terça-feira, 7 de maio de 2013

DIÁRIO DE BORDO: DE FORTALEZA À BELÉM - PARTE 1

FORTALBUS.COM CONTA RELATOS DE  UM PASSAGEIRO QUE TOPOU FAZER ESSA GRANDE VIAGEM.

    Por Rafael Fontenele

   Tive a oportunidade de realizar uma viagem entre Fortaleza e Belém no final do ano passado. Imaginava que seria uma viagem comum, mais a mesma me revelou algumas surpresas. Durante a viagem irei descrever como foi desde a escolha da companhia, compra da passagem, embarques e desembarques até a minha chegada em Belém.
   A oportunidade surgiu inesperadamente, pois um de meus amigos estava aniversariando e o mesmo gostaria que eu comparecesse. Como o aniversário seria na sexta- feira, escolhi a Quarta- feira para viajar. Eu não sabia que havia a possibilidade de ir de avião, como nas outras vezes, tornando a viagem mais rápida.
  Como todo bom busólogo, decidi ir de ônibus mais de uma forma diferente da comum, pois enquanto muitos escolhem viajar da origem ao destino em uma passagem só, eu escolhi viajar por trechos. O primeiro trecho entre Fortaleza e Teresina, o segundo trecho entre Teresina e Santa Inês no Maranhão e o terceiro e último trecho entre Santa Inês e Belém, tendo assim a oportunidade de andar em ônibus que eu os via apenas por foto, e foi assim que aconteceu.
     No domingo que antecedeu a viagem, fui por volta de meio dia comprar a passagem. Ainda, não sabia qual empresa escolher, mas pesquisando os preços através de amigos, constatei que no trecho Fortaleza e Teresina há quatro empresas que atendem o trecho, são elas :
  TRANSBRASILIANA, que faz a linha Fortaleza / Palmas- TO, com parada na Rodoviária João Tomé às 19:00. Geralmente, o ônibus é um IRIZAR PB, que dispensa elogios quando o assunto é conforto. A passagem na Transbrasiliana é a mais cara, chegando a custar R$ 86,86.

    A TRANS BRASIL , que através da politur, faz a ligação entre Fortaleza / Teresina. O ônibus é o velho conhecido por nós, busologos, o DD da Politur, que também dispensa comentários  quanto ao conforto.
          O horário de saída também é 19:00 e a passagem custa R$ 75,00.

  A EXPRESSO GUANABARA também opera no trecho, com diversas linhas e horários que saem de Fortaleza e passam por Teresina. Os ônibus utilizados são do modelo paradiso 1200, na configuração que conhecemos como " toco ". O conforto não é o dos melhores, mas a passagem é a mais barata entre as empresas que operam o trecho, chegando a custar  R$ 63,00.

   E por último a EXPRESSO SATÉLITE NORTE, que também opera entre Fortaleza e Teresina, com a linha Porção de Pedras-MA. A frota da Satélite é toda com modelos LD, fazendo com que o conforto ao passageiro seja o diferencial.
   Ela é adorada por muitos busologos e resolvi escolher a mesma para fazer essa primeira parte da viagem. Ao chegar na Rodoviária, me dirigi ao guichê da Satélite, onde fui muito bem atendido pela Senhora Socorro. A passagem custou R$ 69,00,preço bem abaixo da Transbrasiliana e da Trans Brasil.

      Comprei a passagem para a Quarta-feira, com saída marcada para às 19:00. O legal é que, no ato da compra da passagem recebi um calendário personalizado da empresa como brinde, o que é bem interessante. Na quarta-feira, cheguei na Rodoviária por volta de 18:00, uma hora antes do horário previsto para a saída da viagem.

  De praxe, bati algumas fotos nas plataformas de embarque com os trucados da Guanabara, o envelopado com a homenagem a Luiz Gonzaga, o gold da Itapemirim G6 que seguia para Salvador ( que saiu bem lotado ). Às 18:30 em ponto, o ônibus de nossa viagem chegou, era o 10500 da Satélite Norte.
     Fiquei feliz, pois viajaria num LD G7, carro impecável, tem 44 lugares, poltronas leito-turismo, 4 Tvs, água à vontade e câmeras na porta, cabine do motorista e no saguão. Os motoristas fizeram o embarque dos passageiros, um responsável pelas bagagens e o outro recebendo as passagens e distribuindo o travesseiro e a manta que vinham ensacados e higienizados.

    Na porta um tapete vermelho e logo a porta   um bloco para o passageiro dá sua opinião sobre a viagem. A poltrona quase que vira uma cama, e com o apoio para as pernas a sensação é de que você realmente deita. Todas as poltronas tinham um saco de lixo, onde havia impresso por fora dele, informações sobre como fazer uma viagem segura, o uso do cinto e os locais onde haviam janelas de emergências dentro do veículo.
   Achei interessante, pois nunca havia visto este tipo de informação em um saco de lixo.

Veja Também : DIÁRIO DE BORDO : DE FORTALEZA A BELÉM PARTE 2
Diário de Bordo : de Fortaleza à Belém Parte 3   
Diario de Bordo de Fortaleza Belém Parte 4
Fonte     : 
Rafael Fontenele
Fotos    :

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