sexta-feira, 13 de julho de 2012

EMPRESAS / VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA

 EMPRESA VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA LTDA


    Fundada em 1946 o grupo águia branca é hoje um dos maiores conglomerados de transporte do país,contando com mais de 5.000 veiculos em sua frota total ,com sede no Espirito Santo.O grupo atua em todo o país nos serviços de transportes rodoviário de passageiros, comércio de automóvel e veiculos comerciais das marcas : Mercedes Benz, jeep, Dodge , Toyota , Lexus, Pneus Michelin, locação de veiculos , Logistica e Saneamento Básico.                                                             
   EMPRESAS QUE FAZEM PARTE DO GRUPO
  1. Águia Branca participações             
  2. Autoport Transportes
  3. Kurumá veiculos
  4. Osaka veiculos
  5. Savana veiculos
  6. SULBA-cia de viação Sulbaiano
  7. Trip Linhas Aéreas- 37 aviões
  8. Valadares caminhões e ônibus
  9. Viação Águia Branca
  10. Viação Salutares
  11. Vitória Diesel
  12. Vitória Motores
  13. Vix logistica
     A família Carlos Chieppe chegou ao Brasil em 1º de Janeiro de 1889, originária da região do Veneto, ITÀLIA, fixando-se em Colatina-ES.Com o nascimento de Carlos Chieppe,Brasileiro e Capixaba,formava-se uma verdadeira História de empreendedorismo.
MARCOPOLO VIAGGIO G6 MERCEDES BENZ 0-400RSE 21480 MTR-4010 2004 
    Em 1946 Carlos comprou um caminhão para transportar café e no mesmo ano o veiculo foi substituido por um ônibus para transportar pelas cidades Mineiras de Governador Valadares e Teófilo Otoni.Essa empresa chamou-se AUTO VIAÇÂO 13 dando inicio a primeira fase de experiências em transporte de passageiros que daria origem a ÁGUIA BRANCA.
MARCOPOLO PARADISO GV 1150 MERCEDES BENZ 0-400RSD 21130 MQC-1784-1998
       Em 1956 formou-se uma associação entre Vallécio Chieppe,filho,e João Godoy,farmaceutico da região, para comprar a Águia Branca com 12 veiculos que ligavam as cidades de Águia Branca e Colatina.Já no início da década de 60 ocorreu mudanças na empresa,quando Godoy vende sua parte para dar espaço aos irmãos Aylmer e wander.
   A  VIAÇÃO BRASIL, sediada em Barra de São Francisco,foi criada em 11 de julho de 1958 com 4 ônibus,com o crescimento passa a atender a cidade de Montana(MG).No ano seguinte a frota passa para 18 ônibus,em 17 de fevereiro de 1961,nasce a VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA LTDA.
  Em 1970 foi incorporada a empresa MARIANO PONTES, conhecida como SAYONARA com 35 veiculos,responsável pelo transporte Urbano nas cidades de Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano em Minas Gerais,em 1971 expandiu sua área de atuação no Espirito Santo e dobrou sua frota de 75 para 150 ônibus.
   Em 1975 inaugurou o parque rodoviário de Campo Grande,em Cariacica (ES ),com 75 mil metros quadrados, em 1971 surgiu a concessionária VALADARES DIESEL caminhão e ônibus Mercedes Benz em Governador Valadares (MG ).Na década de 90 adquiriu a AUTOPORT TRANSPORTES DE VEICULOS e a criação das empresas KARUMÀ VEICULOS (toyota) e VIX LOGISTICA,especializadas em implantação de soluções logisticas.                             Ao completar 60 anos na década de 2000 é inaugurado o centro de Memória Águia Branca  para preservar o acervo Histórico do grupo, em 2003 adquiriu a VIAÇÃO SALUTARES, em 2011 a familia Chieppe foi reconhecida pelo governo Italiano  com o título de comendador  a ordem do Mérito da República Italiana.

BUSSCAR VISTA BUSS MERCEDES BENZ 0-400RSD 21610 MRE-5345 1999

  São cerca  de 11 milhões de passageiros ao ano, 700 cidades atendidas através de 313 linhas, 1500 agentes de vendas, 400 agências nos estados do Espirito Santo, Bahia, Minas Gerais ,Rio de Janeiro e São Paulo.Com 19 anos de implementação do sistema de qualidade , a Viação Águia Branca e Salutares alcançaram o certificado ISO 9001 em 2008, em 2011 conquistou NBR ISO 14001 com o sistema de gestão ambiental no controle dos impactos de suas atividades.  

   A Viação Água Branca tem utilizado desde 2000 o programa de medicina do sono, onde todos os motoristas são avaliados no inicio e no final de cada viagem, garantindo assim mais segurança aos passageiros.

              OS PRINCIPAIS PONTOS DO PROGRAMA
    > Avaliação do tempo de reação dos motoristas antes e depois de cada viagem;
   > Atendimento aos motoristas nas salas de estimulação durante as viagens noturnas;
     > Ações preventivas na qualidade e conservação dos dormitórios;
     > Palestras educativas e visitas domiciliares aos motoristas;
     > Projeto de ergonomia para as poltronas dos motoristas nos ônibus;
   > Projeto Lumiere ( melhoria da luminosidade ) dos veiculos para prevenção da fadiga visual
            GESTÃO TÉCNICA
  As 16 garagens da Viação Aguia Branca e Salutares tem uma oficina própria para realizar a manutenção preventiva e preditiva de sua frota.Na matriz em Campo Grande ( Cariacica-ES ) estão;
      RECAR ( recondicionamento de carroceria )
  Oficina onde são realizados os serviços de lanternagem, pintura, capotaria e revestimento da frota.
      RECOM ( recondicionamento de componentes )
    Oficina onde é realizado o serviço de manutenção de componentes e peças.
      CCO ( Centro de controle de operações )
     Através dos CCO´S,localizados em Vitória (ES ), São Paulo ( SP ) e Salvador (BA ), 100% da frota é monitorada através de videomonitoramento, além de controle com computador de bordo, GPS, fluxômetro e mapa de risco das linhas operadas.






















MARCOPOLO VIAGGIO 
MARCOPOLO VIAGGIO G6 1050-MERCEDES BENZ 0-400RSE-ANO 2004-MQC 8273




 foto onibusalagoas.blogspot.com

           
      EMPRESA VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA LTDA
     RODOVIA BR- 262 KM-05 CARIACICA
     ESPIRITO SANTO -BRASIL -CEP 29145-901
     0800 725 1211   WWW.aguiabranca.com.br
     4004-1010 VITÓRIA,SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO,SALVADOR
     (73) 2102-5353 ITABUNA-BA
       (77) 2101-4888 VITÓRIA DA CONQUISTA-BA


   
 FONTE: www.aguiabranca.com.br
                www.tudodeonibus.com.br
 FOTOS: ANDERSON SOUZA FEIJÓ
               ONIBUSEMFOTOS
                

sexta-feira, 6 de julho de 2012

EXPRESSO CARUARENSE 709


EXPRESSO CARUARUENSE LTDA
EMPRESA ......................................: EXPRESSO CARUARUENSE LTDA
SEDE ..............................................:  CARUARU-PE
CARROCERIA E MODELO ........:  BUSSCAR JUM BUSS 360
CHASSI E MOTOR ......................:  SCÂNIA K113TL
PREFIXO .......................................: 709
PLACAS ........................................:  KIJ-1307





FONTES : Fortalbus.com
                 

FOTOS : Anderson Silva
               

terça-feira, 26 de junho de 2012

POR ONDE ANDA 5

                    Paradiso Big 14 da VIPU foi o primeiro k-113KL de 14 metros ,o veículo de prefixo 7518, foi adquirido em 1997.O carro oferecia o serviço executivo na principal linha da  empresa
ligando o Ceará á Brasilia e goiás.

                   hoje o paradiso pertence a frota da SOL E MAR TURISMO com o prefixo 0704 com sede em Maceió,onde atua no setor de turismo e fretamento.
           MODELO ..........................................:PARADISO BIG 14
            CARROCERIA ...................................: MARCOPOLO
            CHASSI E MOTOR ...........................: SCÂNIA K 113 TL
            ANO ...................................................: 1997
            PREFIXO ...........................................: 7518  PARA  0704
            PLACAS ............................................: HVT 7518

               Único viggio GV 1000 que pertenceu a frota  rodoviária da empresa VITÓRIA de Caucaia-CE.O veiculo de prefixo 022 operou entre os rodoviários,hoje    está na UNIVALE com o prefixo 14800 a empresa tem sede em Coronel Fabriciano-MG.

            MODELO............................................:  VIAGGIO GV 1000
                        CARROCERIA...................................:  MARCOPOLO
                        CHASSI E MOTOR ..........................:  VOLVO B7R
                        ANO ...................................................:  1999
                        PREFIXO ..........................................:  022   para   14800
                        PLACAS ............................................:  HXF-2030


              GERTAXI TURISMO de prefixo 211 e 269 atualmente compõem a frota da COTINENTAL SERVICE empresa atuante no fretamento e turismo com sede em Fortaleza-CE.Hoje os carros 4892211 e 4892269 são respectivamente 3612007 e 3612003.
    MODELO ...................................:VIAGGIO  G6  1050  .....................VIAGGIO GV 1000
      CARROCERIA ..........................: MARCOPOLO ..............................MARCOPOLO
      CHASSI E MOTOR ..................: SCÂNIA K94 ................................. VOLVO B10M
      ANO ...........................................: 2001 ................................................ 1998
     PREFIXO ...................................: 4892211 para  3612007 ................ 4892269 para  3612003
     PLACAS .....................................: HWJ-5752 ..................................... HWC-8018


FONTE : fortalbus.com.br
FOTOS : Mailson Amancio 
              Marcos Lisboas
              Acervo da empresa Vitória
              Vanderlei da costa silva filho
              Antônio José v. Junior
              João Victor

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ESPECIAL COMBUSTÍVEIS

                                A SOCIALIZAÇÃO DO BIO-DIESEL




NEOBUS GRAN VIA -VOLKSWAGEM-EMP. VIAÇÃO ITAJAÍ-2982-ESJ 1213-CAMPINAS(SP)
















                                                                                                                                                               
O programa bio-diesel é o mais novo projeto do Governo Federal para solucionar o programa da falta de Combustível e das taxas de poluição. Segundo o Governo , o óleo vegetal para produzir o bio-diesel será proveniente do dendê (norte ) da mamona ( nordeste ) e da soja ( demais regiões do pais ).
           A aposta na alternativa natural ganhou vida com a operação de um ônibus com chassi Volkswagen que rodou pelas principais estradas do Rio de Janeiro.O bio-diesel é derivado da mistura do óleo vegetal (soja,mamona,amendoim, milho etc. ), com o álcool, como resultado obtém-se o Éster Metílico ou Etílico (bio-diesel).
             Nesse processo de transformação,a Glicerina é removida, deixando o óleo mais fino e reduz sua viscosidade esta é Substituída pelo álcool proveniente do Etanol ou Metanol. No Brasil o óleo diesel recebe uma politica tributária diferenciada em função da sua utilização para o transporte de carga.Neste sentido é importante que se mantenha uma politica igual para o bio-diesel, o Governo sinaliza com uma politica tributária diferenciada apenas para a mamona,a soja também teria condições de suprir as demandas de produção do bio-diesel.
             A volkswagem, participa do programa Nacional do bio-diesel com 8 caminhões e um ônibus,os veiculos rodam com uma mistura denominada B5, na FRANÇA,das 13 refinarias de petróleo em funcionamento, 7 já misturam 5% de bio-diesel ao diesel mineral, além disso todos os ônibus urbanos utilizam a mistura diesel bio-diesel em uma proporção que vai de 5% a 30%.Já exite na ALEMANHA uma frota significativa de veículos leves,coletivos e de cargas utilizam o bio-diesel, inclusive puro sem nenhuma mistura com o diesel mineral.
             A meta do governo Alemão é substituir 5% da demanda interna de Diesel mineral por Bio-Diesel,o transporte coletivo realizado por ônibus esta sendo estipulado utilizar o Bio-Diesel,para substituir o diesel convencional na matriz energética da cadeia transportadora do nosso Pais. Durante o encontro econômico Brasil-Alemanha,sediado em fortaleza (CE ),evento ocorrido em julho de 2006,um ônibus Mercedes Benz chassi 0-500 RS,foi abastecido com o combustível e utilizado no transporte dos convidados.
              Segundo a marca,a operação do veiculo teve como finalidade demonstrar que os motores,tanto de injeção mecânica como eletrônico,podem operar com os 2% de bio-diesel estipulados pelo Governo, o combustível limpo é obtido por meio de um processo que transforma óleos vegetais e gorduras através da adição de um tipo de álcool ( metanol ou etanol ) e de um catalizador que acelera a reação química,formando o Ester que é misturado ao Diesel.
               O programa de uso do bio-diesel passou a ser autorizado pelo Governo Federal permitindo que se adicione 2% ao diesel comum, o máximo de 5% será obrigatório em 2003 em todo o diesel brasileiro.


NEOBUS  MEGA-MERCEDES BENS-EMP.ONICAMP-4847-CUB4832-CAMPINAS(SP)
      






FONTES :
Revista Transporte Mundial -Catálogo de ônibus 2005 - Páginas 9 e 10
Revisa transporte Mundial-edição especial ônibus 2006- Página 10


                                                                          
                                                                   
                              


FONTOS :
www.tudodeonibus.com.br




























                                                                      






                                                                           

segunda-feira, 11 de junho de 2012

SÃO LUIZ LTDA 6000

                            EMPRESA .............................:SÃO LUIZ LTDA                                                                     F-0114
                                  SEDE ....................................: SALVADOR - BA
                                  CARROCERIA E MODELO : MARCOPOLO PARADISO G7 1800 DD
                                  CHASSI E MOTOR .............: SCÂNIA K124 B  8 X 2
                                  PREFIXO .............................:  6000
                                  PLACA .................................: JOZ 9409


FOTO :
FELIPE PESSOA 
FONTE :
FORTALBUS.COM.BR

sábado, 9 de junho de 2012

POR ONDE ANDA 4

Caio Apache S21 da empresa SANTA MARIA de prefixo 20280,atuando em Fortaleza por vários anos,hoje está em operação na EXPRESSO UNIÃO de Fortaleza e recebeu o prefixo 0612010.
                  MODELO                  : APACHE  S21
                          CARROCERIA          :  CAIO INDUSCAR
                         CHASSI E MOTOR   :  MERCEDES BENS  OF-1721
                          ANO                            : 2002
                          PREFIXO                   :   20280 para  0612010
                          PLACA                     :  HYF 2010




         Viaggio  g6 que pertenceu a TRANSNACIONAL  com os prefixo 210 ,atualmente ele está na EXPRESSO PÈROLA  DO SUL com sede em São Lourenço do sul- RS com o prefixo 52.




                                 MODELO..................:VIAGGIO  G6 1050
                                 CARROCERIA.........: MARCOPOLO
                                 CHASSI E MOTOR..: MERCEDES BENS  OF-1721
                                 ANO...........................:2003
                                 PREFIXO..................:210 PARA  52
                                 PLACA......................:HYO O210


                 Ideale 770que pertenceu a VIAÇÃO PARAIPABA  de Fortaleza tinha o prefixo 051, atualmente o veiculo faz parte da frota da QUELUZ DE MINAS com o prefixo 2220 com sede em Conselheiro Lafaiety-MG.
                    MODELO......................:  IDEALE 770
                           CARROCERIA ............:  MARCOPOLO
                           CHASSI E MOTOR ....:  MERCEDES BENS  OF-1418
                           ANO ............................:   2006
                           PREFIXO ....................:  051   PARA   2220
                           PLACA ........................:  HUG 6060

  FONTE :                            
Fortalbus.com.br

segunda-feira, 4 de junho de 2012

EMPRESAS / GONTIJO

                   EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA

                      1943-  O PRIMEIRO ÔNIBUS
  Durante a segunda guerra mundial tinha início uma das maiores e bem sucedidas história no meio do transporte rodoviário Brasileiro. O jovem ABÍLIO PINTO GONTIJO pilotando sua jardineira Chevrolet

Comercial 1940, engatava a primeira marcha rumo a construção da EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA, nos primeiros anos a GONTIJO era era uma Jardineira pilotada por um jovem de 19 anos, no percurso PATOS DE MINAS pegando tudo e todos pelo caminho.  


          1949 - LINHA BELO HORIZONTE- PATOS DE MINAS
  A partir da década de 50 com o processo de industrialização do Brasil, a população começou a se deslocar da área rural para as cidades, a industria automobilística começou a cresce trazendo consigo a malha rodoviária. Em 1949, o fundador da empresa decide mudar para Patos de Minas e passou a fazer a ligação com belo horizonte, mais duas linhas foram criadas.
                Belo Horizonte - patos de minas ( via São Gonçalo )
                Belo Horizonte - patos de minas ( via Três marias )
      Pouco depois veio a linha ;
                Patos de minas - Pirapora

     1965- MUDANÇA DE SEDE PARA BELO HORIZONTE COM A IMPLANTAÇÃO DA LINHA BELO HORIZONTE- TEÓFILO OTONI .
   A pesar das dificuldades ABÍLIO GONTIJO embarcou em um dos seus ônibus e mudou-se para Belo Horizonte quando a capital mineira ainda era uma cidade de médio porte e alugou  uma sala no Bairro São Francisco,onde passou a funcionar a empresa.Neste mesmo ano a empresa começa heroicamente as linhas ;
          Belo Horizonte - Governador Valadares
          Belo Horizonte - Teófilo Otoni
  No correr da segunda metade da década de 60 a empresa ampliou seu número de linhas no Norte e Nordeste de Minas a partir de Teófilo Otoni,tornou-se forte também no vale do Jequitinhonha.

                        PIONEIRISMO
        As viagens para aquelas regiões eram uma verdadeira aventura, o percurso Belo Horizonte-Teófilo Otoni,hoje feito em 7 horas e 30 minutos, em algumas ocasiões eram feitas em nada menos que 3 dias.Era comum os motoristas levarem enxadas,uma Toyota ia à frente com pessoal equipado para reparar pones de madeira, mata-burros e consertar trechos intransitáveis, por exemplo: a estrada do boi,hoje asfaltada,no trecho Teófilo Otoni-Nanuque,já quase na divisa com a Bahia.


                  1968- COMPRA DA VIAÇÃO SANTA MARTA 
                    Belo Horizonte-Triangulo Mineiro
    A empresa conquistou outra fatia importante do mercado, a Gontijo adquiriu a viação santa marta concesionária das linhas que ligavam  Belo Horizonte ao triangulo Mineiro, ampliava então sua atuação numa das àreas mais desenvolvidas da região do estado. 

       1975-PRIMEIRAS LINHAS DE LONGA DISTÂNCIA  
                   Belo Horizonte - Salvador
                   Belo Horizonte - Bom Jesus da lapa 
     Em 1975 Abílio Gontijo realizou um sonho , ganhou num sorteio ( fio a fórmula de uma concorrência promovida pelo DER ) a linha Belo Horizonte- Salvador,ainda no década de 70 a Gontijo passou a ligar a capital Mineira a Goiânia, Recife, e Campo Grande.Na segunda metade da década de 70 form adicionadas várias linhas.

1981 - EM 13/02/81 É INAUGURADO O PARQUE RODOVIÁRIO GONTIJO EM BELO HORIZONTE.
        Ao final dos anos 70 a empresa já passou a ter mais de  300 ônibus,em 1981 era inaugurado o parque rodoviário Gontijo no bairro Engenho Nogueira em Belo Horizonte, com uma área de 100.00 metros quadrados, e capacidade para 1800 ônibus em operação.

        1982 - EXPANSÃO PARA O NORDESTE E SUDESTE 
   A Gontijo acelerou forte em direção ao nordeste procurando procurando uma ligação com São Paulo,aproveitou a oportunidade e comprou a viação Bonfinense com 140 ônibus e várias linhas ligando São Paulo ao Nordeste,abrindo as portas para  um mercado que corresponde a 35% do movimento da empresa.

1982 A 1993 -EXPANSÃO, CRESCIMENTO,MANUTENÇÃO E APERFEIÇOAMENTO, CONSTRUÇÃO DE NOVAS GARAGENS EM DIVERSOS PONTOS DO PAIS.
     A Gontijo concentrou seus esforços no aperfeiçoamento da qualidade dos seus serviços.

1996 - COMPRA DA LINHA BELO HORIZONTE- SÃO PAULO
   No início de 1996 a Gontijo comprou  a linha Belo horizonte - São Paulo e no final de 96 disponibilizou uma nova garagem em São Paulo para atender a nova demanda. Esta garagem possui 60.00 metros quadrados e capacidade para 800 ônibus.

    1999- A GONTIJO AMPLIA A MAIOR FROTA DE SCÂNIA DO MUNDO
  Além de conquistar pela terceira vez consecutiva o troféu " melhores do transporte " na categoria Transporte Rodoviário de passageiros e o troféu " melhor entre as melhores do transporte ". Em 1999 a Gontijo fechou a maio compra de ônibus Rodoviários da História do da Scânia em todo o mundo,um total de 116 novos chassis de modelos da série 4.
     Sendo 102 chassis k124 equipados com motor de 420 cavalos ( convencional ) 6 chassis k124 com 360 cavalos ( convencional ) e 8 chassis p94 com 310 cavalos ( convencional ).Também em 1999 a editora OTM  atribuiu o troféu " melhores do transporte de 1998 " na categoria Transporte Rodoviário de Passageiros. Para a empresa Gontijo pela terceira vez consecutiva e a quinta vez na História da empresa,concorrendo com empresas de todos os meios de transporte ( aéreo,Ferroviário,marítimo,fluvial ,fretamento ,turismo , de cargas ,rodoviário de passageiros e Metropolitano de Passageiros )
      A Gontijo apresentou o melhor desempenho em 9 quesitos.

                                                              NÚMEROS
     69- Garagens e pontos de apoio em todo o pais;
      1208- Veiculos;
      5 anos- idade média da frota;
      84- Pontos de partida;
      5.852.883- Passageiros transportados por ano;
      621.997- Passageiros Intermunicipal por km;
      1.977.772.280- Passageiros Interestadual por km;
      202- Serviços;
      139.647.986- km Rodados por ano;
      5.113- Funcionários; 
      600- Pneus são recuperados por mês ;
     43.673.873 - Milhões de  óleo Diesel são utilizados , o suficiente para encher 2.800 caminhões tanque de    5 .000 litros;
        10.900- Pneus são gastos;
        27,6- Mil lonas de freio são gastos;
        7.000 - filtros de óleo. 

                                                          FOTOS














                                   

 EMPRESA GONTIJO DE TRANSPORTES LTDA
RUA PROFESSOR JOSÉ VIEIRA DE MENDONÇA
475- ENGENHO NOGUEIRA -BELO HORIZONTE
MINAS GERAIS -CEP 31310-260




FONTES:
FORTALBUSS, SITE DA EMPRESA.
onibusalagoas.blogspot.com