sexta-feira, 4 de novembro de 2011

UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE.

EMPRESAS PRESTAM UM MAU SERVIÇO EM UM PASSADO NÃO TÃO DISTANTE ASSIM.
                                                                                                 


           Enquanto Recife apresenta um dos sistemas de transporte urbano mais eficiente do pais- dividindo
elogios com a capital paranaense- sua quase vizinha Maceió levava o título de decadente.
          Na cidade das águas não havia um sistema operacional definido e o improviso comandava o transporte das 8 empresas existentes.A TRANSPAL  entidade patrimonial dos operadores, não tem nem sequer um ônibus e a câmara de compensação - criada anos depois - a solução para revigorar as empresas de linhas 
deficitárias era encarada com preconceito.
           Em meados dos anos o superintendente daquela época teve que chamar as policias militar e rodoviária para  impedir uma operadora de abandonar a cidade com sua frota e deixar os passageiros sem ônibus,  Como,                                                                                                                                                       
se isso não bastasse a estatal ETURB , a maior empresa local, que detinha 60% do transporte urbano, possuia uma frota de 260 ônibus e operava com apenas 110, os ônibus eram velhos com uma idade média
de 10 anos, tinha 1280 funcionários, devia mais de 8 Bilhões e para completar era intocável.Pouco mais de
10 Milhões de passageiros/ mês se deslocam dos bairros para os seus compromissos pagando uma tarifa
cara.
            Hoje o serviço melhorou mas os problemas continuaram, a superintendência continua sem ônibus , o sistema continua no improviso - sem uma lei que regularize o transporte - a câmara de compensação foi criada para cobrir o prejuizo de uma linha com pouca demanda , mas eles falam que estão sempre com 
prejuizos. Os ônibus continuam velhos - mesmo com alguns novos já circulando- a população aumentou mais 
continuaram fugindo do ônibus e se utilizando de outros meios.
           E por fim a tarifa continua cara , pelo percurso, a demora dos ônibus e sem falar da situação econômica da população.Na opinião do usuário, a empresa campeã de irregularidades era a PIEDADE, ela liderou a lista seguida da CIDADE SORRISO e da CIDADE DE MACEIÓ. Em sentido contrário estavam as empresas VELEIRO e SÃO DOMINGOS que apresentavam um nível de serviço satisfatório.
            Uma irregularidade cometida pelas empresas eram; Queima de parada para idosos e deficientes, abusos de motoristas e cobradores e o atraso do coletivo.
                      ÍNDICE DE RECLAMAÇÃO POR EMPRESAS 
     PIEDADE..................................................................................5,41%
    CIDADE SORRISO...................................................................5,37%
    CIDADE DE MACEIÓ..............................................................4,17%
    MASSAYÓ................................................................................3,68%
    JANGADEIROS........................................................................3,17%
    SÃO FRANCISCO....................................................................3,09%
    REAL ALAGOAS......................................................................2,74%
    REAL DE LUXO.......................................................................2,28%
    SÃO DOMINGOS....................................................................1,64%
    VELEIRO...................................................................................1,02%

                     ÍNDICE POR RECLAMAÇÃO
     Queima de parada...................................................................24,25%
     Abuso de motorista e cobrador................................................19,05%
     Atraso do coletivo...................................................................17,26%
     Não cumprimento do horário.....................................................9,23%
     Excesso de velocidade...............................................................5,81%
     Freadas e arrancadas bruscas.....................................................5,46%
     Má conservação dos veículos.....................................................5,06%
     Não cumprimento do itinerário...................................................4,73%
     Retenção do troco.....................................................................3,21%
     Excesso de lotação....................................................................1,48%
     Parada em local inadequada......................................................1,36%
     Luzes apagadas no percurso......................................................1,03%
     Outras reclamações...................................................................0,98%

 

     revista tecnibus, agosto de 1991
                 página 13
        
                E comentado por  onibusalagoas.blogspot.com  

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