ESPECIAL : CINCO DÉCADAS DA LINHA GRUTA / CENTRO.
POR GUSTAVO ALFREDO ALLBUS
030 - Gruta / Centro (Term. Novo Mundo), provavelmente você algum dia já teve que utilizar os serviços desta linha, também não é pra menos, são quase 4 décadas de viagens e horários cumpridos rigorosamente servindo o tradicional bairro de mesmo nome, na parte alta da capital Maceió. Mas vamos voltar um pouco no tempo, mais precisamente para a década de 60.
A Maceió que conhecemos hoje era muito diferente da que começou a sua expansão no começo dos anos 60. Restringia-se a grande faixa que hoje é popularmente conhecida como “parte baixa”, que ia do Pontal da Barra até o bairro de Jaraguá, com algumas peculiaridades como o bairro de Bebedouro, tido como bairro das elites naquela época (algo equivalente a Pajuçara e Ponta Verde nos dias atuais).
Pois bem, com o crescimento para a parte alta eis que surge o bairro da Gruta de Lourdes, idealizado pelo patriarca da família Breda. Um bairro calmo, tranquilo, com muitas residências e alguns poucos comércios – ideal para quem queria fugir do já badalado e vizinho bairro do Farol. Com o progresso chegando à localidade os transtornos também começaram a aparecer e com isto logo todos começaram a se perguntar: “Como sair daqui pro centro, sem uma opção de ônibus?”. Ai então começa a história de uma das mais antigas linhas de ônibus de Maceió.
Ainda na década de 60 a Autoviária São Braz fazia parte do sistema e deu início ao transporte de passageiros ligando o bairro até o centro da cidade, já utilizando um projeto da avenida Fernandes Lima que diferia totalmente do que conhecemos hoje. A partir da segunda metade da década de 70, com a chegada da empresa Real Alagoas, foi que a linha se tornou mais utilizada pela população. É também a partir deste momento que ela passa a ganhar mais enfoque da empresa que visava atender a mais usuários, tendo em vista o crescimento do bairro e por ter sido, durante muito tempo, a única opção ligando a região à parte central maceioense.
Durante quarenta anos ininterruptos o ponto final da linha foi a localidade conhecida como “Grutão”, uma rua próxima ao que hoje se encontra o Hiper Bompreço do bairro. A partir do ano 2000 a linha teve seu itinerário alterado e subdividido. Seis ônibus faziam o percurso diariamente, três com o terminal no bairro do Ouro Preto e três no bairro do Novo Mundo. Logo depois o ramal do Ouro Preto foi encerrado, continuando apenas com o do Novo Mundo.
No mandato do prefeito Cícero Almeida algumas linhas de ônibus foram extintas e a antiga 029 – Avenida Rotary / Centro estava nesse meio. Para cobrir o buraco deixado por esta a 030 passaria a ser via Rotary, permanecendo assim até os dias atuais.
Hoje a linha conta com uma frota de cinco veículos (três deles adaptados para deficientes físicos) e opera com uma frequência de 15 minutos nos horários de pico.
FONTE : WWW.PORTALLBUS.COM
FOTOS : MÁRIO CUSTÓDIO / RAMON ANGELO / THIAGO ALEX / WILLIAN PONTUAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário