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O transporte coletivo por ônibus em Alagoas é tradicionalmente feito por veículos que possuem o motor na parte da frente e chassis pensados para receber carrocerias com o chamado piso alto, aquele em que o usuário precisa subir alguns degraus para acessar o interior do coletivo.
Esse padrão de formatação dos ônibus foge do adotado na Europa e em grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo, por exemplo. E foi justamente da capital paulista que a CM Transporte e Turismo trouxe um modelo nunca antes usado por uma empresa alagoana.
FOTO : THIAGO ALEX
A CM presta o serviço metropolitano convencional entre os municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió, e resolveu apostar em um Caio Millennium III, consagrado modelo paulistano, para a sua operação no Litoral Norte de Alagoas.
Além da carroceria inédita em sua frota e em uma empresa de ônibus do estado, o conjunto formado pelo chassi e motor também é uma novidade para a CM. Trata-se de um Volvo B7RLE com motorização D7E Euro III, também da montadora sueca, e transmissão automática de quatro velocidades da alemã Voith.
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Um dos destaques da carroceria desse modelo é a presença de duas portas no lado esquerdo pensadas para o embarque e desembarque de passageiros nas plataformas dos corredores exclusivos para ônibus presentes na capital paulista. Por aqui, elas não devem ser usadas vão ficar trancadas.
Como já foi mencionado, o piso do veículo é do tipo baixo, que facilita o embarque de idosos e passageiros com dificuldades de locomoção. O acesso para cadeirantes acontece pela porta dianteira, que não possui um elevador, como os demais modelos urbanos que circulam por aqui, mas apenas uma rampa.
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Já o motor posicionado na parte traseira gera mais conforto para o motorista, que não sofre com o calor e o barulho gerado pelo propulsor. Nesta posição, o isolamento acústico e térmico pode ser mais bem trabalhado para também não levar desconforto para os passageiros que vão no fundo do veículo.
O modelo foi fabricado no final de 2011, pertenceu à Viação Gato Preto, de São Paulo, e foi comprado no final de maio pela empresa alagoana. Os testes começaram em junho e o ônibus começou a rodar fazendo a linha Barra de Santo Antônio/Maceió no início deste mês de julho.
FOTO : RODRIGO FONSECA
Conforme apuração do Mobilidade AL, a compra desse ônibus foi uma aposta da empresa, que pode trazer mais unidades desse modelo para as terras alagoanas caso o veículo se comporte bem em sua operação metropolitana ao oferecer um bom custo-benefício nos quesitos consumo de combustível e manutenção.
Matéria : Mobilidade AL
Fotos : José Luiz / Rodrigo Fonseca / Thiago Alex
Fonte : Mobilidade AL
www.mobilidadeal.com.br
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