sexta-feira, 10 de julho de 2015

MACEIÓ ; EDITAL DE LICITAÇÃO SERÁ LANÇADO DIA 27.

EDITAL DE LICITAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO SERÁ LANÇADO NO DIA 27.

Terminal de FERNÃO VELHO

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dá seguimento ao processo de licitação do transporte público coletivo de Maceió com a publicação do edital, no próximo dia 27, no Diário Oficial do Município (DOM). O documento tornará públicas as condições de participação de empresas no sistema de transporte público municipal, informando também o cronograma das outras etapas do processo, como os períodos de entrega, apresentação e análise de propostas.
De acordo com o presidente da Comissão de Licitação, Jorge Bezerra, o edital a ser lançado vem precedido da primeira etapa do processo licitatório, realizado conforme a Lei nº 8.666/93, que rege as licitações. A fase inicial incluiu estudo técnico, pesquisa de origem e destino realizada pelo Governo do Estado e consultas realizadas através de seis audiências públicas.
Terminal do JOÃO SAMPAIO

“Realizamos duas grandes audiências públicas, em 2014 e 2015, e mais outras quatro regionais este ano, estas voltadas a atender as oito regiões administrativas de Maceió. Com a parte técnica, já tínhamos uma noção do que seria necessário, mas ao ouvir o público, tomamos conhecimento também de outras necessidades da população”, explica Bezerra.
O superintendente do órgão, Tácio Melo, explica que além de ajudar na construção do edital, as audiências tiveram um papel importante no planejamento de ações para o perído posterior ao processo licitatório. “Foi a partir do que recebemos durante as duas primeiras audiências e por e-mail, no período de uma semana após cada uma das duas, que atendemos demandas que se mostravam urgentes”, avalia.
Terminal do SALVADOR LYRA
Dentre as principais medidas tomadas pelo órgão para atender as demandas apresentadas durante e após a audiência pública de 2014, destacam-se a implantação da faixa exclusiva para ônibus na parte baixa e na parte alta da cidade, a sincronização de semáforos, a colocação de abrigos, construção e revitalização de terminais de ônibus.
“Identificamos que algumas solicitações da população já poderiam ser resolvidas antes da conclusão da licitação, como por exemplo, a aplicação do CittaMobi e CittaMobi Acessibilidade. Trinta veículos foram acrescentados à frota da cidade e Maceió é uma das poucas capitais brasileiras a ter todos os ônibus com GPS”, detalha Tácio Melo.
Terminal de CRUZ DAS ALMAS

Após o lançamento do edital, ocorrerá a entrega das propostas por parte das empresas. Sendo uma licitação em caráter de concorrência pública, acompanhada pelo Ministério Público de Contas, uma nova audiência pública deverá ser realizada para apresentar à população as propostas recebidas antes da análise a ser feita pela SMTT.

INFORMAÇÕES  Leonardo Araújo (estagiário) /Ascom
FONTE  :  SMTT / Prefeitura Municipal de Maceió
FOTO    :  Marco Antônio / Secom Maceió

Nenhum comentário: