terça-feira, 30 de setembro de 2014

EM GOIÂNIA , 4 LINHAS ESTÃO COM NOVOS TRAJETOS.

NOVO ITINERÁRIO É DEVIDO A MUDANÇA DE SENTIDO DE ALGUMAS RUAS .

Novos itinerários serão implantados em quatro linhas do transporte coletivo devido às mudanças nos sentidos das ruas do Jardim Goiás, que foram realizadas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT). A partir deste sábado, 27, os ônibus das linhas 325 Aruanã / Flamboyant, 582 T.Bíblia / Bela Vista de Goiás e 900 Circular Flamboyant vão circular pelas ruas 69 e 77.


As três linhas, que antes desciam pela rua 69, que agora tem mão única, vão passar pela rua 77 (pista auxiliar BR-153) seguindo até a avenida Jamel Cecílio seguindo o itinerário normal no sentido Serra Dourada / WallMart. Já o tráfego para os ônibus no sentido Rua 74 / Rua 72 permanece pela rua 69.

A linha 901 Circular Flamboyant também terá alterações em seu itinerário devido às mudanças implementadas na rua 72, no Jardim Goiás, que agora tem mão única. Para os ônibus, que seguem o sentido Serra Dourada / WallMart, o novo itinerário será pela rua 69, rua 73 (rua Castorina B.Alves) e avenida H, seguindo o trajeto normal. Para o sentido BR-153, a linha mantém a circulação pela rua 72.


A CMTC está à disposição da população pelos telefones 0800 646 1851 / 3524-1851 (Ouvidoria) e 3524-5072 (Assessoria de Informação e Cidadania).


Informações : Prefeitura de Goiânia
Fonte  :  Blog Meutransporte.blogspot.com



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

MT : CATRACAS GERAM CRITICAS EM CUIABÁ.

USUÁRIOS SE DEPARAM COM VALIDADOR E CATRACA ASSIM QUE PISA NO PRIMEIRO DEGRAU DA PARTA DO COLETIVO.

Até o fim do ano, 50% da frota do transporte coletivo de Cuiabá deverá estar com os validadores de cartão e catracas instalados na entrada dos coletivos. A mudança está prevista no decreto de nº 5548 de agosto deste ano assinado pelo prefeito Mauro Mendes, sob o argumento de oferecer mais conforto ao passageiro. Porém, nas linhas onde a alteração já foi feita é grande a insatisfação dos usuários. 


A mudança está sendo feita de forma gradativa. As linhas do bairro Cidade Verde e Jardim Imperial são algumas onde o usuário já se depara com o validador e a roleta assim que pisa no primeiro degrau da porta de entrada do coletivo, que circula com um aviso no parabrisa de que só embarcam pessoas que já estejam com cartão magnético (simples, integração, estudante). 

Acho um absurdo o que estão fazendo. Meu cartão estudante não está funcionando e já procurei a universidade e a MTU, mas até agora não consegui resolver o problema. Para evitar mais transtorno e constrangimento, adquiri o cartão integração, mas já vi muitas pessoas ficando para trás por não ter o cartão, disse a universitária Paula Renata de Oliveira. 

A recepcionista Leonora Martins, 28 anos, também reclama da medida. Isso não melhora em nada porque os ônibus só andam lotados e a gente nunca encontra um banco vazio e faz a viagem toda em pé, criticou. Para ela, também é motivo de constrangimento. Já vi pessoas passando vergonha porque não tinham o cartão. Chega a ser humilhante a pessoa querer pagar pela passagem e o motorista não receber, acrescentou. 

A professora Jane Marques defende a mudança. Ficou melhor assim. É só colocar o cartão e entrar e agora há mais espaço no fundo do ônibus, acredita.

Entretanto, um motorista de ônibus, que preferiu não se identificar, afirmou que ainda estava vendendo o cartão simples (que não integra). Desde o dia 04 (de setembro) foi liberado para o motorista vender o cartão desde que não haja monitor, comentou. 

Por meio da assessoria de imprensa a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (AMTU) informou que, como se trata de um período de adequação, os motoristas ainda ficam com alguns cartões simples para casos de emergência, mas a regra é não aceitar mais dinheiro dentro dos ônibus em que as roletas já foram instaladas na entrada. 

A assessoria informou ainda que os cartões podem ser comprados ou adquiridos nas MTU Fácil e nos mais de 400 pontos de recarga distribuídos na área comercial de Cuiabá e Várzea Grande. Cerca de 200 monitores ficam nos pontos de maior circulação de usuários

Segundo a MTU, o cartão ideal para os que sempre usam o transporte coletivo é o Cartão TEM Integração, que é recarregável, integra e se for extraviado não perde os créditos. Em média, 3% de usuários pagam viagem com esse cartão. Na capital, circulam 380 ônibus

Por Joanice de Deus
Informações : Diário de Cuiabá
Fonte  :  Blog Meutransporte.blogspot.com



sábado, 27 de setembro de 2014

LINHA : 103 - MIRANTE / TRAPICHE.

LINHA103-MIRANTE/TRAPICHE

ITINERÁRIO E HORÁRIO
LINHA : 103 - MIRANTE / TRAPICHE
EMPRESA : VIAÇÃO CIDADE DE MACEIÓ
LOTE  :  100 - AMARELO
CIDADE : MACEIÓ / AL



                   IDA
01 - MIRANTE DA SEREIA - TERMINAL
02 - AL 101 - NORTE
03 - RIACHO DOCE
04 - GARÇA TORTA
05 - GUAXUMA
06 - JACARECICA
07 - PARQUE SHOPPING MACEIÓ
08 - AVENIDA GUSTAVO PAIVA
09 - FITS - CRUZ DAS ALMAS
10 - MACEIÓ SHOPPING ( SHOPPING IGUATEMI )
11 - AVENIDA COMENDADOR CALAÇA - POÇO
12 - RUA BARÃO DE ATALAIA
13 - RUA LUIZ PONTES DE MIRANDA 
14 - RUA PEDRO MONTEIRO - SANTA CASA
15 - RUA VIEIRA PERDIGÃO 
16 - AVENIDA SIQUEIRA CAMPOS - CENTRO
17 - TRAVESSA CALABAR
18 - RUA MIGUEL OMENA
19 - RUA 16 DE SETEMBRO
20 - PRAÇA DAS GRAÇAS - LEVADA
21 - AVENIDA PROFESSOR CLÁUDIO M. LOUREIRO
22 - RUA MANAUS - PRADO
23 - AVENIDA SIQUEIRA CAMPOS
24 - ESTÁDIO REI PELÉ - HGE
25 - RUA OSÉAS ROSAS
26 - TERMINAL DO TRAPICHE

                            VOLTA

01 - AVENIDA SIQUEIRA CAMPOS
02 - HGE - ESTÁDIO REI PELÉ
03 - RUA DO CEARÁ - PRADO
04 - AVENIDA SILVESTRE PÉRICLES
05 - PARQUE RODOLFO LINS - PRAÇA DO PIRULITO
06 - AVENIDA SANTOS PACHECO
07 - PRAÇA SÃO VICENTE
08 - SANTA CASA - COMANDO GERAL DA PM
09 - RUA BARÃO DE PENEDO
10 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA 
11 - RUA BARÃO DE ANADIA
12 - AVENIDA DUQUE DE CAXIAS - CENTRO
13 - RUA MATO GROSSO
14 - TRAVESSA CRISTÓVÃO COLOMBO
15 - AVENIDA COMENDADOR LEÃO
16 - AVENIDA DONA CONSTANÇA - POÇO
17 - MACEIÓ SHOPPING - SHOPPING IGUATEMI
18 - AVENIDA ÁLVARO CALHEIROS
19 - RUA JOAQUIM MARQUES LUZ
20 - AVENIDA JOÃO DAVINO 
21 - AVENIDA GUSTAVO PAIVA - MANGABEIRAS
22 - CRUZ DAS ALMAS - FITS
23 - PARQUE SHOPPING MACEIÓ
24 - AL 101 NORTE
25 - JACARECICA
26 - GUAXUMA 
27 - GARÇA TORTA
28 - MIRANTE DA SEREIA - TERMINAL



QUADRO HORÁRIO
LINHA : 103 - MIRANTE / TRAPICHE
EMPRESA : VIAÇÃO CIDADE DE MACEIÓ

DIAS ÚTEIS

MANHÃ                   TARDE                     NOITE
05:10 05:40  12:00 12:30 19:20  20:00   
06:00 06:18  13:00 13:20 20:40  21:20
06:36 06:54  13:40 14:00 22:00
07:12 07:30  14:20 14:40
07:48 08:06  15:00 15:20
08:30 09:00  15:40 16:00
09:30 10:00  16:20 16:40
10:30 11:00  17:00 17:20
11:30            17:45 18:10
                     18:45

SÁBADOS

MANHÃ                TARDE                      NOITE 
05:10 05:50  12:06 12:24  19:22 19:50
06:10 06:28  12:42 13:00  20:30 21:05
06:46  07:04 13:22 13:44  21:40
07:22  07:40 14:06 14:28
08:00  08:20 14:50 15:12
08:45  09:10 15:34 15:56
09:35  10:00 16:18 16:40
10:18  10:36 17:05 17:30
10:54  11:12 17:58 18:26
11:30  11:48 18:54

DOMINGOS

MANHÃ                  TARDE                      NOITE
05:20 05:55  12:17 12:39  19:25 20:10
06:30 07:05  13:01 13:23  20:55 21:40
07:25  07:45 13:45 14:07    
08:05  08:25 14:29 14:51    
08:43  09:01 15:13 15:35
09:19  09:37 15:57 16:19
09:55  10:13 16:41 17:03
10:31  10:49 17:25 17:50
11:11  11:33 18:15 18:50
11:55  

FONTE  :  smtt.maceio.al.gov.br
FOTO    : Sérgio José / onibusalagoas.blogspot.com


terça-feira, 23 de setembro de 2014

CIDADES - GUARAPARÍ / ES

     Trazemos mais uma postagem sobre as cidades e as empresas que circulam por ela. Depois de mostrar-mos a cidade de SÃO MATEUS , no Espirito Santo , agora trazemos mais uma cidade do Espirito Santo, desta vez é a cidade de GUARAPARÍ. Matéria de onibus&cia.fotopages.com.
















FONTE  :  onibus&cia.fotopages.com
FOTOS  : Jair Barreiros

GO : LINHAS DO EIXO ANHANGUERA É ESTENDIDA PARA MAIS 3 CIDADES.

LINHAS DE ÔNIBUS DO EIXO ANHANGUERA COMEÇAM A ATENDER TAMBÉM AS CIDADES DE TRINDADE , GOIANIRA E SENADOR CANEDO.

Os ônibus biarticulados que cortam Goiânia através do Eixo Anhanguera começam a atender também as cidades de Trindade, Goianira e Senador Canedo, todas na Região Metropolitana. A medida começou a valer deste sábado (20). Segundo a Metrobus, que administra o serviço, o preço da passagem, de R$ 1,40, não foi alterado.


Por dia, cerca de 240 mil pessoas passam pelo Eixo. Com a extensão, o número deve aumentar em até 30% - chegando a 312 mil. A linha corta a capital do Terminal Padre Pelágio, no Bairro Capuava, até o Terminal do Jardim Novo Mundo.


O trecho até Trindade será feito pela GO-060. Os ônibus vão sair do Padre Pelágio e irão até o terminal da cidade. Para Goianira, o percurso será feito pela GO-070 até a rodoviária municipal. Já a linha que vai atender Senador Canedo sairá do Terminal do Novo Mundo e vai até o terminal do município passando pela GO-403.

Mais ônibus, menos linhas


Ao todo, 40 novos veículos integrarão a frota, sendo que 15 deles já estão no pátio da Metrobus. A previsão é de que o restante chegue até a próxima semana. Estes ônibus são diferentes dos que já circulam atualmente. Eles têm portas dos dois lados: uma suspensa para a entrada e saída das plataformas e outra com degraus para as paradas convencionais ao lado da rodovia e dos pontos finais.

Com o aumento dos veículos, quatro linhas serão extintas: a 139, em Goianira; a 255 e 625, em Senador Canedo; e a 142, em Trindade.
"Estamos preparados para esse aumento, porque estamos incrementando, nesse início, 15 novos ônibus biarticulados com o dobro de capacidade e que terão a frequência mais rápida, ou seja, menos tempo de espera para o cidadão", explica Marco Antônio Ferreira, presidente da Metrobus.



Opiniões divididas

A mudança agradou alguns passageiros que tem de passar pelo trajeto todos os dias.  Vai tirar muito o congestionamento desses ônibus lotados, isso é muito bom", diz o auxiliar de motorista Max Wilhame.

Para a costureira Ionete de Castro, o principal benefício será não enfrentar mais veículos tão lotados. Quando a gente vai embora é um tumulto. Acho que vai esvaziar mais os ônibus. Melhor para gente que não vai chegar tão cansada", opina.

Já para o profissional em artes gráficas Valderei Mariano, a situação deve piorar. Ele acredita que isso deixará os terminais ainda mais lotados. De todo jeito vai ficar congestionado, só vai aumentar a extensão do percurso, facilitar para não ter que reembarcar. Mas resolver o problema do acúmulo de pessoas aqui no Eixo, nunca", afirma.

Informações : G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Fonte  : Blog Meu Transporte


RUAS DO DISTRITO DE JENIPAPO DIFICULTA CIRCULAÇÃO DOS ÔNIBUS.

MORADORES DO DISTRITO DE JENIPAPO RECLAMAM DA PRECARIEDADE DOS ÔNIBUS E DAS VIAS.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto / Fotos : José Roberto Almeida Junior



Nos dias de chuva, populares sofrem com muita lama e buracos na estrada de acesso ao distrito de Jenipapo em Campina Grande que não possui pavimentação asfáltica. Os ônibus quebram diariamente e houveram oportunidades dos ônibus nem chegarem ao distrito, pelo difícil acesso, pois com as chuvas, a estrada que dá acesso ao distrito fica intransitável.





Graças aos vários problemas pela precariedade dessa via, a linha que atende ao distrito, a 910, operada pela Viação Cabral e Santa Rosa, não recebe veículos adaptados para deficientes, pois com o excesso de buracos, os elevadores para cadeirantes dos ônibus ficam danificados com facilidade. E quando não é a lama causada pela chuva, o problema é a poeira do barro quando o sol vem.



Um distrito que é dividido por três municípios: Campina Grande, Puxinanã e Lagoa Seca. Com todos esses problemas da estrada, a possibilidade de colocar um ônibus mais novo é mínima. A população não aguenta mais essas estradas e pedem ônibus melhores.



Muitas das vezes ocorrem casos dos ônibus efetivos da linha quebrarem e serem substituídos por veículos mais novos sendo que isso acontece raramente. O ônibus que estiver na garagem é colocado na linha um desses exemplos foi o carro 0133 que já chegou a circular algumas vezes na linha 910, e em alguns casos no pernoite, a linha recebe ônibus mais novos na sua frota efetiva de três carros.


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MARAPONGA TRNSPORTES TAMBÉM RENOVANDO COM NOVO TORINO.

MARAPONGA TRANSPORTES RENOVA FROTA COM NOVO TORINO NO CHASSIS VOLKSBUS.

Por Fortalbus

É com o recente lançamento da nova geração do Torino sobre o chassi da Volkswagen/MAN 17.230 OD Euro V, que a Maraponga Transportes traz as primeiras unidades com a nova identidade visual do transporte urbano da capital cearense. 


Comemorando 30 anos de história e com mais de 100.000 unidades produzidas, o Torino, carroceria urbana da Marcopolo, teve sua nova geração lançada no fim do ano passado, e aos poucos os veículos vão caindo no gosto dos empresários. A nova geração do veículo, traz de série um novo painel Multiplex, que integram as funções da carroceria e um sistema de bordo em uma tela de LCD de 3,5 polegadas a prova de poeira e água, facilitando a operação do motorista. Na parte externa o visual futurista é realçado pelos novos faróis com iluminação diurna em leds, semelhantes aos do Viale BRT.


O chassi escolhido, é o 17.230 OD - Euro V da Volkswagen/Man que possui a robustez característica da marca adequado às operações severas de operação das grandes cidades e também possui sistema EGR de tratamento de gases que dispensa o uso do aditivo ARLA-32. 



Saiba Mais da Maraponga

Fundada em maio de 1981, a Maraponga mantém um elo com o populoso bairro do Conjunto Prefeito José Walter, localizado ao sul da capital cearense, servindo a população daquele bairro desde o início de suas operações. Com mais três décadas de atuação no transporte coletivo de Fortaleza, a Maraponga Transportes possui uma das frotas mais novas da cidade, iniciativa agregada à empresa desde sua fundação, na qual vem constantemente renovando sua frota de veículos.


FONTE  :  Fortalbus.com
FOTO   : Caio César

VIAÇÃO JARDINENSE E O SEU THUNDER + .

A EMPRESA TENTA SE RECUPERAR E INCLUI EM SUA FROTA UM VEÍCULO SEMI NOVO.

Por Andreivny Ferreira - UNIBUS RN
A Viação Jardinense, passando por uma grave crise financeira, a empresa tenta se recuperar e incluiu em sua frota um veículo seminovo. O ônibus em questão é montado no modelo Thunder +, da Neobus, sob o chassi 9.160 OD, da Volkswagen.



Essa é a segunda empresa em que o ônibus é visto. Antes da Jardinense, o veículo circulava a serviço do transporte opcional, operando linhas no lote 8, que atende as principais cidades do alto-oeste, como Pau dos Ferros.


FONTE : UNIBUS RN / BUSAODENATAL.COM
FOTO : ALEX AZEVEDO


domingo, 21 de setembro de 2014

FRETCAR AMPLIA SUA FROTA COM O NOVO TORINO.

NOVIDADE NA FROTA DA FRETCAR , TORINO 2014.

Por Fortalbus 


Novidade na frota da Fretcar, pois acabam de chegar à empresa mais unidades do novo Marcopolo Torino, modelo que em sua nova geração já possui presença expressiva no segmento de transporte coletivo cearense, essas unidades também possuem chassis Volkswagen / MAN 17.230, veículo que vem ampliando sua participação entre as empresas de ônibus do Ceará.



Com mais essa aquisição, a Fretcar reafirma o compromisso do forte investimento na renovação constante de sua frota, que vem beneficiar os usuários. A escolha do chassi Volkswagen/MAN 17.230 Euro 5, já presente na frota urbana, garante segurança para o operador, que agora também passa a contar com a funcionalidade do novo painel multiplex, que integra funções de computador de bordo numa tela LCD de 3,5 polegadas à prova de poeira e água. A abertura das portas, por exemplo, agora são acionadas através de um simples toque. Em sua configuração interna, mais conforto para os passageiros, as novas portas com 1250mm de largura, possuem grande área envidraçada e a cor preta em todo seu acabamento. 




Externamente, o Torino chama a atenção por seu novo farol integrado com leds e lanternas traseiras herdadas do modelo Viale BRT. A estrutura de para-choque está mais reforçada, agora com três camadas em plástico automotivo, o que deixa o veículo mais leve, cerca de 5%, resistente e facilita a manutenção. As características de encarroçamento do modelo anterior foram mantidas, tais como, o itinerário de led lateral, elevador traseiro e o próprio comprimento da carroceria.



FONTE E FOTOS :  Fortalbus.com

  

OS TRUCADOS DA EXPRESSO SERRANO.

A EXPRESSO SERRANO DURANTE A DÉCADA DE 1990 , PADRONIZOU SUA FROTA COM VÁRIAS UNIDADES BUSSCAR.

Por Fortalbus


Poucas empresas renovaram por tantos anos basicamente com uma fabricante de carrocerias. A Expresso Serrano foi uma delas, que durante a década de 1990, padronizou sua frota com várias unidades Busscar. A escolha se deu logo após o lançamento da família de rodoviários que deu continuidade a tradicional marca Nielson.



Em diferentes configurações dos modelos El Buss e Jum Buss, na Serrano a maioria deles receberam chassis Mercedes-Benz, além de algumas unidades Volvo e Scania. Mas foi em 1997 que chegaram os primeiros Jum Buss 360, pois até então, somente a versão 340 do Jum Buss estava presente na frota.

Além de um ônibus diferenciado na empresa, também eram os primeiros veículos com terceiro eixo da carroçadora Busscar, que para fazer jus a novidade eram executivos e equipados com o que havia de melhor a bordo, como o ar condicionado e a suspensão a ar. 



O ultimo trucado a deixar a frota foi o carro de prefixo 1897, Jum Buss 360 com chassi Mercedes-Benz O-400RSD, vendido antes do encerramento das operações da empresa no transporte intermunicipal de passageiros no ano de 2009.

Atualmente, o antigo 1897 pertence à NR Turismo, empresa com sede na cidade de Petrolina, Pernambuco. Em bom estado de conservação, notável através de foto recente do veículo, mantém todas as características originais da carroceria e o prefixo 1033. Confira:



FONTE  : Fortalbus.com.br
FOTOS  : Acervo Busscar / Amós Mattos / Mailson Amâncio pereira