sexta-feira, 7 de abril de 2017

Irizar i6S, o Substituto do PB em Portugal.

Por ADAMO BAZANI

A fabricante de carrocerias de ônibus Irizar apresentou em Portugal o novo modelo e i6S, que vem preencher a lacuna deixada pelo Irizar PB, que já deixou de ser produzido.
De acordo com a Irizar, a novidade é que o veículo incorpora soluções de funcionalidade e também de estética do Irizar i8, topo de linha de produtos da empresa.
Os LEDs dos faróis iluminam mais e geram pouco calor, de acordo com a empresa. Assim como no i8, as linhas estão mais marcantes na frente e traseira, com lanternas e faróis cromados e com novos ângulos.
Além disso, o veículo possui o protocolo de comunicação e sistema Multiplex que permitem um serviço de diagnóstico e recolha de dados por meio de uma máquina OBD que pode detectar dados em tempo real e evitar quebras de trajeto.
Os bancos dos passageiros incorporam elementos que aumentam conforto e o espaço do motorista foi reformulado apresentando melhor ergonomia, ainda segundo a empresa.

O Irizar i6S está disponível em duas versões de altura – 3,73 m e 3,93 m e em cinco comprimentos: 10,7 metros, 12,2 metros, 12,92 metros, 14 metros e 15 metros.
É possível encaroçar chassis de diversas m
arcas ou optar pelo monobloco com motor DAF Euro VI.
BRASIL:
No Brasil, a Irizar é a marca que menos fábrica carrocerias, de acordo com dados da Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus; foram pouco mais de 200 unidades sendo que a maioria para o mercado externo com mais de 180 veículos.
Instalada em Botucatu, no interior de São Paulo, ao lado da planta da Caio, a Irizar não apresentou para o Brasil ainda a intenção de ampliar a gama de modelos e tão pouco entrar no segmento de urbanos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário: