quarta-feira, 22 de junho de 2016

O Jum Bus da Vera Cruz.

O Carro Fabricado em 2008, Pertenceu á Auto Viação Progresso.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Paulo Rafael Viana / André Araújo



A Expresso Vera Cruz, de Jaboatão dos Guararapes-PE, mantém a linha opcional 195, que liga Recife à badalada praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Região Metropolitana. Por conta disso, a linha é gerenciada pelo GRCT – Grande Recife Consórcio de Transporte – e os ônibus seguem as regras do mesmo. Como a linha é opcional, os ônibus são no padrão executivo com ar condicionado. No caso específico dessa linha, por ser opcional, ela é operada por ônibus com ar condicionado, geralmente veículos de motor dianteiro como Ideale 770, mas no momento de reforçar a linha, a Vera Cruz recebeu um repasse de respeito da Auto Viação Progresso, sua proprietária.
A linha, até a licitação recente, era operada pela Viação Cruzeiro, empresa também da Progresso, mas esta decidiu concorrer como Vera Cruz no certame, mantendo suas linhas atuais e adquirindo as que eram da Viação Cruzeiro. A Viação Cruzeiro foi reposicionada no grupo; a empresa passou a operar as linhas antes pertencentes à Princesa do Agreste, Jotude e Garanhuns.
Com a Vera Cruz operando as linhas, alguns ônibus executivos de motor dianteiro antes pertencentes à Viação Cruzeiro foram recaracterizados no padrão estabelecido para a empresa, que opera sozinha em seu lote. Enquanto a empresa se organiza no serviço, precisou remanejar carros do grupo. Um deles, este Busscar Jum Buss 360, encarroçado sob o chassi K310 da Scania.
O carro, fabricado em 2008, pertenceu à Auto Viação Progresso, onde operou com a numeração 6088. Na Vera Cruz, opera com a numeração 088. O veículo foi baixado da Progresso e seria vendido, não fosse a Vera Cruz precisar do carro, por enquanto. Por enquanto pois está com uma pintura provisória, o que indica que ele não ficará por muito tempo na empresa, sendo um reforço provisório.

A preocupação da Vera Cruz com a linha de Porto de Galinhas não é a toa; a praia é uma das mais conhecidas do país e está presente nas listas de destinos mais procurados por turistas de várias agências e revistas especializadas. Além de atender os moradores dessa região de Ipojuca que se deslocam para Recife, a linha também é uma opção em conta para os turistas que procuram a praia.

Nenhum comentário: