sábado, 28 de março de 2015

NATAL LOCADORA RENOVA COM COMIL - EM 2014.

NATAL LOCADORA RENOVA COM COMIL CAMPIONE HD.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos / OCD Holding 
Fotos : Flávio Oliveira


A Natal Locadora renovou mais uma vez a frota trazendo um Comil Campione HD 2011 com chassi Volvo B380R com a tecnologia Euro V. Esse já o segundo veículo com a mesma carroceria e chassi semelhante adquirido pela empresa, já que em 2012 a empresa trouxe um com o chassi modelo B11R da Volvo, antiga nomenclatura do B380R.


A Natal Locadora está no mercado de turismo em Natal desde 1995, iniciando com aluguéis de carros de passeio que visitavam a capital potiguar. Algum tempo depois vendo a falta de empresas com ônibus de luxo na cidade, entrou nesse mercado tendo bastante êxito.


DE ONDE VEIO ? FRETAR 112.

TRAZEMOS MAIS UM ESPECIAL DO GRUPO MOB CEARÁ , O DE ONDE VEIO ? . DESTA VEZ TRAZEMOS O FRETAR 112.

A matéria desta edição vai revelar um pouco do passado de um dos ônibus da frota da Fretar, empresa que atua no setor de fretamento em Fortaleza e Região Metropolitana. Confira:


Fundada em 2002, a Fretar (DFT Logística) iniciou suas operações no fretamento com apenas cinco veículos, que atendiam a duas faculdades de Fortaleza. Os veículos eram oriundos da Via Máxima, empresa do segmento urbano que operava com código operacional "04".


Atualmente, a empresa dispõe de 98 ônibus, que servem a aproximadamente 120 rotas que atendem 11 empresas em Fortaleza e Região Metropolitana.

Um dos ônibus da Fretar é o 112, que foi integrado à frota no ano de 2014, após ter suas atividades encerradas do segmento urbano, ao qual era oriundo.


O veículo, equipado com carroceria Marcopolo Torino modelo 1999 e chassi Mercedes-Benz OF-1417, iniciou suas operações na Via Máxima, onde ostentava o prefixo 04301.


Ele passou algum tempo efetivo na linha 088 - Antônio Bezerra/Albert Sabin, linha esta que a empresa adquiriu em 2009 através de um remanejo da linha 011-Circular 1, mas na realidade o ônibus foi inaugurado na linha 804-Aldeota, onde a Via Máxima operou até 2008.

Após a fusão da Via Máxima com a São José Transporte Urbano em 2010, o ônibus foi transferido para a nova empresa, onde passou a exibir o código 12324, servindo as várias linhas da "12".



Após a renovação da frota da São José no ano de 2014, o veículo foi desativado do sistema urbano, e ganhou as novas e vibrantes cores da Fretar. Atualmente ele faz parte da frota que serve uma indústria de produtos de vestuário em Maracanaú.

Confira imagens atuais do 4102112.



Fonte: MOB Ceará
Fotos : MOB Ceará / Ismael Bernadino / Kenneth Deri Evans / Victor Alves


NEVES BUS COM DOUBLE DECK - AINDA EM 2014.

EM 2014 , NEVES BUS TURISMO RENOVOU COM DOUBLE DECK.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos : Ruan Silva




A campinense Neves Bus Turismo, incorporou a sua frota um Marcopolo Paradiso G6 1800DD montado sobre chassi Scania K124. O veículo possui 60 lugares, tv, dvd, frigobar, ar condicionado e descanso para as pernas como itens de conforto.




O novo ônibus da Neves, que recebeu a numeração 6890, pertenceu anteriormente a Aguavertur, empresa com sede em Recife, Pernambuco. Nela, ele ostentava a numeração 2303.






A equipe do Portal Ônibus Paraibanos agradece a recepção por parte da empresa. Caso queiram utilizar o serviços da empresa, entre em contato através do telefone ou e-mail:

E-mail: nevesbusturismo.contato@gmail.com ou pelo telefone: (83) 8764 4991.



sexta-feira, 27 de março de 2015

MINI PAIXÃO : MARAPONGA 26006.

MINI PAIXÃO : MARAPONGA 26006.

Caros leitores, a miniatura que a Equipe MOB Ceará apresenta hoje é uma réplica de um dos antigos veículos da Maraponga Transportes, que pertence ao busólogo Edson Barros.


A miniatura foi feita em alusão a um dos 6 Ciferal Turquesa que a Maraponga Transportes adquiriu no ano de 2000. O carro original operou inicialmente na linha 028 - Antônio Bezerra/Papicu.


No ano de 2003, a Maraponga adquiriu 12 vagas da saudosa empresa Salete, que foram distribuídas entre as linhas 075 - Campus do Pici/Unifor e 389 - Campus Universitários/Jovita Feitosa, e nesse tempo o 26006 foi escalado para operar na linha 075, enquanto não chegavam os novos ônibus da empresa.

Em 2003 para 2004, a Maratur ganhou mais espaço no sistema, e sua ''mãe'' Maraponga transferiu o carro 26006 para a então nova empresa, onde ganhou o prefixo 38006. O veículo operou em Fortaleza até o ano de 2005, quando foi vendido para uma funerária local.

O busólogo Edson Barros, que se diz apaixonado pelo modelo Ciferal Turquesa, resolveu fazer uma miniatura do Volkswagen 16-210 CO da Maraponga. Confira como ficou:





Fonte: MOB Ceará



SPLENDOUR TUR RENOVA COM PARADISO LD. ( EM 2014 )

SPLENDOUR TUR TROUXE PARA SUA FROTA UM MARCOPOLO PARADISO LD , NA RENOVAÇÃO DE FORTA DE 2014.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos : Ruan Silva / Alex Claudino


A paraibana de Mamanguape, Splendour Tur, renovou a sua frota trazendo um Marcopolo Paradiso G7 1600 LD com chassi Mercedes-Benz O-500 RSD fabricado em 2011.

O veículo vem com a configuração executiva, com 44 lugares, ar condicionado e demais itens que possam proporcionar uma boa viagem aos clientes da empresa.



O veículo pertencia anteriormente a paranaense Brasil Sul Linhas Rodoviárias aonde era numerado como 2502.




SÃO GERALDO TAMBÉM RENOVOU SUA FROTA EM 2014.

SÃO GERALDO RENOVOU SUA FROTA EM 2014 COM SCANIA K400 IB 6X2.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Fotos : Jovani Cecchin 


Já sairam da fábrica da Marcopolo em Caxias do Sul, os primeiros ônibus da renovação do Grupo Gontijo em 2014. Os primeiros veículos pertencem a Cia. São Geraldo de Viação e são semelhantes as compras dos últimos anos para a empresa ou seja são todos Marcopolo Paradiso G7 1200 apenas mudando o modelo do chassi do K420 para o K400 IB 6X2 da Scania.


A compra total para o grupo foram de 118 unidades, sendo que dessa vez virão novidades: 18 unidades com chassi 4X2, fugindo da regras das últimas renovações, todas com veículos de tração 6X2.


Com mais de 50 anos de mercado, a São Geraldo é uma das empresas mais tradicionais do país com mais 100 linhas interestaduais operando em 15 estados brasileiros. Na Paraíba destacam-se as linhas João Pessoa X Rio de Janeiro, João Pessoa X Maceió e a Campina Grande X Salvador além das linhas que cortam o estado indo e vindo para estados vizinhos.





     *** EM BREVE ESTAREMOS TRAZENDO A RENOVAÇÃO DE FROTA DE 2015 .  ***

quinta-feira, 26 de março de 2015

URUBURETAMA RENOVOU COM IRIZAR i6 - AINDA EM 2014.

URUBURETAMA TRANSPORTES RENOVOU COM O IRIZAR i6.

Fonte  : Portal Ônibus Paraibanos
Foto    : Henrique Simões



A Uruburetama Transportes com sede em Fortaleza, Ceará, que atua no segmento de turismo e transporte corporativo,  adquiriu uma unidade do modelo I6 da encarroçadora espanhola Irizar. O modelo montado sobre o chassi Volkswagen/MAN 17.230 OD foi flagrado em Minas Gerais durante o deslocamento para a entrega no veículo para a empresa.




O veículo possui uma das carrocerias mais luxuosas da Irizar que está presente no Brasil desde 1997 com a sua fábrica em Botucatu, São Paulo.
Dotado de ar condicionado, 44 poltronas reclináveis, banheiro e iluminação feita por leds, o novo I6 da Uruburetama já está operando na frota da empresa cearense.






  *** AINDA ESTAMOS TRAZENDO A RENOVAÇÃO DE FROTA DE 2014 , EM BREVE ESTAREMOS TRAZENDO A RENOVAÇÃO DE FROTA DE 2015  ***



GRANDES MARCAS : VIAÇÃO NORDESTE - PARTE 3.

EM 2015 A VIAÇÃO NORDESTE COMPLETA 50 ANOS DE EXISTÊNCIA E ESTA SENDO HOMENAGEADA NA SÉRIE GRANDES MARCAS DO TRANSPORTE.

Por Fortalbus

Mantendo a preocupação com o bem estar dos passageiros, ainda durante a década de 1970, a Viação Nordeste implantou o serviço de bordo executivo na sua principal linha interestadual, que inspirado no serviço aéreo, os ônibus modelo Ciferal Líder eram equipados com ar condicionado e rodomoça que tinha sua própria poltrona reservada no fim do corredor. Na viagem, era servido lanche, água mineral e bebidas, serviço comum na época, mas que hoje em dia são entregues ao passageiro no momento de embarque.



Em 1979, a Viação Nordeste passa a administração, controle de operação e manutenção para um único local na Cidade de Natal, implantando assim na sede da empresa uma central de operações. Mais linhas interestaduais são incorporadas ao operacional da empresa, foram elas: Natal x Campina Grande, Natal x Guarabira e Tangará x Campina Grande, além da Aracatí x Mossoró e Fortaleza x Mossoró.

A linha Fortaleza x João Pessoa é incluída no quadro de operações em 1984, ligando as duas capitais via Natal, já em 1985 inicia-se a intermunicipal Natal x Jucurutu. No final da década de 1980, dezenas de linhas eram operadas pela Viação Nordeste, distribuídas nos três estados com pontos de apoio e garagens nas principais cidades ao longo do trecho. 



Após adquirir veículos altos produzidos pela extinta carroçadora Nielson, a Viação Nordeste inicia a década de 1990 incorporando o Paradiso G4 1400, modelo top da Marcopolo naquela época. As unidades foram encarroçadas sobre o chassis Volvo B10M 6x2, e tinham prefixos que seguiam do 0208 ao 0211.


A renovação reforçava o empenho da Viação Nordeste em incluir veículos altos e confortáveis para servir os usuários que viajavam pela região na qual inspirou o próprio nome da empresa.


FONTE  : Fortalbus.com.br
FOTOS  : Fortalbus.com / Alessandro Bem Barros





terça-feira, 24 de março de 2015

ÔNIBUS EM DESTAQUE : VIAÇÃO BOM JESUS DO HORTO.

ÔNIBUS EM DESTAQUE : VIAÇÃO BOM JESUS DO HORTO , COM QUASE 40 ANOS SEGUE FIRME E FORTE NO INTERIOR DO CEARÁ.


*** CONTINUAMOS TRAZENDO AS SÉRIES ESPECIAIS DOS SITE ESPECIALIZADOS EM TRANSPORTE PÚBLICO, HOJE TRAZEMOS MAIS UMA DO MOB CEARÁ , COM O TEMA ÔNIBUS EM DESTAQUE, CURTAM AI MAIS UMA GRANDE MATÉRIA DESSES AMANTES E GRANDES DIVULGADORES DA BUSOLOGIA. ***

Com quase 40 anos de resistência, no interior do Ceará, ainda foi visto em operação no ano passado, uma peça rara do transporte de passageiros do Brasil.

Em Juazeiro do Norte, pelo menos até o início de 2014, ainda estava rodando um dos modelos mais raros do Brasil: um Marcopolo II, que pertence a Viação Bom Jesus do Horto, ostentando o prefixo 10. O ônibus antigo, estava fazendo uma rota ligando o centro de Juazeiro do Norte à colina do Horto, onde fica a estátua de Padre Cícero, religioso que marca a história daquela cidade.



O veículo é montado sob o chassi Cummins RC210, que além deste ônibus, ainda não foi fotografado nenhum outro no Ceará com tal motorização em operação nos últimos anos. Confira fotos internas captadas pelo fotógrafo Thiago Alex:





Fonte: MOB Ceará
Fotos : Eronildo Assunção / Thiago Alex




UM POUCO DE FORTALEZA EM SÃO LUIZ - PARTE 2.

APESAR DAS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS CAPITAIS, AMBOS OS SISTEMAS POSSUEM PONTOS EM COMUM, COMO A INTEGRAÇÃO ENTRE OS TERMINAIS.

Por Fortalbus


Apesar das realidades discrepantes entre as duas capitais, ambos os sistemas possuem pontos em comum, como a integração física através de terminais de integração, possibilitando que o passageiro percorra a cidade inteira pagando uma única tarifa. Além disso, muitas empresas optam por adquirir ônibus oriundos de outras regiões do país, como é o caso da preferência por empresas de São Luís pelos coletivos de empresas fortalezenses.

Em 2006, a Auto Viação Dragão do Mar adquiriu 20 veículos da carroceria Caio Apache VIP montados sob o chassis Mercedes-bens OF-1722M.  Assim que começaram a ser vendidos, vários desses veículos foram adquiridos por empresas maranhenses.


Confira alguns desses veículos que encontram-se hoje ou fizeram parte da frota das empresas Ratrans Transportes (27) e Empresa Marina (23):


Empresa Marina 23-019 - Antigo Viação Dragão do Mar 42601: 




Empresa Ratrans  27-147 - Antigo Viação Dragão do Mar 42602: 



Empresa Ratrans  27-142 - Antigo Viação Dragão do Mar 42603:




Empresa Ratrans  27-141 - Antigo Viação Dragão do Mar 42604: 




Empresa Ratrans  27-143 - Antigo Viação Dragão do Mar 42605: 





Empresa Ratrans  27-145 - Antigo Viação Dragão do Mar 42606:



 Empresa Ratrans  27-146 - Antigo Viação Dragão do Mar 42607:



Empresa Ratrans  27-144 - Antigo Viação Dragão do Mar 42608:




FONTE  :  Fortalbus.com
FOTOS  : Antônio José V. Júnior / Danilo Alexandre / Danilo Santos / Fortalbus.com / Jean Lima .