sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESPECIAL COMBUSTÍVEIS

                                A SOCIALIZAÇÃO DO BIO-DIESEL




NEOBUS GRAN VIA -VOLKSWAGEM-EMP. VIAÇÃO ITAJAÍ-2982-ESJ 1213-CAMPINAS(SP)
















                                                                                                                                                               
O programa bio-diesel é o mais novo projeto do Governo Federal para solucionar o programa da falta de Combustível e das taxas de poluição. Segundo o Governo , o óleo vegetal para produzir o bio-diesel será proveniente do dendê (norte ) da mamona ( nordeste ) e da soja ( demais regiões do pais ).
           A aposta na alternativa natural ganhou vida com a operação de um ônibus com chassi Volkswagen que rodou pelas principais estradas do Rio de Janeiro.O bio-diesel é derivado da mistura do óleo vegetal (soja,mamona,amendoim, milho etc. ), com o álcool, como resultado obtém-se o Éster Metílico ou Etílico (bio-diesel).
             Nesse processo de transformação,a Glicerina é removida, deixando o óleo mais fino e reduz sua viscosidade esta é Substituída pelo álcool proveniente do Etanol ou Metanol. No Brasil o óleo diesel recebe uma politica tributária diferenciada em função da sua utilização para o transporte de carga.Neste sentido é importante que se mantenha uma politica igual para o bio-diesel, o Governo sinaliza com uma politica tributária diferenciada apenas para a mamona,a soja também teria condições de suprir as demandas de produção do bio-diesel.
             A volkswagem, participa do programa Nacional do bio-diesel com 8 caminhões e um ônibus,os veiculos rodam com uma mistura denominada B5, na FRANÇA,das 13 refinarias de petróleo em funcionamento, 7 já misturam 5% de bio-diesel ao diesel mineral, além disso todos os ônibus urbanos utilizam a mistura diesel bio-diesel em uma proporção que vai de 5% a 30%.Já exite na ALEMANHA uma frota significativa de veículos leves,coletivos e de cargas utilizam o bio-diesel, inclusive puro sem nenhuma mistura com o diesel mineral.
             A meta do governo Alemão é substituir 5% da demanda interna de Diesel mineral por Bio-Diesel,o transporte coletivo realizado por ônibus esta sendo estipulado utilizar o Bio-Diesel,para substituir o diesel convencional na matriz energética da cadeia transportadora do nosso Pais. Durante o encontro econômico Brasil-Alemanha,sediado em fortaleza (CE ),evento ocorrido em julho de 2006,um ônibus Mercedes Benz chassi 0-500 RS,foi abastecido com o combustível e utilizado no transporte dos convidados.
              Segundo a marca,a operação do veiculo teve como finalidade demonstrar que os motores,tanto de injeção mecânica como eletrônico,podem operar com os 2% de bio-diesel estipulados pelo Governo, o combustível limpo é obtido por meio de um processo que transforma óleos vegetais e gorduras através da adição de um tipo de álcool ( metanol ou etanol ) e de um catalizador que acelera a reação química,formando o Ester que é misturado ao Diesel.
               O programa de uso do bio-diesel passou a ser autorizado pelo Governo Federal permitindo que se adicione 2% ao diesel comum, o máximo de 5% será obrigatório em 2003 em todo o diesel brasileiro.


NEOBUS  MEGA-MERCEDES BENS-EMP.ONICAMP-4847-CUB4832-CAMPINAS(SP)
      






FONTES :
Revista Transporte Mundial -Catálogo de ônibus 2005 - Páginas 9 e 10
Revisa transporte Mundial-edição especial ônibus 2006- Página 10


                                                                          
                                                                   
                              


FONTOS :
www.tudodeonibus.com.br




























                                                                      






                                                                           

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