sábado, 19 de agosto de 2017

As Linhas Mais Longas de Maceió.




    Quem é de Maceió sabe daquela velha brincadeira de que as linhas do Circular rodam tanto e nunca chega ......, mas , apesar de todo esse " arrodeio " as linhas do Circular não é a linha de ônibus mais longa ou extensa de Maceió, na verdade não chega nem Perto.
  
     Linhas como 703 - T. I. BENEDITO BENTES / P. VERDE / via Gruta, tem praticamente a mesma quilometragem, apesar da distância que ela percorre.

      A Linha 201 - CIRCULAR 1 , representa somente 45,7 KM em todo o seu percurso, passando primeiramente pelo Mutange, subindo a Ladeira do Calmon, onde recentemente seu itinerário foi estendido até o Ouro Preto, seguindo pelo bairro do Farol, Rodoviária, Feitosa, Jacintinho, Prais, chegando até seu Terminal no Trapiche. Já a 202 - CIRCULAR 2, são apenas 44,8 KM fazendo o itinerário inverso da 201. 
     Essas duas Linhas são operadas peia Viação Veleiro, mais é a linha mais extensa da empresa, ficando com a 906 - PONTAL / UFAL, com 57,6 KM. Agora , vamos te apresentar o RANKING das 3 linhas de ônibus mais extensa de Maceió.


     Em TERCEIRO LUGAR , a linha 706 - EUSTÁQUIO GOMES / PONTA VERDE, é também a linha mais extensa operada pela empresa Real Alagoas, antes era operada pela Cidade de Maceió. São aproximadamente 60,8 KM de extensão, em um percurso que dura até 2h 30mim ( dependendo do Transito ), saindo da parte alta até o Bairro da Ponta Verde, tendo sua rota principal, a Via expressa.



      Em SEGUNDO LUGAR , as linhas 223 - IPIOCA / MERCADO, via Poço ou P. Verde, apesar das duas variações, a diferença na quilometragem é mínima, são aproximadamente 75,4 KM de extensão, onde tem seu ponto inicial no Bairro de Ipioca, indo até o Centro da cidade. Hoje ela é operada pela Cidade de Maceió, antes da licitação pela Real Alagoas e para os mais antigos, pela extinta Atlântica.



       A Linha MAIS EXTENSA de Maceió é nada mais, nada menos, que a 604 - IPIOCA / UFAL, operada atualmente pela cidade de maceió, essa mesma linha ja foi operada pela Real Alagoas, entre 2012-2016. Com um percurso de aproximadamente 86,3 KM , ela sai do Conjunto Eustáquio Gomes, na parte alta da capital e vai até o Litoral Norte, passando pelas principais Avenidas , como; Durval de Goes Monteiro, Fernandes Lima, Rotary, Josepha de Melo ou Ladeira do Óleo, seguindo pela AL - 101 Norte, até chegar em seu ponto final, em Ipioca. Todo o seu Itinerário dura aproximadamente, ou mais, quase 3 horas ida e volta.


     Esse posto de linha mais extensa de Maceió, poderá perder este título quando na fase II da licitação, a 604 deixará de ir até a Ipioca, onde fará integração física no Terminal de Integrado de Cruz das Almas, mais isto é assunto para outro posts, perdendo boa parte do seu percurso, ou seja, a 223, citada a cima, sim, se tornará a linha mais longa e extensa de Maceió.



     Matéria e Fonte  :  Busologia Alagoana ( Facebook e Instagram )
Texto  :  Eddy Atalaia
  
* Dados Retirados do Edital da Licitação de Maceió ( 002 - Anexo 1 )
**  Informações Sem Citar as Linhas Corujão


Nenhum comentário: