QUARTA ETAPA DE RACIONALIZAÇÃO DE LINHAS DE ÔNIBUS NO RIO DE JANEIRO. ETAPA TEVE INÍCIO NO SÁBADO ( 28 / 11 ) , SEGUNDO A PREFEITURA 20% DA FROTA DE ÔNIBUS FORAM REDUZIDA, A META É ELIMINAR 35% DOS COLETIVOS.
POR ADAMO BAZANI
Entrou em vigor a partir deste sábado, 28 de novembro de 2015, a quarta etapa de racionalização das linhas de ônibus na zona sul do Rio de Janeiro.
Nesta fase, uma linha troncal vai substituir cinco linhas convencionais e outra linha terá o trajeto encurtado, como explica a prefeitura em nota.
“ Entra em operação a linha Troncal 6 (Jardim de Alah—Rodoviária-via Túnel Santa Bárbara) em substituição a cinco linhas — 136 (Rodoviária-Copacabana), 154 (Central-Ipanema), 126 (Rodoviária-Copacabana), 128 (Rodoviária-Leblon) e 155 (Central-Ipanema). No mesmo dia entrará em funcionamento a Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório-via Itanhangá), que substitui a linha 354 (Cidade de Deus-Praça 15). Já a linha 434 (Grajaú-Leblon) passará a ser circular e terá seu trajeto encurtado na Rua Real Grandeza, em Botafogo.”
Nesta semana o Rio Ônibus , que une as empresas de ônibus da cidade, foi multado em R$ 50 mil por falta de informações adequadas aos passageiros em relação às mudanças anteriores.
A Secretaria Municipal de Transportes diz que fiscais vão monitorar o trabalho de comunicação feito pelas empresas e que pode determinar outras multas.
Ainda de acordo com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o objetivo é eliminar sobreposição de linhas e reduzir a frota, mas sem afetar a oferta de lugares no transporte público.
Na nota, a prefeitura diz que até março de 2016, devem ser reduzidos 35% dos ônibus que circulam na Zona Sul.
“Nas três primeiras etapas da primeira fase foram criadas oito novas linhas (mais um serviço parcial), 12 linhas tiveram seus trajetos alterados e outras 23 foram extintas. Estudos preliminares mostram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro da cidade. A implementação total do projeto deve ser finalizada em março de 2016, reduzindo 35% da frota que circula na Zona Sul da cidade.”
Em busca do melhor itinerário para seus deslocamentos, os usuários podem consultar o aplicativo e o site Vá de Ônibus, do Rio Ônibus. Basta informar a origem do deslocamento no campo “Onde Você Está” e o destino, no campo “Aonde Você Quer Ir”.
O aplicativo ordena as opções de acordo com critérios como menor distância percorrida pelas linhas; menor distância percorrida a pé; e menor número de transbordos (baldeações) a serem realizados durante o percurso.
Além de determinar ao Rio Ônibus que intensifique nos próximos dias o trabalho de comunicação direta aos usuários, a SMTR adotou uma série de medidas para disponibilizar as informações sobre as mudanças e assim garantir o maior alcance das informações aos usuários.
Os canais oficiais de comunicação da Prefeitura, como Diário Oficial e as mídias eletrônicas, entre sites e redes sociais, estão permanentemente atualizados a cada nova etapa. Reuniões com moradores e representantes das subprefeituras contam com a participação de técnicos da SMTR.
Linhas criadas
- Troncal 6 (Jardim de Alah- Rodoviária – via Túnel Santa Bárbara) – BRS 1
Itinerário de ida: Av. Borges de Medeiros (entre à Rua Humberto de Campos e a Av. Borges de Medeiros), Av. Borges de Medeiros (sentido Ipanema), Av. Epitácio Pessoa, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Av. Nossa Senhora de Copacabana, Av. Princesa Isabel, Túnel do Leme (galeria Engº Coelho Cintra), Av. Lauro Sodré, Av. Venceslau Braz, Av. Pasteur, Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo (pista central), Viaduto Santiago Dantas, Rua Pinheiro Machado, Rua Efurt, Rua Pinheiro Machado, Av. Trinta e Um de Março, Praça Santo Cristo, Av. Professor Pereira Reis, Av. Cidade de Lima, Via D1, Rua General Luís Mendes de Moraes, Terminal Padre Henrique Otte (ponto terminal).
Itinerário de volta: Terminal Padre Henrique Otte, Rua Santo Cristo, Praça Santo Cristo, Rua da América, Av. Trinta e Um de Março, Viaduto Engenheiro Noronha, Rua Pinheiro Machado, Rua Muniz Barreto, Rua Visconde de Ouro Preto, Praia de Botafogo, Rua Clotilde Guimarães, Rua da Passagem, Rua General Gois Monteiro, Av. Lauro Sodré. Túnel do Leme (galeria Engº Marques Porto), Av. Princesa Isabel, Rua Barata Ribeiro, Túnel Sá Freire Alvim, Rua Raul Pompéia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa Aragão, Rua Prudente de Morais, Rua General San Martin, Av. Afrânio de Melo Franco, Rua Humberto de Campos, Av. Borges de Medeiros (ponto terminal entre à Rua Humberto de Campos e a Av. Borges de Medeiros).
- Integrada 6 (Cidade de Deus-General Osório – via Itanhangá) – BRS 3
Itinerário de ida: Rua Prudente de Morais, Av. General San Martin, Av. Bartolomeu Mitre, Av. Bartolomeu Mitre (pista da direita), acesso à Av. Rodrigo Otávio, Praça Santos Dumont, Rua Marques de São Vicente, Rua Artur Araripe, Av. Padre Leonel Franca, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Zuzu Angel, Rua General Olímpio Mourão Filho, Av. Niemeyer, Estrada da Gávea, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel São Conrado, Elevado da Bandeiras, Túnel do Joá, Ponte Eng.º Alfredo Arthur de Figueiredo (Ponte da Joatinga), Av. Ministro Ivan Lins, acesso à Ponte Velha, Ponte Velha, Estrada Barra da Tijuca, Rua Dom Rosalvo Costa Rego, Estrada Barra da Tijuca, Estrada do Itanhangá, Estrada de Jacarepaguá, Av. Engenheiro Souza Filho, acesso à Estrada de Jacarepaguá, Estrada de Jacarepaguá, Rua Tirol, Estrada do Bananal, Estrada dos Três Rios, Av. Geremário Dantas, Praça Professora Camisão, Estrada do Gabinal, Rua Edgard Werneck, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, Rua Edgard Cavalheiro (ponto terminal)
Itinerário de volta: Rua Edgard Cavalheiro, Rua Professor Rocha Lagoa, Rua Edgard Werneck, acesso à Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, Rua Edgard Werneck, acesso à Av. Ayrton Senna, Rua Edgard Werneck, Estrada do Gabinal, Av. Engenheiro Souza Filho, Estrada do Itanhangá, Estrada Barra da Tijuca, Ponte Nova, Av. Armando Lombardi, retorno sob a Ponte de Marapendi, Av. Armando Lombardi, Praça Euvaldo Lodi, Av. Ministro Ivan Lins, Ponte Eng.º Alfredo Arthur de Figueiredo (Ponte da Joatinga), Túnel do Joá, Elevado das Bandeiras, Túnel São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, Estrada da Gávea, Rua Bertha Lutz, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Zuzu Angel, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, Av. Padre Leonel Franca, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Delfim Moreira, Av. Vieira Souto, Avenida Henrique Dumont, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Rua Raul Pompeia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa de Aragão, Rua Prudente de Moraes (ponto terminal baia entre as ruas Gomes Carneiro e Jangadeiros)
Itinerário especial de volta (domingos e feriados, no horário da área de lazer na orla): Rua Edgard Cavalheiro, Rua Professor Rocha Lagoa, Rua Edgard Werneck, acesso à Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, Rua Edgard Werneck, acesso à Av. Ayrton Senna, Rua Edgard Werneck, Estrada do Gabinal, Av. Engenheiro Souza Filho, Estrada do Itanhangá, Estrada Barra da Tijuca, Ponte Nova, Av. Armando Lombardi, retorno sob a Ponte de Marapendi, Av. Armando Lombardi, Praça Euvaldo Lodi, Av. Ministro Ivan Lins, Ponte Eng.º Alfredo Arthur de Figueiredo (Ponte da Joatinga), Túnel do Joá, Elevado das Bandeiras, Túnel São Conrado, Autoestrada Lagoa-Barra, Estrada da Gávea, Rua Bertha Lutz, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Zuzu Angel, Autoestrada Lagoa-Barra, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, Av. Padre Leonel Franca, Av. Visconde de Albuquerque, Av. Delfim Moreira (pista junto às edificações), Av. Vieira Souto (pista junto às edificações), Avenida Henrique Dumont, Rua Visconde de Pirajá, Rua Gomes Carneiro, Rua Francisco Sá, Rua Raul Pompeia, Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, Rua Teresa de Aragão, Rua Prudente de Moraes (ponto terminal baia entre as ruas Gomes Carneiro e Jangadeiros).
Linha modificada
- Linha 434 (Grajau x Botafogo – via Lapa – circular) – BRS 2
Itinerário de ida / volta: Praça Edmundo Rego, Av. Engenheiro Richard, Rua Gurupi, Rua Araxá, Rua Barão do Bom Retiro, Rua Teodoro da Silva, Av. Prof. Manoel de Abreu, Rua Dona Zulmira, Rua São Francisco Xavier, Av. Maracanã (pista direita), , Av. Oswaldo Aranha, Rua Teixeira Soares, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Av. Presidente Vargas (pista lateral), Rua Carmo Neto, Rua Benedito Hipolito, Rua Marquês de Pombal, Rua Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Visconde de Maranguape, Rua Teixeira de Freitas, Av. Augusto Severo, Largo da Glória, Rua do Catete, Rua Pedro Américo, Rua Bento Lisboa, Largo do Machado, Rua Ministro Tavares Lira, Rua Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua Marques de Abrantes, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua Real Grandeza, Rua General Polidoro, Rua da Passagem, Rua General Severiano, Praça Engenheiro Bernardo Saião, Rua General Severiano, Av. Pasteur (sentido Botafogo), Viaduto Pedro Álvares Cabral, Praia de Botafogo (pista central), agulha de acesso para a pista lateral, Praia de Botafogo (pista lateral), Rua Senador Vergueiro, Praça José de Alencar, Rua do Catete, Rua do Russel, Largo da Glória, Av. Augusto Severo, Rua Teixeira de Freitas, Rua Mestre Valentim, Av. Luís de Vasconcelos (pista esquerda), Rua do Passeio, Av. Mem de Sá, Rua Ubaldino do Amaral, Rua Carlos de Carvalho, Av. Mem de Sá, Rua de Santana, Av. Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros, Praça da Bandeira, Av. Oswaldo Aranha, Rua Radialista Waldir Amaral, Praça Maracanã, Boulevard 28 de Setembro, Praça Barão de Drumond, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua José do Patrocínio, Praça Malvino Reis, Rua Gurupi, Av. Engenheiro Richard, Praça Edmundo Rego (ponto terminal).
Linhas extintas
- 126 (Rodoviária – Copacabana – via Túnel Santa Bárbara – Circular)
- 128 (Rodoviária – Leblon – via Copacabana – Circular)
- 136 (Rodoviária – Copacabana – via Leopoldina – Circular)
- 154 (Ipanema – Central)
- 155 (Ipanema – Central – via Túnel Santa Bárbara)
- 354 (Cidade de Deus – Praça XV)
Fonte : blogpontodeonibus.wordpress.com
Foto : Carlos Bernardes
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário