domingo, 28 de agosto de 2016

O Novo 0290 da São Jorge de João Pessoa.

O Carro Veio Reforçar a Frota das Linhas Sem Cobrador da Empresa.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : José Roberto / Walteir Mikael


A Viação São Jorge trouxe mais ônibus seminovos para renovar a frota da empresa. Em processo de implantação do padrão do Consórcio Navegantes, a empresa, que até então vinha renovando com CAIO, volta a trazer Marcopolo Torino.
O carro 0290 vem reforçar a frota das linhas sem cobrador da empresa, e é o primeiro ônibus da frota pessoense com modelo de dois vidros em cada janela, ao invés dos tradicionais quatro vidros em cada janela.
Encarroçado sob o chassi OF-1722M, da Mercedes-Benz, o novo 0290 da São Jorge foi fabricado em 2009, modelo 2010, e é oriundo da Viação União, de Duque de Caxias-RJ, onde operou com três numerações: DC 1.002, RJ 204.061 e RJ 204.170.
O ônibus possui duas portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes da marca Foca. Possui três letreiros eletrônicos de cor âmbar – frontal, auxiliar e lateral – da marca Dimelthoz – marca nunca antes utilizada pela São Jorge na frota municipal.
O padrão Navegantes ganhou outro detalhe no carro 0290; as três barras de cores azul, verde e vermelha presentes nas laterais e traseira do ônibus agora também estão presentes na dianteira. No mais, a empresa manteve o projeto inicial do padrão.

O novo 0290 substitui outro Torino, fabricado em 2007 e antigo RJ 133.114 da Expresso Real Rio, de Seropédica-RJ. Os Torinos ex-JAL com porta traseira adaptada começam a deixar de vez a frota da São Jorge, após a saída de vários da frota da 104 com a substituição pelos Vip II. Outros já haviam saído bem antes. Como estão entrando na frota sem cobrador, também começa o processo de substituição dos Torinos ex-Flores que rodam sem cobrador, a maioria já desgastada, substituindo-os por ônibus adaptados para cadeirantes.

Nenhum comentário: