sábado, 18 de agosto de 2012

RIO DE JANEIRO: ÔNIBUS A ETANOL

   SEIS ÔNIBUS MOVIDOS A ETANOL ESTEVE PRESENTE NA            
               RIO + 20
  
  Na RIO+20, evento que aconteceu no Rio de janeiro, a scania esteve presente com seis ônibus movidos a etanol,que, fizeram o transporte dos participantes da conferência.Os veiculos realizaram o percurso rio centro,o autódromo,Parque dos atletas e arena HSBC, eles circularam até o dia 22 de Junho, onde se encerrou o encontro.
   Estavam presentes 2 modelos k270 6x2 de 15 Metros,com piso baixo da Viação Tupi Transportes,2 modelos k270 4x2 cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores 9 litros e 270 cavalos. Essas empresas operam os 60 ônibus movidos a etanol,que já circulam em São Paulo no projeto Eco Frota.
  Os outros dois veiculos foram disponibilizados pela própria montadora com a identificação Etanol É agora os modelos a etanol atendem a legislação EURO 5.E são Capazes de reduzir em até 90%a emissão de co2 na atmosfera,o NOX (oxidos de Nitrogênio) e Hidrocarbonetos.
   O Brasil é o primeiro da América Latina a utilizar ônibus movidos a Etanol e a scania foi a única montadora a desenvolver e disponibilizar o produto no mercado.Além da Viação metropolitana e da Tupi Transportes, a Clariant,empresa de especialidades químicas com atividade internacional.
     Também contribuirá com a iniciativa fornecendo o aditivo Master Batch Ed 95,produzido no Brasil e necessário para o funcionamento dos veiculos movidos a etanol. 

   FONTES: webtransporte
                     maisonibus.com

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Em algumas usinas sucroalcooleiras há veículos e maquinário agrícola rodando no etanol sem a necessidade desse aditivo. Até por ser mais volátil que o diesel, o etanol tende a ter uma ignição mais fácil...