segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Faixas Exclusivas para ônibus Beneficiam mais de 350 Mil Usuários.

Mais de 350 Mil Usuários de ônibus São Beneficiados em Maceió.


O transporte público de Maceió ganhou um importante reforço com faixa exclusiva para o transporte coletivo, a conhecida Faixa Azul, implantada pela Prefeitura em março de 2014. Com a prioridade dada aos usuários de ônibus, ficou mais vantajoso usar o transporte público. O principal benefício da Faixa Azul é redução no tempo da viagem, que diminuiu em média 30 minutos da parte alta da cidade para o Centro, por exemplo.

Segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), com a implantação da Faixa Azul o número de usuários de ônibus praticamente dobrou, totalizando mais de 350 mil passageiros por dia. O corredor foi implantado nas avenidas Tomás Espíndola, Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que ligam o Centro ao bairro do Tabuleiro, e nas avenidas Comendador Leão e Dona Constança, entre os bairros do Poço e Mangabeiras. 

“As pessoas têm reconhecido as vantagens de usar o ônibus e muitas vezes deixando seus carros em casa. Ganha todo mundo, desde o rodoviário que tem seus empregos assegurados, até o passageiro que chega aos seus destinos com mais rapidez, além da cidade que fica mais ordenada, uma vez que o transporte público é uma prioridade nas grandes cidades, e em Maceió já é levado muito a sério pela gestão do prefeito Rui Palmeira”, destacou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Dário Lima.

O servidor público João Henrique Lima evidencia bem o sucesso da Faixa Azul em Maceió. Morador da Ponta Verde, ele trabalha no bairro Farol e não usava ônibus há pelo menos duas décadas. Com a implantação da faixa, ele percebeu que seria melhor deixar o carro em casa. “A quantidade de carros nas ruas de Maceió impressiona e nos horários de pico eu ficava irritado com os engarrafamentos. Foi quando comecei a observar que os ônibus andavam mais rápido e resolvi testar. Não me arrependi, hoje chego no trabalho mais rápido e ainda consigo economizar em média R$ 200 com combustível por mês”, contabiliza João Henrique, que já planeja usar essa economia para incrementar as férias no final do ano.

“A gente já sai do trabalho tão cansada e antes era um inferno até chegar em casa, tanto pela demora, quanto pelos ônibus que eram velhos e sempre lotados. Hoje é diferente, a gente chega mais rápido no trabalho e em casa por conta da Faixa Azul”, complementou a diarista Maria dos Santos, moradora do Benedito Bentes.

Já utilizada em grandes cidades, a exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, a Faixa Azul divide opiniões. Entretanto, a implantação em Maceió tem servido de exemplo para outras capitais do Nordeste.  
O horário de funcionamento da Faixa Azul é das 6h às 20h e o trânsito de veículos é liberado apenas nos finais de semana e feriados.

Informações : Secom / Maceió
Fonte  :  www.cadaminuto.com.br
Fotos : Sérgio José - ônibus Alagoas


Nenhum comentário: