EMPRESAS PRESTAM UM MAU SERVIÇO EM UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE ASSIM.
Enquanto Recife apresenta um dos sistemas de transporte urbano mais eficiente do pais- dividindo
elogios com a capital paranaense- sua quase vizinha Maceió levava o título de decadente.
Na cidade das águas não havia um sistema operacional definido e o improviso comandava o transporte das 8 empresas existentes.A TRANSPAL entidade patrimonial dos operadores, não tem nem sequer um ônibus e a câmara de compensação - criada anos depois - a solução para revigorar as empresas de linhas
deficitárias era encarada com preconceito.
Em meados dos anos o superintendente daquela época teve que chamar as policias militar e rodoviária para impedir uma operadora de abandonar a cidade com sua frota e deixar os passageiros sem ônibus, Como,
se isso não bastasse a estatal ETURB , a maior empresa local, que detinha 60% do transporte urbano, possuia uma frota de 260 ônibus e operava com apenas 110, os ônibus eram velhos com uma idade média
de 10 anos, tinha 1280 funcionários, devia mais de 8 Bilhões e para completar era intocável.Pouco mais de
10 Milhões de passageiros/ mês se deslocam dos bairros para os seus compromissos pagando uma tarifa
cara.
Hoje o serviço melhorou mas os problemas continuaram, a superintendência continua sem ônibus , o sistema continua no improviso - sem uma lei que regularize o transporte - a câmara de compensação foi criada para cobrir o prejuizo de uma linha com pouca demanda , mas eles falam que estão sempre com
prejuizos. Os ônibus continuam velhos - mesmo com alguns novos já circulando- a população aumentou mais
continuaram fugindo do ônibus e se utilizando de outros meios.
E por fim a tarifa continua cara , pelo percurso, a demora dos ônibus e sem falar da situação econômica da população.Na opinião do usuário, a empresa campeã de irregularidades era a PIEDADE, ela liderou a lista seguida da CIDADE SORRISO e da CIDADE DE MACEIÓ. Em sentido contrário estavam as empresas VELEIRO e SÃO DOMINGOS que apresentavam um nível de serviço satisfatório.
Uma irregularidade cometida pelas empresas eram; Queima de parada para idosos e deficientes, abusos de motoristas e cobradores e o atraso do coletivo.
ÍNDICE DE RECLAMAÇÃO POR EMPRESAS
PIEDADE..................................................................................5,41%
CIDADE SORRISO...................................................................5,37%
CIDADE DE MACEIÓ..............................................................4,17%
MASSAYÓ................................................................................3,68%
JANGADEIROS........................................................................3,17%
SÃO FRANCISCO....................................................................3,09%
REAL ALAGOAS......................................................................2,74%
REAL DE LUXO.......................................................................2,28%
SÃO DOMINGOS....................................................................1,64%
VELEIRO...................................................................................1,02%
ÍNDICE POR RECLAMAÇÃO
Queima de parada...................................................................24,25%
Abuso de motorista e cobrador................................................19,05%
Atraso do coletivo...................................................................17,26%
Não cumprimento do horário.....................................................9,23%
Excesso de velocidade...............................................................5,81%
Freadas e arrancadas bruscas.....................................................5,46%
Má conservação dos veículos.....................................................5,06%
Não cumprimento do itinerário...................................................4,73%
Retenção do troco.....................................................................3,21%
Excesso de lotação....................................................................1,48%
Parada em local inadequada......................................................1,36%
Luzes apagadas no percurso......................................................1,03%
Outras reclamações...................................................................0,98%
revista tecnibus, agosto de 1991
página 13
E comentado por onibusalagoas.blogspot.com
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