sábado, 23 de julho de 2016

Ônibus a Hidrogênio Poupou 4 Milhões de Litros de Diesel.

6 Mil Toneladas de Gases Que Provocam o Efeito Estufa , Deixaram de ser emitidos.

ADAMO BAZANI


O projeto que colocou em diversas cidades da Europa 56 ônibus movidos a células de combustível de hidrogênio já apresentou os primeiros resultados.
De acordo com o grupo responsável pela circulação dos veículos, que engloba operadores de transportes, poder público, fabricantes e pesquisadores, a circulação dos ônibus em 2015 evitou que fossem consumidos quatro milhões de litros de óleo diesel e atmosfera foi poupada de receber seis mil toneladas de gases que causam o efeito estufa.
Outro dado importante é que a circulação destes 56 ônibus evitou poluição que seria gerada por 91 ônibus a diesel convencionais em um ano nos mesmos trajetos.
Entre as cidades participantes estão Aarau, na Suiça; Bozen, na Itália; Londres,na Inglaterra; Milão, na Itália; Oslo, na Noruega; e Colônia e Hamburgo, na Alemanha.
Fora da Europa, também participa dos estudos, a cidade de Whistler, no Canadá.
Até o fim de 2016 devem circular mais ônibus em outras cidades da Europa.
Os ônibus deste tipo são movidos, grosso modo, a partir de combustível feito de água. Não há emissão de poluentes na operação e o nível de ruído é considerado baixo. Em vez de fumaça com materiais tóxicos, o ônibus solta vapor d’água.
As células de hidrogênio são obtidas através de um processo denominado eletrólise, pelo qual, há a separação do Hidrogênio do Oxigênio da água (H2O).
Os ônibus a hidrogênio são híbridos. Isso porque é a partir do hidrogênio obtido pela eletrólise que é gerada a energia elétrica capaz de movimentar o veículo. A energia de tração é criada num processo eletroquímico.
No Brasil, estão em testes quatro ônibus a hidrogênio no Corredor Metropolitano ABD, sem transporte de passageiros ainda. Três veículos foram apresentados em 15 de junho de 2015 e um mais antigo teve apresentação em 1º  de junho de 2009.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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