quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A BUSOLOGIA QUE INVADE O MUNDO.

ESPECIAL MOB CEARÁ PELO MUNDO.

Sempre focado no mercado local, a busologia brasileira quase sempre se concentra apenas nas próprias produções e nos modelos operantes nacionais.

O Brasil concentra uma das maiores populações busólogas no mundo, cheias de paixão e atentas aos diversos detalhes do transporte coletivo, que é tratado pela maior parte dos habitantes mundiais apenas como o meio de locomoção de um lugar ao outro.


Entretanto, nos canais brasileiros, pouco se fala da busologia no exterior, que também possui uma força significativa, especialmente nos países da América Latina e na Europa.

"Nuestros hermanitos" cultivam o mesmo sentimento pelo ônibus que os busólogos brasileiros possuem naturalmente: Admirar, e expressar sua paixão através das artes como a fotografia, por exemplo.

ônibus Boliviano
Ônibus Colombiano
Ônibus Peruano
Em diversos países da Europa, o "Bus Spotting" é bem antigo e também se encontra em crescimento, sendo que, a cada dia, surgem mais adeptos, que pesquisam os veículos que circulam na sua cidade, em seu país e nos países vizinhos.

Busologos Poloneses
Um bom exemplo da busologia europeia é o saudoso busólogo Kenneth Deri Evans, que possuía um vasto acervo de sua terra natal, o País de Gales, no Reino Unido. Deri viajou por vários países registrando os ônibus de todas as localidades e encontrou na capital cearense a sua futura morada, ao lado da esposa Maria Ester.


Kenneth faleceu em Novembro de 2013, deixando um inestimável legado, que está guardado para sempre na rede mundial de computadores.

Inglaterra
País de Gales
Voltando à busologia no mundo, outros países também possuem seus aficcionados pelo transporte coletivo, de forma não tão difundida ou tão divulgada quanto a busologia das Américas e da Europa, mas que sabem preservar também o passado e admirar o presente.

Exemplos desses países são: Japão, Austrália, Indonésia e até os Emirados Árabes Unidos.

África do Sul
China
Indonésia
Japão
Austrália
Emirados Árabes

Há alguns dias, o MOB Ceará recebeu imagens registradas pelo empresário Carlos Feitosa de Albuquerque Lima, proprietário da Terra Luz Transportes, que mostram alguns ônibus que circulam na Alemanha e em Portugal.


O empresário enviou as fotos que ele registrara em seus momentos de lazer, nas cidades de Bodenmais e Regensburg, na Alemanha e na capital portuguesa, Lisboa.





Os belos ônibus são de marcas ou de modelos que não são vistos no Brasil e que operam nos segmentos urbano e de fretamento na Alemanha. Alguns dos veículos luxuosos pertencem à fabricantes como a Setra, uma montadora alemã que pertence a Daimler AG, detentora da Mercedes-Benz.


Além da referida Setra, alguns ônibus que foram registrados possuem as marcas MAN, Neoplan ou monobloco Mercedes-Benz Citaro, entre outros.





Estas imagens surgiram para provar o que muitos não sabem, mas que, em Fortaleza, existem alguns empresários que alimentam a paixão pelos ônibus, e não apenas consideram o ônibus como uma recurso para manter uma empresa.

Confira na fanpage do MOB Ceará no Facebook, mais algumas imagens dos ônibus europeus, registradas pelo empresário Carlos Feitosa.


Através desta matéria, o MOB Ceará pretende estimular, no busólogo cearense e brasileiro, o hábito de observar outros horizontes, a descobrir grandes novidades que fazem parte do cotidiano de pessoas do outro lado do planeta.

Fonte : MOB Ceará



Nenhum comentário: