sábado, 14 de março de 2015

UM SCANIA SUECO.

A SCANIA TROUXE AO BRASIL UM LEGITIMO SUECO.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Texto : Wilson Roberto Degressi Míccoli
Foto : Donald Hudson



A Scania trouxe ao Brasil três unidades suecas do BR-110 com motor de 205 cv aspirado naturalmente, sem turbo e suspensão pneumática integral. Uma unidade foi direcionada para a Viação Cometa SA, que operava na rota SÃO PAULO - RIO DE JANEIRO; outra unidade, a mesma da foto foi o 1301 da Penha, e operava Curitiba-Rio de Janeiro e Rio de Janeiro-Porto Alegre.

Finalmente, há uma terceira unidade desconhecida, mas existem registros fotográficos de uma unidade na Empresa UNIDA Mansur e Filhos, de Juiz de Fora, MG, talvez a unidade da Cometa (que eu acredito que não é porque eu tenho fontes que afirmam que o carro do Cometa foi vendido a uma empresa em São Paulo) ou terceiro carro que ninguém sabe o paradeiro.
As rodas eram originais do Scania Sueco, vide o fato do chassi ser importado da Suécia pela Scania para testes no Brasil. Na Suécia, os Scanias não usavam rodas raiadas como aqui, embora tenha sido utilizada sim a roda raiada em outros países da Europa.


Uma informação de Raul Antônio Hedeke, veterano de Curitiba: "Quando o senhor Augustinho Boscardim da Rainha o comprou adaptou um motor do 110 na frente." Isso justificaria porque da tampa estar com uma grade adaptada até embaixo num carro que supostamente seria motor traseiro, e as laterais traseiras que deveriam ser abertas estarem fechadas. Naquele tempo era prática comum mudar posição de motores. A própria Cometa e a CMTC de São Paulo tiveram carros assim com motorização adaptada e mudada de posição.



Nenhum comentário: