quarta-feira, 17 de junho de 2015

A PROGRESSO NO MARANHÃO.

A AUTO VIAÇÃO PROGRESSO ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS ESTADOS DO NORDESTE.

Fonte  : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto  : JC Barboza / João Victor
Fotos  : João Victor


Presente em todos os estados do nordeste, a pernambucana Auto Viação Progresso também tem suas linhas intermunicipais no estado do Maranhão. Oficialmente é apenas uma única linha, porém na prática essa linha dá origens a outras duas. Então podemos dizer que a Progresso tem 3 linhas intermunicipais no Maranhão.

A linha intermunicipal é São Luís x Estreito. Porém as linhas que ela opera diariamente são:

1. São Luís x Imperatriz via Buriticupu - Saídas as 20:00

2. São Luís x Grajaú via Barra do Corda - Saída as 20:30

3. São Luís x Carolina via Balsas - Saídas as 20:30



Uma curiosidade, Carolina é divisa com o Tocantins e com isso é a linha mais ao Norte que a Progresso tem, pois ela já margeia o Rio Tocantins nos limites da cidade de Carolina-MA e Filadelfia-TO. Ou seja, a Progresso chega na divisa com Tocantins.

Concorrência

Todas as linhas possuem uma forte concorrência. Veja:

1. São Luís x Imperatriz - No horário noturno a Progresso sofre com a concorrência de 2 horários oficiais da Açailândia, 1 da Aparecida, 1 da Satélite Norte. Isso somente no intervalo de tempo de 18 as 21:30. Durante o dia tem mais horários dessas concorrentes inclusive com a TTT.

A Progresso nessa linha cobra a tarifa de R$ 85,00, um dos menores valores no corredor São Luís x Imperatriz. Só perde para o horário convencional da Açailândia que é R$ 80,00.

Para conquistar mais seus clientes a empresa chegou a oferecer kit lanche durante esse trecho.

2. São Luís x Grajaú via Barra do Corda: Concorre com Açailândia e Marsoltur.

3. São Luís x Carolina via Balsas. Até Balsas ela concorre com a JR4000, Açailândia, Transbrasiliana. E até Carolina ela concorre com a Expresso VIP.


Juntamente com essas três linhas intermunicipais a Progresso também tem na capital, São Luís, o ponto de partida para linhas interestaduais de média distância como: São Luís x Natal, São Luís x Recife e São Luís x João Pessoa. Assim, a empresa ganhou mercado intermunicipal e interestadual com partidas de São Luís, cidade na qual ela tem a sua garagem/Ponto de Apoio para suas linhas pelo Maranhão.



Nenhum comentário: