COM O NOVO TORINO, MARCOPOLO COMPLETA SUA LINHA G7.
Fonte : Mobildade em Foco
Matéria / Texto : Carlos Alberto Ribeiro
Fotos : Acervo Paraíba Bus Team
A Marcopolo, mesmo com a liderança inconteste que desfruta nos segmentos de carrocerias urbanas e rodoviárias para ônibus, parece não cochilar e já prepara novidades. No setor de carrocerias rodoviárias, sua liderança com a Geração 7 (G7) é absoluta e só não vende mais devido a limitação do parque fabril, que não é pequeno, mas opera com capacidade máxima de produção. E se fosse possível diminuir o prazo de entrega, comportaria ainda mais pedidos na sua abarrotada carteira de clientes. E como se não bastasse a excelência em vendas dos rodoviários G7, a fabricante gaúcha, hoje multinacional de porte, possui 47% do capital social da Neobus, cujas vendas vem numa curva ascendente. Sem contar as vendas dos ônibus da Volare, outra empresa afiliada ao grupo.
No setor de carrocerias urbanas, a Marcopolo concorre em três frentes. Primeiro com os modelos de uma das empresas coligadas à holding, a Caio Induscar, onde a Marcopolo detém 39% do controle acionário e cujo o modelo Apache Vip ocupam a liderança em vendas no Brasil. E, diga-se de passagem, são carros bem projetados, com design atraente, salão de passageiros e cockpít do motorista bem resolvidos ergonomicamente.
Outra frente aberta para a comercialização de carrocerias urbanas e outros modelos dá-se com a Ciferal, cujo controle acionário total pertence ao Grupo Marcopolo.
Mas, não contente com isso, a Marcopolo ainda mantém no seu portfólio de produtos uma linha de ônibus para o mercado urbano, com o modelo Torino. Este, já com alguns anos na linha de produção, já é velho conhecido dos empresários e passageiros. Mas, ressalte-se, embora velho, mas sempre jovem, fruto das constantes remodelações (face-lifting).
Agora, circulam em algumas fanpages, poucas ainda, mas já circula, em alguns sites especializados também, como o Portal Ônibus Paraibanos ( da equipe PBT), fotos da lateral, frente e verso da nova versão do Torino. É, parece que a Marcopolo resolveu prestigiar e investir na remodelação do seu ônibus destinado a competir no mercado de linhas urbanas. Não sabemos exatamente qual o nicho de mercado a que se destina o Torino, se é o mesmo do Apache e Apache Vip, ou se ele teve seu preço majorado, bem como layout interno mais sofisticado e, portanto, concorreria num segmento específico acima dos carros fabricados e comercializados pela sua filiada Caio Induscar.
Talvez sim, talvez não. Poderia o Torino competir no mesmo nicho explorado pelos “primos”, servindo apenas como complemento de vendas cujo intuito seria reforçar a participação de mercado ocupada pelo grupo. Pois, logo acima do Torino, há a versão Viale e Viale BRT, capacitados a linhas de maior valor agregado e a operar em linhas de alta demanda de passageiros. Mesmo assim, a foto não nos deixa mentir, a carroceria Torino continua prestigiada pela direção da Marcopolo. Sinal que segue firme na linha de produção. A foto do novo (remodelado) ônibus revela que, apesar dos 30 anos de idade, o Torino seguirá competitivo no mercado. Nele, detalhes revelam que na remodelação sofrida, o conceito da linha Viale BRT foi incorporado. Seria, então, a nova linha Torino G7.
O fato é que a nova versão do Torino parece já estar disponível para vendas e a empresa Visate, que explora uma concessão de transporte coletivo urbano na cidade gaúcha de Caxias do Sul, mesma cidade que sedia a matriz e principal planta industrial da Marcopolo, já tem uma ou mais unidades do novo Torino na sua frota. Mas parece que o Brasil não foi o pioneiro, não teve a primazia no lançamento da nova versão. Foi lançado antes na Colômbia, pela filial da Marcopolo, a Superpolo. Lá, desde março desse ano já está rodando na frota de algumas empresas. Foto divulgada no site da Superpolo comprova que o Torino segue a tendência de design do Viale BRT.
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