sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Biometria no RIO , detecta 6 mil Fraudes.

Biometria em Ônibus do Rio de Janeiro detecta mais de 6 Mil Fraudes em gratuidades em dois Meses.
 
 
ADAMO BAZANI

Desde quando foi instalada em setembro deste ano, a biometria facial que reconhece a imagem do passageiro que tem direito a gratuidades ou descontos de tarifas de ônibus já detectou 6600 fraudes no uso desses benefícios.
 
 
 
O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 4 de novembro de 2016, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já foram instalados equipamentos em 3,4 mil veículos de 26 empresas de ônibus. A frota total é de 22 mil veículos. Em breve, haverá equipamentos nas estações de trens e metrô, além de nas áreas de embarque das barcas.
 
O Bilhete Único Intermunicipal do Rio de Janeiro, segundo o Governo do Estado, atende a 5 milhões de passageiros com gratuidades.
 
Desde o dia 3 outubro, 533 mil  imagens foram capturadas. “Dessas, 30 mil foram analisadas e aproximadamente 6,6 mil fraudes constatadas: 74% envolviam a gratuidade concedida aos idosos, 24% aos estudantes da rede pública e 2% aos beneficiados pelo Vale Social.A análise desses benefícios foi priorizada na primeira fase de implantação do sistema. Em virtude da existência de foto no cadastro, o que facilita a detecção de fraude. Nos próximos meses, outros benefícios passarão a ser analisados.” – diz nota do Governo do Estado.
 
A partir da próxima semana, se detectada a irregularidade, os passageiros vão receber mensagens nos validadores, sendo orientados a irem a um ponto de atendimento da RioCard para regularizar a situação num prazo de 5 dias para estudantes e 10 dias para o Vale Social e para os idosos.
 
Em caso não comparecimento, haverá suspensão do benefício por 60 dias e, em reincidência, o benefício será cancelado definitivamente. Quando cabível, será feita uma apuração por parte da Polícia Civil.
 
Por meio de nota, a administração estadual explica como funciona a biometria facial:
Com uma câmera acoplada ao validador do sistema de bilhetagem eletrônica. Será possível comprovar se o portador do cartão do Bilhete Único Intermunicipal utilizado no acesso ao transporte público é o titular do benefício concedido pelo Governo do Estado.
 
O equipamento de leitura biométrica facial, que conta com sistema wifi. Possui tecnologia capaz de capturar uma sequência entre 3 e 16 imagens do portador do cartão. Permitindo o registro de, no mínimo, 20 pontos de identificação do rosto do passageiro.
 
Quem embarcar em uma das linhas de ônibus intermunicipais do Estado passará o cartão do Bilhete Único Intermunicipal no validador, normalmente. No ato da transação, o equipamento fará as fotografias em poucos segundos. Registrando também os pontos de identificação do rosto da pessoa que embarcou no transporte público. O tempo de embarque não será alterado.
 
Os investimentos são de responsabilidade das empresas operadoras de transportes.
 
Informações : Adamo Bazani, jornalista especializado em transporte
Fonte  :  diariodotransporte.com.br
blog ponto de ônibus
Foto  :  Leonardo Alecsander
 
 


Nenhum comentário: