quinta-feira, 30 de abril de 2015

POR ONDE ANDA : GERTAXI 105.

POR ONDE ANDA : GERTAXI 105.



A edição de hoje do por onde anda mostra uma das unidades do modelo Andare Class que pertenceu à Gertaxi. Assim como o 105, a Gertaxi chegou a  possuir esse modelo em outras configurações, OF-1721, VW 17230 e VW 17210Com a padronização dos prefixos no Ceará, seu prefixo foi alterado duas vezes, primeiro para 2105 e por último 2009.


Ainda em bom estado de conservação, o veiculo foi vendido para a empresa piauíense Jurandi, empresa essa conhecida pela boa conservação de sua frota. Seu atual prefixo é 1390 e está reforçando a linha: Teresina - Regeneração. Confira:



VEM AI : A VIAÇÃO CAIÇARA, OU MELHOR , VIAÇÃO KAISSARA.

A VIAÇÃO CAIÇARA COMEÇA A TOMAR FORMA. OU MELHOR , A VIAÇÃO KAISSARA.

Fonte  : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Internet


No último dia 17, o Portal Ônibus Paraibanos divulgou, e nós também mostramos, que 68 linhas da Viação Itapemirim foram transferidas para a Viação Caiçara. Houve quem duvidasse que a Caiçara seria estampada nas latarias dos ônibus da Itapemirim. Mas é exatamente isso mesmo que vai acontecer e já está acontecendo. A nova empresa formada a partir do que já pode ser considerada uma cisão da Itapemirim começa a ganhar forma e cores, além do próprio nome; ao invés de Caiçara, será Kaissara.


O novo padrão da Kaissara mantém metade do amarelo característico da Viação Itapemirim. Porém ela irá contrastar com uma cor branca com linhas nas cores amarela, vermelha e preta.


A Viação Kaissara para onde as linhas da Itapemirim foram transferidas, ao que dá a entender, nada tem a ver com a Caiçara que opera a linha Campos X Cachoeiro de Itapemirim - ao menos que sejam vistos carros com essa pintura operando a linha. A nova empresa nada mais é do que a parte adquirida pela Júlio Simões Logística - JSL. Inclusive a maioria dos Paradiso G7 recém-comprados pela Itapemirim eram dela, e é com esses ônibus que a empresa inicia suas atividades.


Assim, a cara da Itapemirim vai deixando de ser vista aos poucos nas principais rotas do país. Que vê nascer uma nova força no transporte rodoviário brasileiro.


terça-feira, 28 de abril de 2015

VOCÊ SABIA ; SERÁ O FIM DA ITAPEMIRIM ?

68 LINHAS DA ITAPEMIRIM SÃO TRANSFERIDAS PARA A VIAÇÃO CAIÇARA.

Fonte  :  Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto  : Josivandro Avelar
Foto  : Rodrigo Gomes


Diante de tantas notícias e boatos que circulam a respeito do que está acontecendo com a Viação Itapemirim, a maior empresa de transporte de passageiros do país, a informação que você vai ler a seguir é a mais pura verdade. Foi publicada no Diário Oficial da União a resolução de número 4662, que autoriza a transferência de nada menos que 68 linhas da Viação Itapemirim para a Viação Caiçara.

Dentre as 68 linhas que serão transferidas para a Caiçara, estão linhas consideradas carro-chefe da gigante capixaba, como a Rio X Cachoeiro, a Rio X SP e a SP X Curitiba - e praticamente todas as linhas que atuam no Sul e Sudeste, bem como nos estados da Bahia e Pernambuco. As linhas repassadas à Caiçara são literalmente a espinha dorsal da Itapemirim. Na prática, isso quer dizer que o nome Itapemirim pode deixar de ser visto nos roteiros mais importantes do transporte rodoviário brasileiro, e ser trocado pelo nome Caiçara.





Resolução nº 4662, de 10 de abril de 2015

Autoriza a transferência dos serviços da empresa Viação Itapemirim S/A para Viação Caiçara Ltda.

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto nas Resoluções nº 2.868, de 4 de setembro de 2008, nº 3.076, de 26 de março de 2009, e nº 4.306, de 08 de abril de 2014, fundamentada no Voto DAL - 129, de 10 de abril de 2015, e no que consta do Processo nº 50500.206637/2014-59, 

RESOLVE:

Art. 1º Autorizar o pedido de transferência dos serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, operados no regime de Autorização Especial, listados no Anexo desta Resolução, da Viação Itapemirim S/A para a Viação Caiçara Ltda.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE BASTOS
Diretor-Geral em Exercício



CIDADES : LEOPOLDINA / MG

CIDADES : 
LEOPOLDINA / MG

  Trazemos nesta postagem mais uma cidade de MINAS GERAIS. Hoje trazemos as fotos de ônibus que circularam ou ainda estão circulando pela cidade de LEOPOLDINA. Esta é a terceira cidade de mineira que trazemos, a matéria é do onibusecia.fotopages.com.












FONTE  :  onibusecia.fotopages.com
FOTOS  :  Jair Barreiros


segunda-feira, 27 de abril de 2015

SÉRIE BIOGRAFIA DE UM ÔNIBUS ; PENHA 17161.

SÉRIE BIOGRAFIA DE UM ÔNIBUS ; PENHA 17161.


Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : JC Barboza
Fotos : Alex de Souza Cornélio / Acervo Pluma / Alberto Gomes Vale / Liliane Xavier


Uma raridade que chegou a ir em Campina Grande pela Empresa de ônibus Nossa Senhora da Penha, possui uma longa história pelas empresas que já passou. Inicialmente esse Marcopolo Viaggio G4 1100 com chassi Scania K113 CL, foi adquirido pela Pluma Conforto e Turismo do Paraná em 1990, aonde numerado como 3114. Em 2002 com a compra da linha Curitiba X Porto Alegre Via BR 116 da Pluma, a Penha recebeu esse e mais seis iguais a ele, além de alguns Paradiso GV 1150 também com chassi Scania e mais dois Paradiso 1800 DD Scania, sendo que um deles pegou fogo.



Tanto o 17161, como ele foi numerado na Penha, como os demais Viaggio G4 vindo da Pluma, passaram por quase todas as linhas da empresa, encerrando suas atividades pela Penha na Campos X Cachoeiro do Itapemirim.  Com a venda da empresa pro Grupo Áurea (Nenê Constantino) em 2007, foram para a Expresso Kaiowa que ainda pertencia ao Grupo Itapemirim e que posteriormente foi vendida também ao Grupo Áurea. 

Na Paulista Ancletur

Na Penha ele viajou várias vezes para Campina Grande na única linha da empresa que ela possui na Paraíba, a São Paulo X Campina Grande. Na primeira foto, ele foi clicado na Rodoviária Novo Rio operando nessa linha.

Foi encontrado na cidade de poção em PERNAMBUCO.

Vendido em 2008, o 17161 foi para a Ancletur Transportes e Locação de veículos da cidade de São Caetano do Sul, São Paulo. Recentemente foi achado na cidade de Poção no interior de Pernambuco numa pequena empresa de turismo, mantendo a pintura da Ancletur. 


sábado, 25 de abril de 2015

O MICRO DA TOMAZ.

O MICRO DA TOMAZ TURISMO.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos 
Fotos : José Roberto


A Tomaz Turismo conhecida por seus imponentes ônibus rodoviários amarelos, também tem um pequeno notável micro-ônibus em sua frota.


O veículo em questão é o 3319, um Marcopolo Senior com chassi Agrale MA 9.2 que pertenceu anteriormente a pessoense Tour Azul aonde era o antigo 0827.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

NÃO DUROU 30 DIAS , NÃO ENTROU EM OPERAÇÃO E FOI SUBSTITUÍDO.

NÃO DUROU 30 DIAS COMO O 0787; SUBSTITUÍDO CARRO QUE NÃO ESTREOU, VIALE EX - 0762 DA UNITRANS JÁ VAI PARA NATAL.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria/Texto :
 Josivandro Avelar
Fotos :
Danilo Vitorino/Ruan Silva/Vitor Oliveira



A Unitrans desativou o carro 0787, que era o antigo 0762 da mesma empresa. O carro havia sido renumerado há menos de 30 dias após ficar quase dois meses parado, até que a empresa resolveu enviar o veículo para a Santa Maria natalense. O detalhe é que o Marcopolo Viale OF-1722 de 2008 assume a numeração 02079, que havia sido empregada em um Torino , e que não deve rodar - ao menos com essa numeração.

O carro 0762 foi adquirido zero em 2008, sendo um dos dez carros 4x2 adquiridos naquele ano que haviam sido fabricados na planta matriz da Marcopolo (Ana Rech, Caxias do Sul). Desses dez, sete eram veículos com letreiro frontal de 1 linha e itinerário lateral de lona. O 0762 foi um deles. Do início até o fim, ele foi titular da linha 302-Cidade Verde/Pedro II.


Foi desativado em 2014, substituído por um Torino 2014 OF-1721 Bluetec5, que atualmente é fixo da linha 5204-Cristo/Manaíra Shopping.

Ficou parado por dois meses até ser reativado pela Unitrans, como um dos veículos da reserva técnica, que estava paulatinamente substituindo os OF-1721 E2 pelos OF-1722M que haviam sido desativados pela empresa. O 0762 antigo assumiu a numeração 0787. Não ficou nem 30 dias na empresa com essa numeração. No último dia 15 (sim, há 10 dias atrás), o veículo havia se envolvido em um acidente com uma moto no Cristo. O veículo não foi tão avariado, mas ali terminou a carreira dele na Unitrans.

E assim, o ex-0762 e 0787 foi remanejado para a Santa Maria natalense, onde vai rodar com a numeração 02079. 

O mais incrível dessa história - como se já não fosse mais incrível ter rodado 30 dias como 0787 - é que a numeração havia sido empregada em um Torino de 2009, que foi o ex-07109 da Unitrans e 0726 da Transnacional campinense, o qual foi feito flagrante em Campina Grande. Assim sendo, o Torino não deve rodar na Santa Maria natalense - e se porventura rodar, não será como 02079.



Caso a Santa Maria de Natal devolva o Torino 02079 para a Transnacional, a tendência é que o veículo seja reintegrado à Unitrans, como reserva das linhas de dupla função da empresa.


FAIXA AZUL DE MACEIÓ COMPLETOU UM ANO.

COM AVALIAÇÃO POSITIVA E COM PERSPECTIVA DE AMPLIAÇÃO, FAIXA AZUL COMPLETA UM ANO.


Há pouco mais de um ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) adotou o uso da faixa exclusiva para ônibus nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e parte da Tomás Espíndola. Depois do período inicial de conscientização e adaptação, o trecho da via conhecido como faixa azul, que facilita a vida dos usuários do transporte coletivo, complementar regulamentado e táxis, será ampliada.


É o caso da estudante de relações públicas Rafaela Maria, que utiliza o corredor de transporte diariamente. A faixa azul foi uma ideia maravilhosa. Realmente, é nítida a diferença no tempo de viagem. E também escuto dos amigos o mesmo. Se olharmos a curto prazo, dá pra dizer que deu uma melhorada significativa, elogia a estudante.


Visando dar continuidade ao avanço das condições do transporte público coletivo e ao sucesso que a faixa exclusiva trouxe para milhares de usuário de ônibus na capital, a SMTT implantará, em junho próximo, a ‘faixa azul’ nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, no bairro do Poço e Mangabeiras. Vinte e uma linhas de ônibus integram 143 veículos que circulam diariamente em dias úteis pelas vias e a medida deverá tornar mais rápido e tranqüilo o fluxo dos transportes coletivos.


Neste um ano de implantação da faixa exclusiva nas principais vias da parte alta de Maceió, a redução do tempo de viajem das linhas que por lá circulam foi substancial para que a população não somente aprovasse a iniciativa, mas que também voltasse a procurar no ônibus o melhor e mais rápido meio de locomoção para tarefas simples diárias, enfatiza o superintendente da SMTT, Tácio Melo.


Nas avenidas Durval de Goés, Fernandes Lima e Tomás Espíndola a SMTT tem fiscalizado o uso por parte dos condutores de veículos particulares e de transportes coletivos, coibindo práticas irregulares no uso da faixa. Somente no período de 12 meses, desde o início da faixa nestas vias, foram registradas mais de 7 mil autuações envolvendo veículos particulares circulando indevidamente pela faixa azul e cerca de 250 ocorrências de ônibus flagrados transitando fora da faixa exclusiva. Ambas as infrações estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro.


Agentes de Trânsito realizam diariamente a fiscalização, mas temos conhecimento, por meio de reclamações, que ainda existem muitos condutores que trafegam pela faixa exclusiva de forma errada, disse Tácio Melo.

A faixa exclusiva funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h. Só podem nela transitar por no máximo o espaço de dois quarteirões os veículos que terão acesso às ruas adjacentes e lojas comerciais ao longo das vias.


por : Secom - Maceió
Informações : Aqui Acontece
Fonte  :  Blog meutransporte.blogspot.com


BUSSCAR NO CEARÁ : PANORÂMICO DD.

BUSSCAR NO CEARÁ :
PANORÂMICO DD.


Por Fortalbus

O primeiro ônibus rodoviário de dois pisos da Busscar foi lançado no ano de 1998, incrementando a gama de produtos da carroçadora catarinense neste segmento. O surpreendente Panorâmico DD trazia um conceito de design com linhas harmoniosas e exclusivas para o modelo.



Com várias possibilidades de configurações, o modelo permitia a utilização do salão inferior como sala de jogos, bar ou qualquer ambiente de acordo com o gosto do cliente, podendo ainda ser utilizado para aumentar a capacidade de transporte de passageiros.

Fazendo jus ao nome, o Panorâmico DD encantava os clientes não só pelo moderno design, mas também pela agradável visão do trajeto percorrido através do salão superior. No seu lançamento, podia receber os chassis Mercedes Benz O-400 RSD, Scania K113TLB ou K124EB/IB e Volvo B12B ou B12.


Em meados de 2002, a Rápido Crateús trouxe o primeiro Panorâmico DD do Ceará, sendo também o primeiro veículo de dois pisos da empresa a rodar em linhas intermunicipais. O inédito veículo recebeu o prefixo 30 ( xxx ), transportando com muito conforto seus passageiros no trecho Fortaleza x Crateús.


O segundo Panorâmico chega através da Ágape Turismo, no ano de 2008. Com chassi Scania K-380, o veículo traz algumas alterações na carroceria, como o retrovisor da família Jum Buss, lanternas com leds, ausência do frizo lateral e caixas de roda na cor da carroceria.



A nova geração do Panorâmico é lançada no ano de 2009, dez anos após seu lançamento. O projeto focou na imponência, porém, sem perder de vista o refinamento, uma vez que o produto foi concebido para o turismo de alto padrão. Esse resultado foi alcançado com a aplicação de uma grande área envidraçada, retrovisores recuados e elementos futurísticos.

Sua carroceria foi totalmente redesenhada por dentro e por fora, recebendo iluminação por leds e conjunto ótico herdado do modelo Elegance. O projeto buscou trazer benefícios para todos os usuários do veículo – passageiros, motoristas e auxiliares – por meio de soluções de máximo conforto, segurança e acessibilidade. Dentre os destaques estão o porta-pacote com iluminação indireta, luzes de leitura com tecnologia LED, monitores LCD, comando individual de som nas poltronas e sistema multiplex para o controle da carroceria.



O projeto ainda contemplou facilidades para montagem e desmontagem dos componentes do ônibus. Pelo grande porte, foi preciso trabalhar a redução de peso do produto final, uma demanda dos operadores para minimizar custos com combustível e manutenção.

As primeiras unidades da nova série foram adquiridos pela empresa Politur, de Fortaleza/CE, incorporando três unidades com chassis Volvo B12R em 2009.



No mesmo ano, a Via Luxo Turismo, também com sede em Fortaleza, adquire uma unidade semelhante, porém com poltronas do tipo leito no salão inferior e muita tecnologia a bordo, um veículo top de linha ideal para o turismo de alto padrão.



No Ceará, estes veículos são automáticos e proporcionam maior conforto aos passageiros, que desfrutam de poltronas Leito-Turismo Super Pullman, Sala Vip no salão inferior, ar-condicionado, rádios CD Player/MP3, DVDs, monitores de LCD com mecanismo retrátil, sanitário, geladeira, gelágua, suqueira, câmeras internas com monitor LCD na cabine entre outros equipamentos de segurança.



Toda a sofisticação e modernidade do novo Panorâmico DD rendeu em 2010, o principal prêmio de design europeu, o iF Product Design Award. Esta foi a segunda vez que a Busscar conquistava um selo iF, sendo a primeira vez com o ônibus VB Elegance 360 no ano de 2009.


FONTE  :  Fortalbus.com
FOTOS  :  Fortalbus .com / Alan Fernandes / Luciano Formiga