quarta-feira, 30 de maio de 2012

LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE MACEIÓ

    LICITAÇÃO é uma palavra proibida em Maceió, a novela já vem se arrastando por vários anos, os empresários do setor de transporte sempre encontravam uma saida para que a licitação não fosse realizada.O assunto era usado como promessa de solução em campanhas para prefeito, e que logo era esquecido, a população foi sofrendo com o descaso dos empresários que não respeitavam os usuários que era quem pagava uma passagem cara e não tinham nenhum benefício.                                                                               
             Eles sempre reclamavam que tinham muitas despesas ; funcionários,peças e combustíveis,por isso não poderiam dar uma melhorada no serviço, a prefeitura  junto a SMTT não resolviam nada, dando liberdade aos empresários que faziam o que queriam.Essa situação continuou até que o Ministério Público entrou em cena e colocou a prefeitura e a SMTT contra a parede.
            Foi concedido um prazo para que os orgãos envolvidos dessem uma resposta definitiva,no primeiro semestre de 2011 foram feitas as audiências públicas com a população e empresários interessados em participar da Licitação.Pelo que se parecia as coisas agora iriam acontecer,mas isso foi só uma tentativa de resolver o problema,lá se foi mais um capitulo e tudo voltou ao ponto zero.
            Segundo o Ministério Público,o edital estava sendo estudado em Minas Gerais,tivemos que esperar por mais um capitulo,o Prefeito para dar um novo capitulo a novela,anunciou que a licitação sairia antes de Dezembro de           2011,o que não aconteceu.Isso ajudou os empresários que também tiveram sua participação na novela,em Dezembro eles abriram um processo contra a prefeitura para que o aumento da passagem fosse concedido.
            Isso não parou ai,depois de duas tentativas a justiça concedeu o aumento da passagem numa sexta-feira,onde não se podia recorrer,passando de 2,10 para 2,30,e a licitação ?, não saiu.
2012 é um ano de eleição e talvez alguém queira usar isso para ganhar votos, só em alagoas para acontecer essas coisas, estamos dependendo de alguém de Minas Gerais para avaliar a licitação,onde estão os técnicos da superintendência de transporte e trânsito ?.
            Não estão capacitados para realizar esse estudo?,uma coisa é
certa, os únicos que estão se dando bem nessa novela são os empresários e os prejudicados são os usuários.Uma coisa interessante 
é que no segundo semestre do ano passado os empresários que se diziam impossibilitados de comprarem ônibus novos, colocaram em circulação vários ônibus novos,só a veleiro colocou 17 ônibus.
            Será que isso foi para parar a licitação?, é, pode ter sido uma alternativa que eles encontraram de empurrar a licitação com a barriga e dar um cala-boca nesse assunto.A licitação não é só para colocar ônibus novos, mas para melhorar o sistema dando melhores condições ao usuário como: cumprimento de horário,renovação de frota, acesso fácil a outros bairros ,linhas que atendam a população.
           Um item importante é que cada empresa disponibilizasse alguns carros extras para substituir o que venha a quebrar,pois se um ônibus quebra não é substituído, ficando o horário vazio ,e tem mais,o passageiro é obrigado a ficar junto do carro quebrado,só podendo pegar outro da mesma empresa,se não quiser pagar outra passagem.

onibusalagoas.blogspot.com 

Nenhum comentário: