Com status de ser o primeiro ônibus Volvo com motor dianteiro a operar no sistema urbano de Fortaleza, o 36418 iniciou suas atividades como ônibus de testes da marca sueca e, apesar de ter perdido o título de único ônibus Volvo B-270F em operação na capital, o ônibus ainda é único por diversos detalhes.
Na edição de hoje do MOB Ceará, o belo veículo da Viação Santa Cecília é o "Ônibus em Destaque".
O atual 36418 chegou na capital cearense com a pintura totalmente branca, como ônibus de teste sob responsabilidade da concessionária Apavel, que tinha a finalidade de apresentar o modelo de chassi Volvo com motor dianteiro entre as empresas do transporte urbano de Fortaleza.
Os testes iniciaram no mês de Julho de 2014, pela São José Transporte Urbano, que implantou o ônibus no sistema com o prefixo 12488. O veículo iniciou suas operações na linha 051 - Grande Circular 1, e permaneceu em testes na empresa por cerca de 15 dias.
Após o teste da São José, o veículo foi enviado para testes na Viação Santa Cecília, que planejava experimentá-lo por aproximadamente 4 semanas, sendo testado nas linhas 051 e 052 - Grande Circular 1 e 2.
Após mais de um mês de testes, a Viação Santa Cecília anunciou através do MOB Ceará que estava adquirindo o belo Comil, que a partir daquele momento, passaria a fazer parte da frota efetiva da empresa. Pouco tempo depois, as placa verdes (exclusiva para veículos experimentais) foram substituídas por placas vermelhas.
A empresa também anunciou que o veículo ganharia a nova pintura do SIT e que seria renumerado para 36418.
Antes de ocorrer a mudança, o MOB Ceará promoveu uma visita de busólogos à Viação Santa Cecília, encerrando com um passeio a bordo do Volvo B-270F.
Poucos dias depois da visita, o ônibus foi para a estufa de pintura para ganhar as novas cores, sendo preparado para um evento promovido pela Apavel, na nova Arena Castelão.
O evento, ocorrido no dia 10 de Outubro de 2014, recebeu, além do novo 36418, o recém adquirido ônibus articulado 36400.
Finalmente finalizado, o ônibus voltou as ruas, entretanto com o código operacional anterior, pois o processo de atualização do prefixo ainda não estava concluído junto à Etufor. Ele rodou com o prefixo 36488 por cerca de três dias.
Finalmente, após concluir a autorização junto ao órgão, o veículo passou a operar com o novo código, e circula até os dias de hoje da forma que está nas fotos a seguir.
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