terça-feira, 3 de março de 2015

SP : PASSE LIVRE METROPOLITANO SÓ DIAS 09 E 27.

PASSE LIVRE ESTUDANTIL SÓ NO DIA 09 PARA METRÔ E CPTM , E DIA 27 PARA ÔNIBUS. DATAS FORAM DIVULGADAS PELO GOVERNO DO ESTADO, CADASTRAMENTO NAS ESCOLAS E SITE DA SPTRANS JÁ COMEÇOU.

O governo do Estado de São Paulo divulgou no início da noite de segunda-feira, dia 02 de março de 2015, a previsão das datas para que estudantes com direito ao passe-livre nos transportes metropolitanos possam usufruir do benefício.


De acordo com a assessoria de comunicação, no caso do Metrô e da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, somente a partir do dia 9 de março, próxima segunda-feira, é que os estudantes poderão fazer as cargas e recargas gratuitas.

Já nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos na Grande São Paulo e regiões de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba, a gratuidade passa a valer a partir do dia 27 de março. A primeira previsão era dia 16. O mesmo vale para os ônibus e trólebus operados pela Metra, no Corredor Metropolitano da região do ABC Paulista.
O cadastramento começou nesta segunda-feira.

Em nota, o Governo do Estado explica como os estudantes devem proceder.

No caso do Metrô e da CPTM, a gratuidade é válida no Bilhete Único Estudante. Primeiro, a instituição de ensino deve encaminhar à SPTrans, responsável por gerenciar o Bilhete Único, os dados do estudante. É a escola quem irá informar se o aluno está inscrito em um dos programas aceitos e informará os dados cadastrais e endereço residencial. Com base nesses dados, a SPTrans fará uma análise sobre se o aluno terá direito ao passe escolar tendo como base três aspectos: a escola tem de estar localizada na cidade de São Paulo ou em municípios atendidos pela CPTM; o aluno deve morar a pelo menos um quilômetro de distância da unidade de ensino; deve haver ligação por transporte coletivo entre a escola e a residência do estudante. Depois disso, o estudante deve acessar o sistema da SPTrans (http://estudante.sptrans.com.br) para verificar se sua escola já enviou os dados, além de preencher a declaração de renda, se for o caso. Somente partir do envio desses dados o cartão poderá ter a gratuidade ativada pelo sistema, que creditará as cotas a partir de 9 março, prazo necessário para as adequações tecnológicas do sistema. A recomendação é que o estudante aguarde até o dia 9 de março para fazer a carga/recarga da gratuidade integral. Após a habilitação da gratuidade, o estudante deve inserir o cartão em um equipamento de recarga de Vale-Transporte/Consulta de Saldo, presente em todas as estações do Metrô, ou postos da rede credenciada da SPTrans de forma a liberar os créditos das viagens gratuitas. No caso das linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU haverá um prazo de 30 dias a partir da publicação da Resolução (27/02) para a concessão do passe livre estudantil, pois é necessário criar os mecanismos tecnológicos para a emissão do benefício junto às operadoras nas quatro regiões metropolitanas de São Paulo.

QUEM TEM DIREITO:

– Estudantes das redes públicas de ensino básico e médio, independentemente da renda familiar.
– Estudantes de cursos públicos ou privados técnicos, tecnológicos e profissionalizantes, que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional.
– Estudantes de curso superior que comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, bolsistas do Prouni, financiados pelo Fies, integrantes do Programa Bolsa Universidade ou atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

FOTO  :  Adamo Bazani
FONTE : blogpontodeonibus.wordpress.com
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Nenhum comentário: