Em Natal e na região Metropolitana, o Veículo Esteve Presente em Diversas Empresas.
Destacada por sua robustez e qualidade dos produtos, a marca Scania marcou presença na frota das empresas de Natal e da região metropolitana.
Não foram muitas as empresas que tiveram a marca Scania em suas frotas urbanas. Em comparação com as outras marcas que tiveram presença nas empresas de Natal, a quantidade de Scanias é pequena – até mesmo em comparação com a Volvo, fugindo da polaridade Mercedes-Benz X Volkswagen/Ford.
Apesar da pouca quantidade, a presença da Scania em Natal foi marcante e inesquecível, rendendo boas lembranças a quem viu de perto os veículos na frota e se destacando na história do transporte urbano de Natal.
A partir dos anos 80, com a produção de motores para ônibus na chamada “Série 2” da Scania, Natal já recebeu veículos da marca. Em 1988, as empresas Transportes Guanabara e Cidade do Sol receberam unidades do modelo Amélia, fabricado pela montadora Caio, com o chassi Scania F112HL. Na ocasião, foi feito um almoço de solenidade com a presença do então prefeito de Natal, empresários e jornalistas.
Os ônibus tinham o eixo dianteiro recuado da extremidade do chassi, o que tornava a marca do F112, aliado a robustez de veículo extrapesado, e foram os representantes iniciais da Scania em Natal.
Na década de 1990 tornou-se mais comum a presença da Scania em Natal, a partir do seu chassi lançado em 90: o F113HL. Em Natal e na região metropolitana, o veículo esteve presente nas empresas Guanabara, Conceição, Santa Maria, Riograndense, Oceano, Campos e Brandão.
Guanabara:
A empresa fez compras do chassi F113HL nas carrocerias Vitória e Alpha, da montadora Caio. Os Vitórias chegaram à empresa no ano de 1990, e os Alphas em 1996 – estes, direcionados inicialmente à operação da região metropolitana.
Santa Maria:
A Santa Maria também teve o Scania F113HL na frota de Natal. Os veículos vieram usados de outras empresas do mesmo grupo empresarial, e já passaram a operar as linhas de Eucalíptos após os anos 2000.
Riograndense:
Na Riograndense, a compra dos F113HL foi no ano de 1994, em ônibus da carroceria Urbanus, montado pela Busscar. Inicialmente, operavam linhas da região metropolitana, e posteriormente foram direcionados para as linhas urbanas. Eles também foram os últimos a se aposentar – em 2012, quando a empresa encerrou suas operações em Natal.
Campos:
Uma unidade da Scania F113HL fez parte da empresa Campos, adquirida em 1997, que encerrou suas operações em 2014. A empresa teve um Urbanus, fabricado pela Busscar.
Brandão:
Também há registro de uma unidade da empresa Brandão, que operou a linha Natal/Ceará-Mirim até o ano de 2006. Trata-se de um Torino, fabricado pela Marcopolo.
Oceano:
A Oceano, empresa operadora de linhas metropolitanas pertencente à Guanabara, foi a última empresa a receber a Scania F113HL em sua frota dentre as operadoras da região metropolitana. O veículo foi remanejado da Guanabara – que coincidentemente, já tinha operado as linhas da região metropolitana quando ainda não era Oceano, mas apenas Guanabara. Trata-se de um dos Alphas, da montadora Caio, que operou linhas até meados de 2010.
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