sábado, 10 de novembro de 2012

SP : SUZANO / SP LANÇA EDITAL

Empresa que vencer a Licitação terá um ano para organizar linhas e três meses para colocar 120 ônibus novos.
   Depois da situação precária dos serviços da VISUL - Viação Suzano Ltda que teve contrato suspenso por parte da prefeitura quando o tribunal de justiça de São Paulo considerou nula a concessão de 2004, e após praticamente o abandono da empresa por parte dos diretores, a cidade da grande São Paulo vai licitar os serviços dos transportes municipais.
    Até então, de forma emergencial, que está operando as linhas é a Radial Transportes, a prefeitura de Suzano publicou o edital de licitação que promete padronizar e modernizar o atendimento aos passageiros.Pelo certame a empresa que vencer deverá investir em um ano R$ 55 milhões em infraestrutura, estudo e tecnologia no sistema, além diste investimento, nos três primeiros meses após a assinatura da contratação terá de disponibilizar 120 ônibus novos, todos adaptados para portadores de necessidades especiais.

  Em um ano após o inicio das operações, a empresa que vencer terá também que oferecer a integração entre os ônibus municipais, para isso, serão criados dez pontos de conexão na cidade. Também em um ano, a companhia ou o consórcio terá que instalar 100 abrigos para os passageiros nas paradas, implantar bilhetagem eletrônica e monitoramento nos veículos.
    É previsto neste prazo a integração com os três da CPTM- Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, uma exigência que chama a atenção no edital é que 20% da lataria dos ônibus terão de receber plotagem com fotos de pontos turisticos da cidade. Após 30 dias de operação, o terminal de transportes urbanos Vereador Diniz José dos santos Faria, terminal norte, será administrado pela vencedora.
     A expectativa da prefeitura de Suzano é abrir os envelopes com as propostas no dia 19 de outubro e a partir dai cumprir  os prazos para análises e correções de lacunas em relação a documentos.
      RADIAL  TRANSPORTES
   A empresa Radial Transporte opera de maneira emergencial na cidade, desde março deste ano, quando a Visul saiu dos serviços e dispensou seus cerca de 400 funcionários, boa parte foi aproveitada pela Radial.
   Hoje, opera com 100 ônibus, sendo 67 adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, além de uma van que faz o trabalho de pegar as pessoas com deficiência em casa e levá-las para tratamento médico. A frota em operação hoje é insuficiente para a demanda de passageiros da cidade que tem 18 linhas.
       O contrato com a Radial termina em outubro, quando a prefeitura quer já ter os resultados da licitação. Caso a série de recursos ou outros problemas atrapalhem o cronograma, o contrato emergencial pode ser renovado por tempo limitado ainda a ser estipulado.

    Por ADAMO BAZANI, Jornalista da rádio CBN, especialista em transportes, com informações do Diário do Suzano.



Fonte  : canaldoonibus.com.br
Foto    : Maurício Magno

Nenhum comentário: