sexta-feira, 27 de julho de 2012

HISTÓRIA

                O  TRANSPORTE PÚBLICO

   
     Em 1662 com uma licença do rei LUIZ XIV para explorar cinco rotas com carruagens, BLAISE PASCAL definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o serviço de transporte público coletivo. Na sua empreitada , o serviço deveria cumprir os seguintes critérios:
  • Os carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro;
  • As saidas obedeceriam horários regulares,mesmo sem passageiros;
  • Cada ocupante iria pagar apenas pelo seu lugar,independente de quantos lugares tinham ocupados nos carros;
  • A rota ao redor de Paris seria dividida em cinco setores,a tarifa de cinco centavos permitiria um setor.Além disso , deveria ser paga uma nova tarifa;
  • Não seria aceito ouro como pagamento, afim de evitar atrasos.           
    O serviço perdurou por 15 anos  após a morte de PASCAL ,naquele mesmo ano ,porém, restrições do Parlamento para que fosse usado apenas por pessoas " de condições" e o aumento da tarifa para seis centavos, gradualmente foram tirando a popularidade do negócio, até que ele foi extinto em 1677.
    Apenas 157 anos depois , em 1826 , com a criação do Ônibus por STANISLAS BAUDRY,na também Francesa NANTES é que o conceito de transporte público seria retomado e ainda seguindo os mesmos critérios definidos por PASCAL , que a propósito ainda hoje estão presentes no transporte público moderno.
    Em 1828 próprio BAUDRY fundou em PARIS a Enterprise Générales des Ominibus para explorar o serviço de transporte coletivo na capital francesa.Logo em seguida , seu filho iniciaria empreendimentos similares em LYON e BORDÉUS, ABRAHAM BROWER havia estabelecido em 1827 a primeira linha de transporte público em NOVA YORQUE.
    Em 1829 a novidade chegaria a LONDRES pelas mãos de GEORGE SHILLIBLEER e,a partir dai alcançaria rapidamente as principais cidades da AMÉRICA,EUROPA e demais partes do mundo.O ônibus foi a primeira modalidade a servir o transporte público, inicialmente tracionados por cavalos (conhecidos em PORTUGAL por AMERICANOS ) evoluiu popularizando os sistemas de bondes , ao incorporar trilhos e ,posteriormente, substituindo a tração animal por eletricidade.
     Em 1863 é inaugurada a primeira linha de metrô, em LONDRES, viria estabelecer novos paradigmas de qualidade no transporte público, o metrô de Londres era uma adaptação urbana da já conhecida ferrovia, porém, segregando-se o sistema em vias exclusivas e subterrâneas.O metrô alcançava a inédita eficiência em velocidade e volume de passageiros transportados,liberando a superficie para o transporte individual ou para os pedestres.
    Após LONDRES, PARIS inauguraria seu METROPOLITAIN em 1900,NOVA  YORQUE teria oficialmente sua primeira linha subterrânea de metrô em 1904, embora já contasse com linhas elevadas urbanas três décadas antes disso. Em PORTUGAL o metropolitano de Lisboa foi inaugurado no dia 29 de Dezembro de 1959, no Brasil a primeira linha subterrânea foi inaugurada em 1974 ,dando inicio ao metrô de SÃO PAULO.
     Com a popularização do automóvel no inicio do século XX o ônibus retornaria á pauta como alternativa de transporte público.Inicialmente , os ônibus eram baseados em caminhões, com uma carroceria adaptada para o transporte de passageiros, então o ônibus foi adquirindo personalidade própria.




FONTE : wikipedia.org.com
                               onibusalagoas.blogspot.com
       
                               

Nenhum comentário: