sábado, 30 de setembro de 2017

Em Macatuba e Agudos em SP, tem transporte Urbano gratuito.

ALEXANDRE PELEGI

Macatuba, cidade localizada no centro do estado de São Paulo, tem apenas 20 mil habitantes. Mas serve de exemplo para muita cidade grande do país.
No site da prefeitura, sob o título “Qualidade do Ar”, pode-se ler:
A prefeitura municipal disponibiliza diversos horários de transporte urbano de forma totalmente gratuita a população de modo a incentivar o uso de transporte coletivo como alternativa a proliferação de veículos individuais. Este transporte é regulamentado por lei municipal e atende muitas pessoas diariamente ligando os bairros ao centro e distrito industrial”.
Esta é uma das diretivas publicadas pela administração municipal em julho deste ano.
A coisa é séria. Tanto que desde esta segunda-feira (25) circulam pelas ruas da cidade dois ônibus comprados pela prefeitura para o transporte circular gratuito.
Em entrevista ao Jornal da Cidade, publicado na vizinha cidade de Bauru, o prefeito de Macatuba, Marcos Olivatto, declarou:
“Desde que tomei posse tinha preocupação com os ônibus do circular já que estavam muito sucateados e sem condições de rodar. Eu e minha equipe fazemos uma gestão austera, elegendo prioridades e fazendo mais com menos, já que o dinheiro está curto. Os dois ônibus são exemplo que dá para fazer”.
Na verdade o serviço de ônibus circular gratuito funciona desde agosto de 2004, à semelhança do que acontece na vizinha cidade de Agudos, que iniciou este serviço em 2003.
Os dois ônibus adquiridos pela prefeitura são usados, mas mais novos que os atuais, além de serem adaptados para pessoas com necessidades especiais. Da marca Mercedes-Benz, os ônibus têm capacidade para 30 passageiros.
Em Macatuba o transporte circular urbano gratuito roda de segunda a sexta-feira de hora em hora, às 6h, 7h, 8h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h15. Aos sábados, às 6h, 7h, 8h, 11h e 12h. Aos domingos e feriados não circula.
AGUDOS:

A Prefeitura de Agudos, que inaugurou o transporte urbano gratuito em 2003, desde agosto deste ano passou a fazer a prestação direta do serviço de transporte circular gratuito. Até então o serviço era realizado por uma empresa terceirizada, a um custo mensal de cerca de R$ 150 mil reais. A cidade tem cerca de 32 mil habitantes.
Ao retomar os serviços a prefeitura de Agudos adquiriu 20 ônibus, no valor total de R$ 506 mil reais. Desse total 12 chegaram na cidade dia 16 de agosto, e passaram a circular na sexta-feira, dia 18 de agosto.
Matéria : Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Fotos : Jornal da cidade ( Bauru ) / Prefeitura de Agudos ( SP )
Fonte : diariodotransporte.com




Nenhum comentário: