sexta-feira, 10 de maio de 2013

ASSOCIAÇÃO QUER ADOTAR NOME DE METROBUS

ASSOCIAÇÃO QUER ADOTAR
NOME DE METROBUS PARA
BRT´s NO BRASIL.
   A Associação das empresas de ônibus urbanos levará proposta às companhias do setor para adotar no Brasil o nome de Metrobus para os BRT´s ( Bus Rapid Transport ), BRT é um sistema onde ônibus de alta capacidade trafegam em corredores com sinalização e superfície especiais e os passageiros embarcam em estações, pagando antes pela passagem. Nos próximos  anos, o país planeja construir 1.272 KMs dessas linhas em 24 grandes cidades,com investimentos de R$ 21 Bilhões.
BRT do Rio de Janeiro
   Deste recurso, R$ 8,4 Bilhões virão da iniciativa privada para compra de ônibus e sistemas de sinalização. Os empresários tem a expectativa de que esse novo sistema poderá tirar o sistema, que fatura R$ 28 Bilhões ao ano, do atoleiro. A cada ano, o sistema perde passageiros e reduz seus ganhos com o uso do ônibus comum.
BRT Manaus
      " Quem não se adaptar ao novo sistema, vai morrer ", diz Otávio Cunha, Presidente da NTU ( Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos ), que preconiza integração entre ônibus e outros sistemas como trens e metrôs. A intenção de mudar o nome é para que o novo sistema não seja confundido com ônibus comum. O nome é o mesmo usado na cidade do México, onde o sistema é integrado com o metrô e vem sendo bem sucedido.
BRT São Paulo
  O ministro das cidades, Agnaldo Ribeiro,cobrou a mudança do nome no encontro do setor, em Brasília. O seminário contou com a presença de especialistas internacionais. Entre eles Guilherme Calderon, diretor do sistema Mexicano, e Brendan Finn, especialista em BRT´s que já avaliou a implantação desses sistemas em todos os continentes.
BRT Curitiba
       Finn diz que em todo o mundo o BRT tem dificuldade para se diferenciar como uma nova alternativa de transporte. Ele compara o sistema dos bondes, que morreram na década de 1950 e depois renasceram como VLT na década de 1990 e hoje são muito aceito por políticos, técnicos e a população.
BRT Goiânia
    " Apesar dos bons resultados, alguns políticos e técnicos consideram o BRT solução para os pobres e acabam preferindo soluções mais avançadas. A grande insônia é  que eles falham em observar que em cidades  como Paris, Nova Iorque, Seul e Londres estão fortemente investindo em ônibus " afirmou Finn
BRT Palhoça /SC
         Os primeiros resultados de implantação desse sistema novo em grandes cidades, como no Rio de Janeiro e São Paulo, estão sendo considerados bons, com redução de tempo e de viagem em 23 % e o consumo de combustível de 50%.


Fonte       :
Jornal Floripa
www.Tere-bus.com

Fotos       :
Felipe de Oliveira
Jair Barreiros


Nenhum comentário: