sábado, 15 de março de 2014

CAMPINAS / SP : RECEBEU 35 ÔNIBUS NOVOS.

CAMPINAS RECEBEU 35 ÔNIBUS NOVOS ACESSÍVEIS PARA O TRANSPORTE PÚBLICO.

    Prosseguindo com o processo de renovação, melhoria e acessibilidade da frota do transporte público coletivo municipal, adotado pelo prefeito Jonas Donizette desde o início da gestão, Campinas está recebendo 35 novos ônibus, todos acessíveis. Os veículos irão atender as regiões dos bairros Jardim Santa Mônica, Amarais, Esmeraldina, Alphaville, Taquaral, Castelo, Proença, Cambuí, Centro, São Bernardo e eixo da Abolição.


   A iniciativa beneficia 19,5 mil passageiros por dia. Com os novos veículos, a frota atinge 54% de acessibilidade. Em 2010, a acessibilidade representava 30% do total de veículos. Campinas tem muitos desafios e nós precisamos lidar com todos eles, no nosso dia a dia. O transporte é um deles. Por isso, continuamos na nossa missão de oferecer, cada vez mais, a entrega de ônibus com qualidade para a população e a busca da meta de 100% da frota toda acessível, declarou o prefeito Jonas Donizette.

    A apresentação dos veículos à população foi realizada na manhã desta terça-feira, 11 de março, na Praça Arautos da Paz. Além do prefeito Jonas, o evento também contou com a presença do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, secretários, vereadores, empresários do setor de transporte, representantes de conselhos municipais, motoristas e familiares.

    Ainda nesse primeiro semestre, a expectativa da Administração municipal é de que mais 105 novos ônibus acessíveis entrem em operação, totalizando 140 veículos. Nós realizamos estudos permanentes, para avaliar a quantidade de passageiros e a oferta de veículos. O processo de renovação da frota será constante e, também, a ampliação ao acesso das pessoas com deficiência, afirmou o secretário Carlos Barreiro.

    Em 2014, essa é mais uma ação positiva da Prefeitura no transporte público. Em fevereiro, o prefeito Jonas Donizette ampliou o Passe Lazer de uma para duas datas no mês.


Acessibilidade
    Todos os 35 veículos são acessíveis. Eles são dotados de elevador, para acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada; botão de parada com indicação em braile; espaço para cadeirantes; bancos para idosos, obesos e gestantes; além de encostos dos bancos mais altos, oferecendo maior conforto e comodidade aos usuários.


   Os veículos têm capacidade para 82 passageiros. Os investimentos foram da ordem de R$ 9,8 milhões.

Linhas favorecidas
   Confira as linhas que ganharão novos veículos:

3.11 – Jardim Santa Mônica;
3.42 – Jardim Aliança;
3.53 – Alphaville;
3.60 – Proença / Castelo;
3.82 – Cambuí / Campinas Shopping.

    Essas linhas integram a Área 3 (Verde) do Sistema InterCamp, formada pelas regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição. A Área Verde é operada pelo Consórcio Urbcamp, formado pelas empresas VB Transportes e Turismo Ltda. e Coletivos Pádova Ltda.

Avenidas em Maceió com trânsito proibido á caminhões nos horários de 6 ás 10 e de 12 ás 20 horas.
InterCamp
    O Intercamp é o sistema de transporte público coletivo de Campinas. Com os novos veículos, o Sistema Intercamp tem 1.247 ônibus em operação, sendo 999 do sistema convencional e 248 do sistema alternativo. Desse total, 671 são acessíveis (54%).

     A idade média da frota é de cinco anos. Campinas possui 208 linhas de ônibus municipais. Em 2013, o Intercamp registrou uma média de 15,6 milhões de passageiros por mês. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 240 mil usuários.

Áreas
    O Sistema Intercamp é distribuído em quatro áreas:

- Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.
- Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop.
- Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, rodovia Campinas – Mogi Mirim e corredor Abolição.
- Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos.


Informações  : EMDEC
Fonte e fotos  : meutransporte.blogspot.com.br


Nenhum comentário: