quarta-feira, 9 de abril de 2014

ARTICULADOS DE VOLTA ÁS RUAS DE FORTALEZA.

ÔNIBUS ARTICULADO EM TESTE PELAS RUAS DE FORTALEZA.

   Foi numa manhã de trânsito complicado em Fortaleza que o articulado começou o seu primeiro dia de testes com passageiros. Apesar da divulgação da novidade em mídias como internet e TV local, muitos passageiros desconheciam a presença do ônibus articulado em nosso sistema urbano de transporte.



 Operando na linha Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu (41), o moderno ônibus chamava a atenção dos usuários presentes no terminal e nas avenidas por onde transitava. A surpresa foi ainda maior para os passageiros da linha 41, pois acabaram sendo os primeiros a desfrutarem de um veículo mais confortável e de grande capacidade de transporte.

   A cada ponto o ônibus causava um certo estranhamento, também pudera, muitos usuários nem sequer lembram-se do ultimo articulado a rodar na cidade. Embora ainda confusos, a alteração da catraca para a porta traseira facilitou a identificação ao longo do trajeto. Ao descer pela porta dianteira, além de um gentil “Obrigado”, alguns passageiros acrescentavam “Está aprovado!”.



   Com previsão de saída do Terminal de Parangaba às 11:22, o ônibus seguiu viagem somente às 12:52, atraso acumulado desde a primeira viagem devido ao transito caótico de Fortaleza. A viagem entre os terminais de Parangaba e Papicu durou 1 hora e 20 minutos, no trajeto alguns desvios, mas, o experiente motorista Aron Antônio, conduzia o articulado com facilidade, graças a tecnologias embarcadas como o motor inteligente e o cambio automático.

   Apesar do comprimento, o número de assentos se torna pequeno devido ao piso baixo total, não possibilitando um maior aproveitamento na área das caixas de rodas, portas do lado esquerdo e do motor instalado verticalmente no corredor.



   As janelas que abrem somente na parte superior incomoda um pouco nos horários mais quentes, além da porta central que é instalada muito próximo a traseira, mas, como se trata de um carro de testes, tudo é uma questão de configuração no encarroçamento.

   Apenas um articulado do modelo Volvo B360S está realizando testes em Fortaleza, entretanto, segundo a Prefeitura de Fortaleza, 10 unidades já foram encomendadas para circularem já durante a Copa do Mundo e nos futuros corredores exclusivos (BRT), estrutura essencial para a operação desses veículos de grande porte.



FONTE E FOTOS  :  Fortalbus.com


Nenhum comentário: