEÍCULO.

JARDINENSE RENOVA FROTA COM MAIS UM SEMI NOVO.
   Ainda se recuperando de uma crise que enfrenta a vários anos, e também tentando melhorar seus serviços após uma batalha judicial que quase fez a empresa falir, a Viação Jardinense da sinais de que está revertendo o jogo. Para mostrar isso aos seus usuários, a empresa renovou sua frota com mais um veículo semi novo.
     O ônibus em questão ainda não possui prefixo, nem está totalmente caracterizado com a pintura completa da empresa. Mais devido a necessidade e a demanda crescente de suas linhas ( que ligam Natal a cidades do seridó e do Alto Oeste ), foi necessário colocar-lo para rodar assim mesmo, sendo flagrado em atividade na cidade de Santa Cruz.

     O ônibus em questão foi fabricado em 1995. É montado no modelo Monobloco 0-400 e usa o chassi 0-400 RSD, ambos fabricados pela Mercedes Benz. O veículo prestou serviços á empresa Mineira São Geraldo com o prefixo 4355, o veículo rodou por lá por mais de 15 anos, em linhas que ligam o Nordeste as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
     O ônibus fez parte de um grande lote adquirido entre 1995 e 1996, pela São Geraldo , do modelo recém lançado pela montadora. O ônibus foi desativado da São Geraldo no início de 2013, vale lembrar que este não é o primeiro veículo que a Empresa comprou e que pertenceu a São Geraldo.

      Por  Andreivny Ferreira

FONTE  :  Unibusrn.com
FOTOS  :  Michel Pontes
                  João Victor  ( ônibus Brasil )

COMIL NA TOP RIO .

RENOVAÇÃO 2013
    Uma novidade que a TOP RIO TURISMO está recebendo algumas unidades do Comil Campione 3.45 com chassi Scania K310 como renovação de frota.

PARADA : PACTO NACIONAL PELA REDUÇÃO DE ACIDENTES.
FAÇA UM PACTO PELA VIDA
MINISTÉRIO DAS CIDADES
GOVERNO FEDERAL


FONTE  :  

REDAÇÃO  :  Projeto Mais Ônibus
TEXTO  :  Alessandro S. Britto
FOTO  :  Jerry A. Souza
                Ônibus magazine

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PE : CAXANGÁ RENOVA COM ARTICULADO.

RENOVAÇÃO 2013
   A Rodoviária Caxangá, sediada em Olinda / PE, está trazendo veículos articulados para incorporar à sua frota. Foi divulgado em redes sociais no dia 09/05/2013, uma unidade do modelo Marcopolo Gran Viale, montado com o chassi Mercedes Benz 0-500 MA, caracterizado com a pintura SEI Interterminal.

   Essa aquisição marca o retorno dos articulados na Caxangá, os últimos eram do modelo Urbanuss Pluss e foram repassados para a Empresa Metropolitana no ano de 2008.

FONTE  :  

FOTO  :  Márcio Bruxel

A NOVIDADE DA REAL BUS.

RENOVAÇÃO 2013
   10/05/2013 foi a viagem inaugural da mais recente aquisição da Expresso Real Bus, o Marcopolo Paradiso 1200 G7 com chassi scania K310 B 4x2 e prefixo 0257 , o oitavo ônibus da Geração 7 da Marcopolo da Real.       
                               

                                                                                    Ele que saiu da encarroçadora Gaúcha sediada em Caxias do Sul na segunda semana de Abril, fez sua primeira viagem partindo de João Pessoa para Campina Grande.



    Ele que foi a primeira das cinco aquisições da empresa em 2013, que receberá mais  dois veículos nas mesmas configurações e mais dois Marcopolo Paradiso 1800 DD G7 com chassis Scania 8x2 , segundo informações da empresa.

DIA SEM CARRO EM MACEIÓ
DIA : 22 DE SETEMBRO 2013
LOCAL  :  PRAÇA DO CENTENÁRIO 

Agradecemos ao Lucas Lima e ao Gilberto da Costa Júnior pela exclusividade das fotos no Portal onibusparaibanos.com .

FONTE  :  
Adicionar legenda
MATÉRIA / TEXTO  :  
Paulo Rafael Viana
FOTOS  :  Gilberto da Costa Júnior
                  Lucas Lima