segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TÁ CALOR AI FORA ? VEM PRO GELADINHO .



   Essa era a mensagem que a REAL ALAGOAS trazia na parte de tráz dos seus ônibus com ar condicionado, em 2005 a empresa se envolveu em uma polêmica que toda a cidade comentou.
  Os termômetros públicos de Maceió marcavam temperaturas de até 36 graus , no interior dos coletivos o calor chegava a 40 graus nos horários de pico, segundo medidores de temperatura instalados pela empresa de transporte urbano real alagoas, dentro de alguns ônibus.
    Contrastando com essa situação , 33 ônibus geladinhos, adquiridos pela empresa para as linhas urbanas de Maceió, ficaram parados a mais de 10 meses na garagem, impedidos de circularem porque tinham ar condicionado.
   A empresa que tinha a intenção de colocar 40 geladinhos em circulação em Maceió, chegou a conseguir autorização da Superintendência de transporte e trânsito ( SMTT ), para implantar o equipamento, por meio da portaria 328, de Novembro de 2003, pedindo renovação em 2004.
  Até março de 2005 não teve resposta, para complicar ainda mais o quadro, a portaria foi revogada no final de 2004, por pressão das empresas concorrentes.Os ônibus ficaram parados por força da concorrência que até queriam que fossem retirados os ônibus que já circulavam na linha JOSÉ TENÓRIO- IGUATEMÍ.
   Como não tinha nenhuma resposta a empresa resolveu levar os ônibus as ruas em forma de protesto, a população que seria beneficiada com esses ônibus , ficou do lado da empresa. É um absurdo uma empresa proibida de atender melhor os seus usuários, eles poderiam muito bem também colocarem ônibus com ar condicionado, o problema é que eles teriam de investir em ônibus novos.
    De acordo com a empresa, que realizou um estudo, a utilização dos ônibus com ar condicionado aumentaria em apenas 3,1% a planilha de custos,o que significaria 0,046 centavos por passageiros. Esse valor não seria repassado para o passageiro, pois iria ser compensado com o aumento de passageiros.
   As outras empresas queriam que a tarifa fosse maior que a do ônibus normal, o que a REAL ALAGOAS não aceitou, o superintendente da smtt da época Leonardo Loureiro não Quiz se pronunciar. Ele só falou que iria agendar uma reunião com o prefeito CÍCERO ALMEIDA. 




   Comentário feito através da reportagem feita pelo jornal Gazeta de Alagoas,caderno geral, página g21,domingo 13/ 03 / 2005.


 Tá calor ai fora vem pro Geladinho Parte 2

Nenhum comentário: