ONDE FORAM PARA OS EX 2002 DA MAX TURISMO E O 1429 DA RIO TINTO.
Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Acervo Paraíba Bus Team / Guilherme Estevam / Flávio Rodrigues Silva / Clemilton Rodrigues
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Acervo Paraíba Bus Team / Guilherme Estevam / Flávio Rodrigues Silva / Clemilton Rodrigues
Vamos contar agora a história de um dos primeiros DDs da Paraíba, o 2002 da Max Turismo. Comprado junto a outras duas unidades, marcou uma revolução no segmento de turismo e receptivo do estado, bem como ajudou na projeção nacional da Max Turismo como referencial no segmento no país.
Busscar Panorâmico DD encarroçado sob o chassi Mercedes-Benz O-400RSD, o veículo foi incorporado à Max Turismo no ano 2000 - e fabricado em 2000. Os irmãos 2000 e 2003 foram fabricados ainda em 1999, porém os três vieram juntos no ano seguinte.
O veículo 2002 deixou a empresa em 2012. Foi vendido a alagoana Santurismo, com sede na capital, Maceió. A empresa manteve a numeração 2002 no veículo. Ficou pouco menos de seis meses na empresa.
Em 2013, o veículo é vendido novamente, e encontra-se desde então na São Gabriel Turismo, com sede em Salvador (a placa do veículo agora consta como sendo de Barreiras, no oeste baiano). Lá ganhou nova numeração, 009.
Quem vê esse carro rodando na capital paulista, mais precisamente nos arredores do Terminal Rodoviário da Barra Funda, não deve talvez imaginar que ele seja um dos carros mais marcantes que já passaram na frota da Viação Rio Tinto. Atualmente pertencente a um particular, marcou história na empresa paraibana.
Adquirido em 1996 junto a outros veículos, como o 1402 e 1430, os veículos de carroceria Marcopolo Viaggio GV 1000, sob chassi Scania F113HL, eram presença garantida no Terminal Rodoviário e na BR-101 Norte. Eram de fundamental importância para a Viação Rio Tinto operar as linhas que ligavam a capital paraibana a cidade que lhe dá o nome, bem como a outros municípios como Mamanguape e Sapé.
Sua saída da empresa se dá no início da década de 2010. A Rio Tinto renovara massivamente sua frota para atender as linhas que antes eram operadas pela Boa Viagem. Os Scanias 1429 e 1430 são vendidos a empresa Princesa do Longá, que opera linhas intermunicipais no Piauí.
É vendido no final do ano passado, e desde então, de propriedade de particular, apareceu em vários outros locais, como Anápolis, em Goiás, até aparecer em São Paulo, capital. A placa dele ainda consta como sendo de Teresina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário