quinta-feira, 11 de junho de 2015

SOLEMAR , DE SÃO LUIZ - MA , RENOVA COM MEGA PLUS.

A SOLEMAR ESCOLHEU O MODELO MEGA PLUS, DA NEOBUS , PARA MARCAR ESSA NOVA FASE.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : JC Barboza


As empresas de transporte coletivo de São Luís do Maranhão estão investindo pesado para modernizar e reduzir a idade média de sua frota. Em algumas empresas, modelos de mais de 10 anos de uso, como Urbanus II e Torino GV - alguns com chassi Ford B1618 - são figuras fáceis de se encontrar na cidade. Só que algumas dessas raridades estão com os dias contados. Uma das empresas operadoras do transporte coletivo de São Luís, a Solemar, adquiriu uma grande quantidade de ônibus que devem ir substituindo os mais antigos e dando uma nova cara ao transporte da cidade.

A Solemar escolheu o modelo Mega Plus, da Neobus, para marcar essa nova fase. Foram adquiridos cerca de 90 veículos divididos nos chassis 17-230 OD, da MAN/Volkswagen, e B270F, da Volvo. Os veículos das fotos, encarroçados na plataforma da MAN, foram fabricados na nova planta da Neobus situada em Três Rios, no Rio de Janeiro.


Os chassis Volvo B270F estão sendo encarroçados na fábrica matriz da Neobus, em Caxias do Sul-RS. São veículos dotados de três portas, com a plataforma elevatória na porta do meio, e três letreiros eletrônicos, um frontal, um lateral e um auxiliar. 

E essas cores?
 
Os ônibus da Solemar vem em três cores: verde, vermelho e amarelo. Trata-se da padronização do Sistema Integrado de Transporte de São Luís (SIT), adotado desde 1996, onde os ônibus são identificados pelos seus consórcios. Neste caso, as cores dos ônibus adquiridos pela Solemar indicam o seguinte:
 
Carros amarelos : Consórcio São Cristóvão
Carros vermelhos : Cohama-Vinhais
Carros verdes : Cohab-Cohatrac


Ainda há outras cores identificadoras de consórcios, como o Rio Anil, identificado pela cor branca; Distrito Industrial, identificado pela cor azul; Praia Grande, identificada pelas cores laranja e creme.
 
Outras empresas de SLZ também investem
 
Além da Solemar, outras empresas também estão em ritmo de renovação, como a Ratrans, a Primor e a Taguatur, que adquiriam unidades do CAIO Apache Vip IV.
 
Segundo o G1 Maranhão, a renovação de frota faz parte de um acordo de dissídio coletivo que pôs fim a uma greve dos rodoviários ocorrida ano passado na capital maranhense. Por esse acordo, o SET (a associação das empresas de ônibus de São Luís) deve entregar 500 novos ônibus, os quais 250 deveriam ser entregues até 31 de janeiro de 2015, e os demais, ao longo deste ano. Em novembro do ano passado, foram entregues os primeiros 31 veículos da renovação acordada no dissídio. Dos 31 veículos, 22 são amarelos (São Cristóvão), 7 são azuis (Distrito Industrial) e 2 brancos (Rio Anil). Foram adquiridos modelos como Torino 2007, 2014, Svelto 2012 e Mascarello Gran Via 2014.


Com uma população de 1.064.197 habitantes (IBGE, 2014), a cidade de São Luís possui uma frota de 1.107 ônibus.



Nenhum comentário: