EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA
1943- O PRIMEIRO ÔNIBUS
Durante a segunda guerra mundial tinha início uma das maiores e bem sucedidas história no meio do transporte rodoviário Brasileiro. O jovem ABÍLIO PINTO GONTIJO pilotando sua jardineira Chevrolet
Comercial 1940, engatava a primeira marcha rumo a construção da EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA, nos primeiros anos a GONTIJO era era uma Jardineira pilotada por um jovem de 19 anos, no percurso PATOS DE MINAS pegando tudo e todos pelo caminho.
1943- O PRIMEIRO ÔNIBUS
Durante a segunda guerra mundial tinha início uma das maiores e bem sucedidas história no meio do transporte rodoviário Brasileiro. O jovem ABÍLIO PINTO GONTIJO pilotando sua jardineira Chevrolet
Comercial 1940, engatava a primeira marcha rumo a construção da EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA, nos primeiros anos a GONTIJO era era uma Jardineira pilotada por um jovem de 19 anos, no percurso PATOS DE MINAS pegando tudo e todos pelo caminho.
1949 - LINHA BELO HORIZONTE- PATOS DE MINAS
A partir da década de 50 com o processo de industrialização do Brasil, a população começou a se deslocar da área rural para as cidades, a industria automobilística começou a cresce trazendo consigo a malha rodoviária. Em 1949, o fundador da empresa decide mudar para Patos de Minas e passou a fazer a ligação com belo horizonte, mais duas linhas foram criadas.
Belo Horizonte - patos de minas ( via São Gonçalo )
Belo Horizonte - patos de minas ( via Três marias )
Pouco depois veio a linha ;
Patos de minas - Pirapora
1965- MUDANÇA DE SEDE PARA BELO HORIZONTE COM A IMPLANTAÇÃO DA LINHA BELO HORIZONTE- TEÓFILO OTONI .
A pesar das dificuldades ABÍLIO GONTIJO embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e alugou uma sala no Bairro São Francisco,onde passou a funcionar a empresa.Neste mesmo ano a empresa começa heroicamente as linhas ;
Belo Horizonte - Governador Valadares
Belo Horizonte - Teófilo Otoni
No correr da segunda metade da década de 60 a empresa ampliou seu número de linhas no Norte e Nordeste de Minas a partir de Teófilo Otoni,tornou-se forte também no vale do Jequitinhonha.
PIONEIRISMO
As viagens para aquelas regiões eram uma verdadeira aventura, o percurso Belo Horizonte-Teófilo Otoni,hoje feito em 7 horas e 30 minutos, em algumas ocasiões eram feitas em nada menos que 3 dias.Era comum os motoristas levarem enxadas,uma Toyota ia à frente com pessoal equipado para reparar pones de madeira, mata-burros e consertar trechos intransitáveis, por exemplo: a estrada do boi,hoje asfaltada,no trecho Teófilo Otoni-Nanuque,já quase na divisa com a Bahia.
1968- COMPRA DA VIAÇÃO SANTA MARTA
Belo Horizonte-Triangulo Mineiro
A empresa conquistou outra fatia importante do mercado, a Gontijo adquiriu a viação santa marta concesionária das linhas que ligavam Belo Horizonte ao triangulo Mineiro, ampliava então sua atuação numa das àreas mais desenvolvidas da região do estado.
1975-PRIMEIRAS LINHAS DE LONGA DISTÂNCIA
Belo Horizonte - Salvador
Belo Horizonte - Bom Jesus da lapa
Em 1975 Abílio Gontijo realizou um sonho , ganhou num sorteio ( fio a fórmula de uma concorrência promovida pelo DER ) a linha Belo Horizonte- Salvador,ainda no década de 70 a Gontijo passou a ligar a capital Mineira a Goiânia, Recife, e Campo Grande.Na segunda metade da década de 70 form adicionadas várias linhas.
1981 - EM 13/02/81 É INAUGURADO O PARQUE RODOVIÁRIO GONTIJO EM BELO HORIZONTE.
Ao final dos anos 70 a empresa já passou a ter mais de 300 ônibus,em 1981 era inaugurado o parque rodoviário Gontijo no bairro Engenho Nogueira em Belo Horizonte, com uma área de 100.00 metros quadrados, e capacidade para 1800 ônibus em operação.
1982 - EXPANSÃO PARA O NORDESTE E SUDESTE
A Gontijo acelerou forte em direção ao nordeste procurando procurando uma ligação com São Paulo,aproveitou a oportunidade e comprou a viação Bonfinense com 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste,abrindo as portas para um mercado que corresponde a 35% do movimento da empresa.
1982 A 1993 -EXPANSÃO, CRESCIMENTO,MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, CONSTRUÇÃO DE NOVAS GARAGENS EM DIVERSOS PONTOS DO PAIS.
A Gontijo concentrou seus esforços no aperfeiçoamento da qualidade dos seus serviços.
1996 - COMPRA DA LINHA BELO HORIZONTE- SÃO PAULO
No início de 1996 a Gontijo comprou a linha Belo horizonte - São Paulo e no final de 96 disponibilizou uma nova garagem em São Paulo para atender a nova demanda. Esta garagem possui 60.00 metros quadrados e capacidade para 800 ônibus.
1999- A GONTIJO AMPLIA A MAIOR FROTA DE SCÂNIA DO MUNDO
Além de conquistar pela terceira vez consecutiva o troféu " melhores do transporte " na categoria Transporte Rodoviário de passageiros e o troféu " melhor entre as melhores do transporte ". Em 1999 a Gontijo fechou a maio compra de ônibus Rodoviários da História do da Scânia em todo o mundo,um total de 116 novos chassis de modelos da série 4.
Sendo 102 chassis k124 equipados com motor de 420 cavalos ( convencional ) 6 chassis k124 com 360 cavalos ( convencional ) e 8 chassis p94 com 310 cavalos ( convencional ).Também em 1999 a editora OTM atribuiu o troféu " melhores do transporte de 1998 " na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros. Para a empresa Gontijo pela terceira vez consecutiva e a quinta vez na História da empresa,concorrendo com empresas de todos os meios de transporte ( aéreo,Ferroviário,marítimo,fluvial ,fretamento ,turismo , de cargas ,rodoviário de passageiros e Metropolitano de Passageiros )
A Gontijo apresentou o melhor desempenho em 9 quesitos.
NÚMEROS
69- Garagens e pontos de apoio em todo o pais;
1208- Veiculos;
5 anos- idade média da frota;
84- Pontos de partida;
5.852.883- Passageiros transportados por ano;
621.997- Passageiros Intermunicipal por km;
1.977.772.280- Passageiros Interestadual por km;
202- Serviços;
139.647.986- km Rodados por ano;
5.113- Funcionários;
600- Pneus são recuperados por mês ;
43.673.873 - Milhões de óleo Diesel são utilizados , o suficiente para encher 2.800 caminhões tanque de 5 .000 litros;
10.900- Pneus são gastos;
27,6- Mil lonas de freio são gastos;
7.000 - filtros de óleo.
FOTOS
EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA
RUA PROFESSOR JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA
475- ENGENHO NOGUEIRA -BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS -CEP 31310-260
FONTES:
FORTALBUSS, SITE DA EMPRESA.
onibusalagoas.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
olá deixe sua Mensagem e em breve nós responderemos . Obrigado !