ÁLCOOL, O COMBUSTÍVEL VERDE
O Brasil implantou no início dos anos 70, o maior programa Mundial de Álcool destinado á propulsão de veículos particulares. Para o transporte coletivo por ônibus, as poucas experiências ficaram no ostracismo.Mas se no Brasil o álcool abastece apenas os automóveis particulares, na Europa seu uso difundiu-se no transporte coletivo, sendo utilizado na capital Sueca Estocolmo , há pelo menos 20 anos. A maior operadora de transporte urbano de Estocolmo encomendou a scânia, 123 unidades completas de ônibus movidos a etanol, sendo equipados com motor de 9 litros, 230 cavalos e capaz de atender a norma Euro IV. Segundo a montadora escandinava, até o início de 2006, a SL teria uma frota de 350 unidades movidas a etanol, a maior do mundo. Desde 1990 foram produzidos 450 ônibus propulsionados com o combustível renovável para grandes cidades Suecas.
Em 1997 a scânia trouxe para o Brasil dois modelos movidos a etanol para serem testados em São Paulo e Curitiba, naquela época, o motor já atendia as nomas de emissões Euro III. os veículos movidos a álcool, utilizava um aditivo importado, tornando enviável a sua implantação , não havia no momento qualquer mensão em utilizar o combustível verde como uma das matrizes energéticas no transporte coletivo.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8a3pjZQ9dcqfSzYw6B2-r6zQSzw3S3twlwdgGozCEUnnwPYLNhZPc9om463CQ9YyuFrc4ZXNl3CFslOSVc_jQPc0HXgvDTLHRHb45qRPWq3nbkgBnw2HFxXo6O-hdSD8Su8DkqmQcQ5M/s280/_millennium_gatopreto_.jpg)
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Fotos;
pesquisa google.com
fotos de onibus movidos a etanol
railbuss.com
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