segunda-feira, 11 de abril de 2016

O Minimax da Atalaia.

O Minimax da Viação Atalaia de Aracaju.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos / CFO-SE
Texto e Fotos :
José Franca


O Minimax da Atalaia surgiu na renovação de 2006 da Viação Halley, que foi a compra de 12 Citmax 17.210 EOD e 03 MiniMax LO-812. Enquanto Halley rodaram nas seguintes linhas: 400 CHB2 – Circular Hermes Fontes Beira Mar 2, 604 – Terminal Rodoviário / Av. Maranhão / Term. Centro e 613 – Manoel Preto / Centro, todas elas linhas de baixíssima demanda.

No final de 2014, a SMTT pra fazer a média com associação de moradores criou a linha alimentadora 314 – São Carlos / Term. Zona Oeste (Terminal anexo a rodoviária interestadual), e ficou a cargo da Viação Atalaia a sua operação, devido ao local ser de ruas estreitas, a Atalaia teve que arranjar um micro, e foi daí que surgiu o 6662, esse roteiro não demorou muito tempo e foi modificado para 612 – São Carlos / Mercado, agora indo até o centro da cidade, tendo como destino final o Terminal Mercado (Manoel Aguiar Menezes), terminal que leva esse apelido devido a sua localização ser ao lado dos Mercados Centrais Tales Ferraz (mais pra turista) e Albano Franco (feira livre). Conj. São Carlos já teve uma linha de micro também para o Centro na época da VCA, a 610 – São Carlos/Planalto/Centro, com um roteiro diferente da 612. Essa alteração no roteiro não mudou a rotina do micro de andar sempre vazio. O interessante é que a Modelo poderia ter alugado um Thunder+ Agrale, que eram mais confortáveis e bem mais conservados que os MiniMax, mas não o fez.

– 314 iniciou a operação em 24/11/2014
– 612 em dezembro/2014 a linha foi modificada para ir até o Mercado

Essa linha tem uma frequência de 1h, funcionando de segunda a sábado, no sábado a última viagem é 13h30 sentido Mercado >> São Carlos, e é definida como Radial. Essa linha é mais uma que a empresa paga pra rodar, essas linhas aqui foram apelidadas de “Linhas Sociais”, o responsável pela “nomenclatura” foi um dos gerentes da Progresso/Tropical/Paraíso, que agora está na Viação Atalaia, o sr. Emanuel.


Quando esse micro quebra, a linha fica sem ônibus, já que a Atalaia não tem outro ônibus do tipo como reserva, a reforma que fizeram nele levou mais de 07 dias, e parece que a reforma foi só visual, já que hoje ele quebrou novamente.


Nenhum comentário: