As unidades fabris na Índia em parceria com a Tata Motors foram determinantes para o desempenho da Marcopolo, a fabricante de carrocerias de ônibus de Caxias do sul expandiu as vendas em 11% , um total de 15.936 unidades. Na Índia foram montados 4.657 ônibus, uma alta de 69,6%, o resultado positivo de 25% foi apurado no Egito com 136 unidades.
Os declínios mais expressivos foram registrados na Argentina , com 47,4% para 319 ônibus e na Colômbia 18,5% para 450 ônibus. No mercado doméstico as vendas caíram 1,5% totalizando 8.333 veiculos, também foram menores em 2,9% , as exportações em 1.161 embarques.
A receita liquida cresceu 17,5% para perto de R$ 1,8 Bilhão, no Brasil a alto foi de 9,6% cm receita de R$ 1,181 Bilhão e no Exterior de 36,1% somando R$ 618,2 Milhões a receita, com a venda de urbanos cresceu 22% para mais de R$ 603 Milhões, com a venda de Chassis a empresa faturou 63 Milhões.
O orçamento para 2012 manteve a projeção de 32,5 Mil unidades, mais elevou a receita para 3,8 Bilhões ante R$ 3,6 Bilhões iniciais , assim como os investimentos de R$ 140 Milhões para R$ 220 Milhões. Em volumes de produção a Índia cresceu de 7,7 Mil para 8,4 Mil, na Argentina foi feito o corte de 53% de R$ 1,3 Mil para 700 ônibus, no México e 12% para R$ 1,5 Mil , no Egito e na Austrália foram acrescidos 100 ônibus em cada Fábrica e na Colômbia foi mantida as 900 unidades.
FONTE ................: Jornal do commércio
FOTOS.................:
Marcio Bruxel
Jair Barreiras
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