domingo, 26 de agosto de 2012

SISTEMA BRT NO BRASIL

       O Brasil tem investido cada vez mais no transporte coletivo,com a aproximação da copa do mundo e das Olimpíadas,o pais percebeu a necessidade de melhorar um sistema que não consegue mais atender à crescente demanda da população.Assim, o sistema BRT ( Bus Rapid Transit) recebeu destaque e conta com grandes investimentos do Governo Federal. A população ganha um importante aliado para acompanhar o desenvolvimento dese modelo. 

    A associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos ( NTU ) acaba de lançar um site que vai divulgar o programa BRT na Brasil.Iniciativa que tem como objetivo é garantir o sucesso de novos sistemas em implantação ou revitalização no pais, e acompanhar a operação após  a conclusão das obras.
     Além do site, a NTU criou também uma página no facebook,e um perfil no twitter, os interessados em participar podem enviar sugestões sobre o andamento das obras, fotos, videos e assuntos de interesse sobre o sistema.


   O BRT ou transporte Rápido por ônibus,é um sistema de transporte coletivo de passageiro proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segura,com prioridade de ultrapassagem e a utilização de faixas exclusivas para ônibus.
    Criado em 1974 pelo Arquiteto e na ocasião prefeito da cidade, JAIME LERNER,em CURITIBA, no PARANÁ,as mudanças transformaram a Capital em uma cidade de sucesso urbano, renomada em todo o mundo.Junto ao BRT  vieram projetos sociais inovadores,zonas de pedestres e espaços verdes.Atualmente 15 cidades somam 36 projetos que priorizam o transporte urbano por ônibus.
     As cidades de Goiânia, Uberlândia, Curitiba e Porto Alegre já contemplam o BRT e terão os seus sistemas revitalizados tudo com a ajuda de dois programas Federais : PAC da Mobilidade Urbana e o PAC Mobilidade Grandes cidades, que  buscam soluções para o transporte Público.











      Os ônibus articulados Mercedes Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT transoeste na cidade do RIO DE JANEIRO, cujo trecho inicial com extensão de aproximadamente 40 kms e cerca de 30 estações interligando o terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao terminal Santa Cruz.Deverá  ser concluído no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande, serão 53 estações interligando 7 Bairros, esse sisteme vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.
      A Mercedes Benz realizou a venda de 91 ônibus articulados 0-500MA para uso no sistema transoeste. Foram 49 unidades para a VIAÇÂO JABOUR ( com carroceria Viale BRT da MARCOPOLO ) e 42 unidades para a EXPRESSO PÉGASO ( carroceria mega BRT NEOBUS ).



                              FONTE E FOTOS
                Assessoria da NTU e LNT
                Fortalbus.com
                Tere-bus.com


Nenhum comentário: