segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Gato Preto vai testar ônibus a Gás em São Paulo.

ADAMO BAZANI

Já está na garagem da Viação Gato Preto, operadora área 8, zona Sudoeste do sistema estrutural da capital paulista, um ônibus que pode ser movido a GNV – Gás Natural Veicular ou biometano, combustível obtido pelo processamento de gases gerados na decomposição do lixo.
Fontes ligadas à empresa de ônibus enfatizaram ao Diário do Transporte que trata-se de um teste.
Ainda não há data para a circulação com o veículo, mas o intuito da empresa é colocá-lo na linha 874C/10 (Parque Continental / Metrô Trianon-Masp).

O modelo é apresentado à companhia de ônibus bem às vésperas do edital de licitação dos transportes da cidade que deve exigir das empresas operadoras cumprimento de metas de redução de poluição.
As metas farão parte do edital. Além disso, projetos na Câmara Municipal querem estipular novo cronograma de substituição da frota a diesel no lugar do artigo 50, da Lei de Mudanças Climáticas, de 2009, que na época que foi assinada previa a substituição de 10% ao ano dos ônibus até que em 2018 nenhum veículo de transporte coletivo dependesse somente de diesel. Atualmente, apenas 6% da frota dos 14,7 mil ônibus teriam condições de atender a esta lei.

Do ponto de vista econômico, Olimpio destacou que o gás natural é adequado para a realidade brasileira.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fotos  :  William Alves Monteiro - Canal Willybus
Texto e Reportagem  : Adamo Bazani - Diário do Transporte


Nenhum comentário: