quarta-feira, 15 de julho de 2015

EXPRESSO LITORAL E O SEU VIALE VOLKSWAGEN.

RENOVAÇÃO 2015
EXPRESSO LITORAL ADQUIRIU MAIS UM VEÍCULO , TRATA-SE DE UM MARCOPOLO VIALE SOB CHASSI 17-210 OD DA VOLKSWAGEN.

Fonte : Portal Ônibus Paraibanos
Matéria / Texto : Josivandro Avelar
Fotos : Kristofer Oliveira



A Expresso Litoral, do município de Lucena, adquiriu mais um veículo para a sua frota. Trata-se de um Marcopolo Viale sob o chassi 17-210 OD da Volkswagen, fabricado em 2003 e que pertenceu a Rogetur e a Reunidas. O veículo está sendo empregado no fretamento rural nas imediações de Lucena e Lerolândia (distrito do município de Santa Rita).


Adquirido zero em 2003 pela Rogetur, junto a outros dois veículos, foi do último lote de zeros adquirido pela empresa quando esta ainda operava as linhas de Cabedelo. Os outros dois veículos, de numerações 5117 e 5118, já haviam começado a operar, porém pouco tempo depois de iniciar as operações, a Reunidas havia adquirido as linhas de Cabedelo, bem como parte dos seus carros. Assim, o carro que deveria ter sido o 5115 na Roger, não chegou nem a sair da fábrica com a pintura da empresa. Foi alterado lá mesmo para Reunidas, onde recebeu a numeração 08101.

O veículo operou até 2008 na empresa, substituído por um Urbanuss Pluss que já rodava na empresa - era o antigo 0889 - e foi renumerado para 08101.

Por uma dessas coincidências do destino, o veículo é vendido justamente para a empresa que o adquiriu e não chegou a ver o veículo em suas cores: a Rogetur. De volta à empresa, passa por uma reforma: teve a porta traseira e o letreiro eletrônico retirados e recebeu bancada rodoviária, além de receber a pintura da empresa, a qual não teve a oportunidade de ostentar quando rodava em Cabedelo. Com a numeração 27, passa a atuar no fretamento contínuo de empresas como a Lojas Maia (atual Magazine Luiza), Cagepa, São Braz e Energisa.



Em 2013, a Rogetur perde o fretamento da Energisa e da São Braz para a TBS, do Grupo A.Cândido. Como a maioria dos veículos ficou sem função, foram colocados à venda. Tanto que esse é o segundo ex-Rogetur que a empresa adquire - o primeiro foi um Comil Svelto OH.


E ao mesmo tempo, é o terceiro ex-Reunidas de Cabedelo adquirido pela empresa. O primeiro havia sido o 08134, um Torino 1999 OF-1721 o qual foi o 0801 de João Pessoa e o 0818 de Natal, o qual teve a porta de trás alterada para o meio. O segundo foi o sucessor do primeiro na mesma numeração e foi um Viale OF-1721 que foi o primeiro ônibus adaptado da Reunidas - 0883. Quando foi transferido para Cabedelo, perdeu o elevador.

O Viale recém-adquirido pela Expresso Litoral recebeu a numeração 0309 e conservou a identidade de sua antiga proprietária, só que com os tons laranjas da nova dona.




Nenhum comentário: