sexta-feira, 30 de outubro de 2015

MASCARELLO ROMA M4.

ROMA M4
O NOVO MEMBRO DA FAMÍLIA MASCARELLO


Por Fortalbus


A família de carrocerias Mascarello acaba de receber um novo membro, o novo Roma M4. O novo Roma M4 pelas características das imagens, indica-se que seja adequado para curtos trajetos no serviço rodoviário, fretamento e turismo, com detalhes pensados e projetados para cada aplicação. O projeto desenvolvido com conceitos modernos de performance, robustez, segurança, praticidade de manutenção, conforto e design, atendendo as mais exigentes demandas do mercado. 


A carroceria recebeu um novo conjunto de lanternas já usados em outros modelos da encarroçadora para modelos rodoviários, facilitando assim, uma maior praticidade na manutenção e um design mais futurista. 


Batizado de ROMA (sílabas iniciais de Rodoviário Mascarello), o modelo é resultado de vários meses de estudos e pesquisas que buscaram identificar, nas necessidades levantadas, um produto que pudesse atender as novas expectativas e exigências de clientes e usuários.


Incorporando as sugestões do mercado e agregando os padrões de qualidade, conforto e tecnologia da Mascarello, o Roma traz soluções extremamente diferenciadas para o segmento. Com mais esse lançamento, só se comprova a expansão da carroçadora que fabrica ônibus desde 2003 na cidade de Cascavel, no Paraná.


O Roma ficou conhecido no Ceará em 2009, quado a Empresa São Benedito adquiriu para reforçar a sua frota intermunicipal, os Roma MD montados sob o chassis 17-230 EOD.





NACIONAL EXPRESSO TRANSFERE PARTE DE SUAS LINHAS.

NACIONAL EXPRESSO TRANSFERE PARTE DE SUAS LINHAS PARA A ROTAS DO TRIANGULO.


Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Josivandro Avelar
Fotos :
JC Barboza / Claudio Sobral




O segmento do transporte rodoviário não pára de se movimentar e aponta para as fusões e transferências de linhas, num processo que praticamente redesenha o mapa do transporte rodoviário por ônibus no Brasil. Cenário esse que conta com uma Itapemirim que hoje representa a metade do que já foi, a São Geraldo sendo extinta, e as padronizações visuais que apontam para fusões futuras. Hoje mais uma grande força foi reduzida: trata-se da Nacional Expresso, tradicional empresa com sede em Uberlândia-MG, atuante há 41 anos. 36 de suas linhas serão transferidas para a Rotas do Triângulo, do mesmo grupo.


A Resolução Nº 4.867 da ANTT data de 17 de setembro de 2015, só publicada , transfere 36 linhas da Nacional Expresso para a Rotas do Triângulo. Atuando em 11 estados, as linhas transferidas representavam praticamente a espinha dorsal da Nacional Expresso. As linhas transferidas tem pontos de origem e destino nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo, além do Distrito Federal. Até mesmo linhas tradicionais da Nacional Expresso, como a Goiânia X São Paulo (primeira linha da empresa) e Brasília X Assunção (rota internacional) foram transferidas para a Rotas.



O Grupo Nacional Expresso possui, além da empresa homônima e da Rotas do Triângulo, outras empresas, como a Estrela e a Expresso Araguari. 



A Nacional Expresso continua operando. Além do Distrito Federal e os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo, a empresa ainda atua em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Rio de Janeiro e Espírito Santo.




quinta-feira, 29 de outubro de 2015

UM PASSEIO COM A NOSSA SENHORA DA PENHA S.A.

CONTINUANDO A VIAGEM COM AS ASSOCIADAS À ABRATI , CHEGOU A VEZ DE PERCORRERMOS OS CAMINHOS DE SUCESSO DA NOSSA SENHORA DA PENHA S.A. .


Fonte : Juntos a Bordo
Fotos :
Divulgação



A Penha iniciou suas atividades na década de 60, com uma garagem no Bairro Juvevê, em Curitiba e uma frota de 19 ônibus. Em 1971, tornou-se “Sociedade Anônima”, incorporando as outras empresas, dando assim os primeiros passos na caminhada rumo a sua expansão. No período de 1961 a 1973, a empresa aumentou sua frota, adquirindo diversas linhas na região Sul e a linha Rio de Janeiro – Salvador.




O modelo de gestão pela qualidade total foi formalizada em 1977, embasado por ferramentas de planejamento e gerenciamento, educação e participação dos funcionários, padronização nos processos, foco no cliente e valorização dos recursos humanos.
Em 1998, a empresa passou por uma profunda reestruturação organizacional e operacional, com o objetivo de torna-se mais produtiva e competitiva no mercado.




Em 1999, foi a hora de desenvolver a nova identidade visual da empresa, buscando maior sintonia com os clientes, por meio de cores e formas agradáveis. Atualmente, a empresa atende diversos estados Brasileiros situados nas regiões Nordeste, Sudeste e a Sul. A Penha também já chegou a atuar no Mercosul, oferecendo as linhas São Paulo – Córdoba, na Argentina e Bagé – Mello, no Uruguai.






ONDE FOI PARAR O EX-07181 DA TRANSNACIONAL.

COMO UM VIALE OF-1722 , O CARRO 07181 RODOU DE 2008 ATÉ 2011. E IMPRESSIONOU ENQUANTO RODOU.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto :
Josivandro Avelar
Fotos : Marcos Filho / Felipe Lima



Como um Viale OF-1722, o carro 07181 rodou de 2008 até 2011. E impressionou enquanto rodou. Foi o primeiro carro da empresa a possuir letreiro eletrônico na janela. E foi um dos dois Viales adaptados para cadeirantes da Transnacional (o outro era o 0718, hoje 07185) que possuíam entrada pela porta dianteira muito antes disso ser regra na capital paraibana. Após sua saída do sistema, está em Natal.

O veículo chegou em maio de 2008 e passou 30 dias na linha 517-Castelo Branco/Epitácio (justamente a primeira linha da empresa a rodar com embarque dianteiro pleno, em 2013). Ele e outros carros recém-adquiridos pela empresa - os quais não eram adaptados e possuíam embarque traseiro - rodaram por um período nessa linha até a solenidade de entrega daquele ano, onde foram direcionados às suas linhas definitivas.
 
A linha para o qual o 07181 fora escalado em definitivo foi a linha 3200-Circular, em substituição ao antigo 07184, o primeiro ônibus adaptado da linha e um dos dois primeiros da empresa, que havia sido baixado no mesmo período em que o veículo rodava como teste do 517. Enquanto o 07181 rodava na linha, o carro 07160, que era do 1500 e era um Torino 1999 idêntico ao 07184, rodava tapando buraco no 3200 à espera desse Viale.
 

O veículo passou 1 ano no 3200, quando foi substituído pelo 0709, o primeiro Torino 07 da linha. De lá, o 07181 foi remanejado para o 3510-Bancários/Pedro II-Epitácio.
 
Ficou na linha até 2011, quando foi desativado. O veículo é substituído por um Torino 07 de 2011, que atualmente roda na linha 302-Cidade Verde/Pedro II.


Remanejado para Natal, passa a compor a frota da Santa Maria. Fazendo linha em Nova Parnamirim, assume a numeração 07001.

Curiosamente, é quase a mesma numeração do único Viale do 3200 atualmente, o trucado 0701.



PASSAGEM DE ÔNIBUS EM PENEDO/ AL FICARÁ MAIS CARA.

PASSAGEM DE ÔNIBUS COLETIVO EM PENEDO FICARÁ MAIS CARA A PARTIR DE NOVEMBRO.


Novembro parece que será um mês difícil, economicamente falando, para o povo de Penedo. Isso porque além do reajuste na tarifa de água informado nesta terça-feira, 27, pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), os consumidores locais também terão que pagar mais caro pelo transporte coletivo.
Em um ofício recebido na manhã desta quarta-feira, 28, pela redação do portal de notícias aquiacontece.com.br, a Associação do Transporte Coletivo de Penedo (Transcope) informou que a partir de 09 de novembro o valor da passagem passará dos atuais R$ 1,50 para R$ 1,80.

No documento, o presidente da Transcope, Joaquim Feitosa Neto, informa que o reajuste se deve a alta valorização do dólar, o que tem feito com que os combustíveis, peças e manutenção tenham elevados aumentos. Ainda segundo o empresário, o acréscimo é aquém dos índices inflacionários, mas pode diminuir os problemas enfrentados pelos proprietários de ônibus.

“A proposta inicial era de um reajuste de R$ 0,50, passando a tarifa para R$ 2,00. Entretanto, após diversas ponderações do prefeito Március Beltrão junto a diretoria da Transcope chegou-se a um acordo e ficou aprovado um reajuste de 30 centavos sobre a tarifa atual, passando a ser cobrado a partir de novembro o valor de R$ 1,80”, explicou Joaquim Feitosa Neto.
Estudantes prometem mobilização
A notícia do reajuste pegou a todos de surpresa. Nas redes sociais, por exemplo, o assuntou passou a ser bastante comentado e criticado principalmente por usuários que usam o transporte coletivo diariamente e até mesmo mais de duas vezes por dia, a exemplo do jovem Dhyego Silva Medeiros, 18 anos, que estuda no Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Em conversa com a redação do aquiacontece.com.br, o maior e mais acessado portal de notícias do interior de Alagoas, Dhyego Medeiros foi enfático em afirmar que não concorda com o aumento, principalmente pela situação precária pela qual se encontram os ônibus que circulam em Penedo.
“Nada justifica esse aumento absurdo. A pouco tempo a passagem subiu para R$ 1,50 e agora já querem aumentar novamente. Não estão pensando nos estudantes e nem muito menos nas pessoas que precisam do ônibus para trabalhar. Além de ser um aumento que foge da nossa realidade, os ônibus que circulam na cidade parecem verdadeiras sucatas, caindo aos pedaços e sem nenhum conforto. E outra, os pontos de ônibus não tem nenhuma estrutura, nós ficamos o tempo todo no sol e se chover tomamos um banho, fora os riscos a que ficamos expostos. Esse aumento é um absurdo e nós vamos pra rua lutar por nossos direitos. Tem capitais que aumentaram R$ 0,15 e porque só em Penedo que tem que ser o dobro?”, indagou o jovem.
 
Fonte  :  aquiacontece.com.br
Fotos : onibusalagoas.blogspot.com

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

EM PORTO VELHO , EMPRESA TRÊS MARIAS ADOTA NOVO VISUAL.

EMPRESA TRÊS MARIAS ADOTA NOVO VISUAL EM SEUS ÔNIBUS NA CIDADE DE PORTO VELHO.
A empresa de transporte coletivo Três Marias, em operação em Porto Velho desde 2004, adotou um novo visual nos ônibus com a finalidade de facilitar a identificação de sua frota pelos usuários. Os ônibus da empresa Três Marias passam a trafegar a partir de agora com a cor amarela.


A iniciativa soma-se a vários outros procedimentos que já fazem parte da rotina de atuação da empresa visando ao atendimento da população da melhor forma possível, apesar das dificuldades enfrentadas pelo sistema de transporte coletivo, como a falta de malha viária adequada, falta de mobilidade urbana e falta de planejamento das rotas para atender ao maior número possível de usuários.

Mesmo durante a crise no sistema de transporte coletivo de Porto Velho e há cinco anos sem atualização da tarifa, a empresa Três Marias mantém o seu compromisso de atender à população, cumprindo todos os itens da concessão, bem como as rotas estabelecidas pela Prefeitura.

Os ônibus da empresa Três Marias são lavados por dentro e por fora todas as noites quando são recolhidos ao pátio, e também passam por manutenção constantemente devido ao desgaste provocado pelas más condições das ruas, principalmente nos bairros da periferia.

Responsabilidade social e ambiental

A empresa Três Marias também se mantém fiel aos compromissos social e ambiental. Paga em dia o salário de seus funcionários, fornece cesta básica, garante os direitos sociais e trabalhistas, e se preocupa com o meio ambiente.

Inspeção para verificar a emissão de gases poluentes pelos ônibus, feita trimestralmente pela Fetramar – Federação das Empresas de Transporte dos Estados de MT, MS e RO, credenciada pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, declarou aprovados 75,26% dos ônibus da empresa Três Marias.

Isso dignifica que a frota possui idade compatível com o seu funcionamento e recebe manutenção adequada para atender aos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais. Os ônibus que não são aprovados pela inspeção feita a cada três meses são imediatamente encaminhados para revisão.


Informações : Rodoniagora
Fonte  e Foto  :  meutransporte.blogspot.com.br



O " SANTO FORTE " DA SÃO GERALDO .

O TRISTE FIM DE UMA DAS MAIS TRADICIONAIS EMPRESAS RODOVIÁRIAS DO PAÍS, A COMPANHIA SÃO GERALDO DE VIAÇÃO.

Fonte : Revista Technibus / Portal Ônibus Paraibanos
Fotos :
Alex de Souza Cornélio / São Geraldo




Já noticiamos com tristeza o fim de uma das mais tradicionais empresas rodoviárias do país, a Cia. São Geraldo de Viação. Com isso, á partir de hoje traremos histórias e curiosidades sobre essa empresa que deixará saudades em seus fãs, entusiastas e passageiros tradicionais da São Geraldo. Hoje falaremos da TV SantoForte.

A Companhia de São Geraldo de Viação, a chamada São Geraldo, criou a TV SantoForte em 2003 com programação exclusiva de televisão com os maiores sucessos da TV Globo. O cardápio reunia programas líderes em audiência: Casseta e Planeta, Brasil Legal, Globo Repórter, Caminhos da Aventura, A Grande Família e Me leva Brasil. "Estamos investindo em diversão cinco estrelas, para tornar a viagem ainda mais agradável e dar ao nosso passageiro a gostosa sensação de estar em sua própria casa", explicou a época a diretora de marketing da São Geraldo, Simone Porcaro. Eram nove horas de programação exclusiva a bordo apresentadas por um personagem, o Santo Forte, criado pela equipe da São Geraldo e formalizado pelo cartunista Ziraldo. Quem faz o papel do SantoForte é o ator Tadeu di Pietri.




Pietri encarnava o SantoForte vestido com longa túnica branca com a imagem da São Geraldo. Ele entrava nas "janelas" da programação, trazendo informações e serviços. O personagem não é só um elo de ligação, mas serve para dar alma à programação. Pietri fazia entrevistas nas rodoviárias e durante as viagens, registrava as emoções dos passageiros. Ria, se emocionava, relatava histórias de saudades, o sonho e a busca por uma vida melhor. O SantoForte falava de gente retornando às suas origens, de reencontros, enfim, de flagrantes de como o ônibus faz a ponte que une realidades e sonhos.




A programação entrou no ar em 24 de julho de 2003. No total, eram 89 Ônibus batizados pela empresa de Millennium, na configuração semi-leito de 42 lugares, com poltronas que reclinavam até 55 graus. Os veículos tinham descanso para as pernas, três monitores de TV, lanche, água mineral, travesseiro, lençol, manta e ar refrigerado. Outros 86 eram ônibus Vip Bus - executivo de 46 lugares, poltronas reclinando até 45 graus, com dois monitores de TV.




Os itinerários eram vários, ligando capitais do Sudeste com o Nordeste e com o interior, totalizando 96 cidades grandes e médias, em 17 estados e o Distrito Federal. Ônibus com TV a bordo não foi a primeira inovação da São Geraldo. Também foi pioneira na venda de passagens financiadas e online, e em sala especial de atendimento em rodoviária, climatizada, com água gelada e os clientes sentados. Na São Geraldo é assim mesmo: tudo é feito para o passageiro se sentir confortável como em sua casa.





E essa tradição deixará de existir em breve....








REAL SUL ASSUME LINHAS EMPRESA SANTO ANTÔNIO.

APÓS MUITOS ANOS DE PRECARIEDADE NOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA ESA - EMPRESA SANTO ANTÔNIO.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos : Ricardo Knupp Franco / Marcos Felipe Gonçalves



Após muitos anos de precariedade nos serviços oferecidos pela ESA – Empresa Santo Antônio nas suas 20 linhas interestaduais ligando Brasilia e Formosa (GO) para cidades do norte e noroeste de Minas Gerais e Bahia, a ANTT transferiu essas linhas para a empresa brasiliense Brasil Sul Transportes e Turismo.



A empresa, operava através de autorização judicial, apenas duas linhas entre as cidades de Brasília e Esperantina no Piauí. A Resolução Nº 4.866 da ANTT data de 17 de setembro de 2015, só publicada no último dia 21, transfere 22 linhas da ESA para a Real Sul. 


Com sede em Brasília e com mais de 12 anos no mercado, a Real Sul iniciou suas atividades no turismo e fretamento com ônibus rodoviários, micrôonibus e vans. Com as antigas da ESA, a empresa passa a ter um maior destaque no transporte rodoviário nacional de passageiros.









segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MOB PELO BRASIL : EUCATUR RETOMA OPERAÇÕES ENTRE MANAUS E PORTO VELHO.

APÓS 21 ANOS , EUCATUR RETOMA OPERAÇÕES NO TRECHO MANAUS ( AM ) X PORTO VELHO ( RO ).


A Eucatur-Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo retomou suas operações na linha Manaus(AM) x Porto Velho (RO) desde o último domingo.


A rota feita não era feita por transporte terrestre há mais de 20 anos, e quem queria se deslocar entre as cidades onde o ônibus trafega, como Humaitá-AM, deveria utilizar barcos ou pequenos aviões, devido as condições da malha viária da rodovia BR-319, que liga as duas cidades. Na época em que a empresa operava na linha, a via era menos obstruída, e a Eucatur escalava seus Paradiso GV 1800 DD para rodar na linha, fato que hoje é inviável pelas condições do itinerário.


A Eucatur decidiu retomar as operações da linha, e escalou um de seus ônibus com suspensão elevada, para vencer os obstáculos da estrada, que é em péssimas condições de tráfego. De acordo com o gerente da empresa, senhor Maximino Bedim, as partidas oriundas de Rondônia acontecerão em dias de Domingo, Terças e Quintas-feiras. Já as partidas de Manaus acontecerão em dias de Terça, Quinta e Sábado, às 05:30 da manhã. Um detalhe interessante é que, os ônibus são transportados por barcos para atravessarem os famosos Rio Negro e Rio Solimões.


Fonte : MOB Ceará
Colaboração: Sandro Franco/ Elionai de Araujo(AM)


domingo, 25 de outubro de 2015

PIRANGY E CIDADE DO SOL JÁ FIZERAM PARTE DA FROTA DE NATAL.

EXTINTAS, PIRANGY E CIDADE DO SOL JÁ FIZERAM PARTE DA FROTA URBANA DE NATAL.


Pesquisa e acervo: Thiago Martins Thiago Morais Bezerra RN Ônibus Clube


De 1995 até hoje, 20 anos para ser mais preciso, o sistema de Natal pouco evoluiu. Os problemas estruturantes e a tarifa aumentaram, mas não ganhamos praticamente nada referente a grandes melhorias do nosso sistema de transporte. Um grande diferencial era, sem dúvida, a presença de outras empresas atuando em Natal, como a Pirangy e a Cidade do Sol, que destacamos hoje.


Ambas foram compradas pelo mesmo grupo empresarial, que ainda atua no nosso sistema, sendo responsável pela Santa Maria (que foi a Cidade do Sol) e Reunidas (que foi a Pirangy).



Com pinturas marcantes, as empresas estão na mente de muitos especialistas, estudiosos e usuários do sistema de transporte Natal.



A Pirangy foi criada no final dos anos 80, após uma divisão societária da empresa Guanabara. Inicialmente, a empresa operou linhas que eram da Guanabara, com terminais na zona norte (bairros Soledade e Santarém, onde a Reunidas atua até hoje). Em 1998, conseguiu também uma “fatia” da empresa TransFlor (ViaSul) e passou a operar diversas linhas da zona sul e leste (nos conjuntos Ponta Negra e Praia do Meio).




Na ocasião da foto, que data o final dos anos 90, em um dos tantos engarrafamentos na Ponte de Igapó (que também ainda existem até os dias atuais), o Torino GV operava a linha recém-criada 09A – SANTARÉM/PETRÓPOLIS, que foi uma extensão da linha 09 – SANTARÉM/ROCAS. Posteriormente, a linha 09A ganhou o prefixo 78. Em 2001, após a venda para a Reunidas, a linha 09 foi extinta, restando apenas a linha 78, que atualmente opera compartilhada com a Guanabara, tendo se tornando 17/78.


Já a Cidade do Sol ostentava um Ciferal Padron Rio montado sob chassi Volvo. A empresa era cliente fiel da Volvo, sempre fazendo grandes renovações, entre eles o nosso primeiro articulado, comprado no mesmo lote do veículo da imagem. Na ocasião da foto, o carro operava a linha 44 – Cidade Satélite/Ribeira, via Alecrim. A linha permanece sendo operada pela Santa Maria.


Fonte: RN Ônibus Clube 
busaodenatal.com