sábado, 19 de março de 2016

Ônibus Urbanos Perderam 900 Mil Passageiros Por dia Em 2015.

Redução Foi de 4,2% em Relação a 2014.NTU Diz que Números São Explicados pela Crise Econômica.


Por Adamo Bazanijornalista especializado em transportes


A perda anual de passageiros de ônibus urbanos em todo o país registrada na última década aumentou ainda mais em 2015.


De acordo com dados da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que reúne em torno de 500 viações, no ano passado, os ônibus deixaram de transportar 900 mil passageiros por dia em 15 das principais cidades do país e uma região metropolitana, incluindo as maiores capitais, que somam quase dois terços da demanda dos passageiros de ônibus em todo o país.

O número significa uma queda de 4,2% em relação aos patamares de 2014. É o quarto ano de perda seguida e a maior registrada nesta década.

De acordo com o levantamento da NTU,  se anteriormente o motivo da redução do número de passageiros foi a concorrência com outras formas de deslocamento, como carros e motos que receberam incentivos especiais do Governo Federal, desta vez segundo a entidade patronal, a crise econômica é que explica esta queda maior.

Segundo os empresários, a situação faz com que mais pessoas se desloquem a pé e também com desemprego, menos pessoas usam diariamente os ônibus para se deslocarem ao trabalho. Mesmo que saiam para procurar emprego, o número de viagens tende a ser menor que a rotina anterior.


As piores perdas, de acordo com este levantamento da NTU, divulgado a parte da imprensa, foram nas cidades de Curitiba e Goiânia com que de 8% e 7,9% respectivamente no número de passageiros em 2015.

Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo foram as cidades com as reduções menores de passageiros.


Para tentar reverter o quadro, a NTU sugere uma série de incentivos para o transporte público, como a criação de uma taxa por litro combustível para reduzir os aumentos nas tarifas.

Confira as cidades ou regiões metropolitanas pesquisadas pela NTU:
– Grande Porto Alegre: queda de 6,1%
– Joinville: queda de 4,3%
– Curitiba: queda de 8%
– Londrina: queda de 4,7%
– São Paulo: queda de 0,9%
– Rio de Janeiro: queda de 0,1%
– Belo Horizonte: queda de 6,5%
– Goiânia: queda de 7,9%
– Salvador: queda de 4,1%
– Aracaju: queda de 5,9%
– Maceió: queda de 0,8%
– Recife: queda de 5,2%
– Natal: queda de 5,2%
– Teresina: queda de 7,8%
– Fortaleza: queda de 2,2%


Fonte : Blog Ponto de Ônibus
Busão de Natal


5 comentários:

Lucas Silva disse...

Por que não posta uma matéria sobre os ônibus que as empresas de Maceió vão adquirir em abril

SÉRGIO JOSÉ- ÔNIBUS ALAGOAS disse...

Lucas , os Novos ônibus já estão a caminho , alguns ônibus da São Francisco e da Real Alagoas Foram Fotografados no Paraná. os modelos São Marcopolo Torino 2014 , Mercedes Benz OF-1721 ( da São Francisco )prefixos 2606 - 2609 - 2610 - 2612.
Os da Real Alagoas também são Marcopolo Torino 2014 , mais são Volkswagen 17-230 OD , prefixos 4617 - 4619

Anônimo disse...

Já estão em Maceió os novos ônibus eu vi em um site

Anônimo disse...

Eu vi no onibusbrasil alguns ônibus da real Alagoas e são Francisco novos e a piedade e a veleiro elas compraram nao foi ?

SÉRGIO JOSÉ- ÔNIBUS ALAGOAS disse...

Olha só senhor Anônimo; os ônibus da São Francisco e da Real Alagoas Já estão em Maceió em suas respectivas garagens , porém não foi visto nenhum ônibus da Veleiro ou da Cidade de Maceió,não sei te informar se eles irão trazer algum carro neste período. Ah! a PIEDADE e a MASSAYÓ não existem mais , elas está a serviço da cidade de Maceió.