A superintendência municipal de transporte urbano,SMTU, na gestão transporte para todos, apresentou aos usuários do transporte urbano, pela primeira vez em Maceió, um projeto definitivo: a integração do sistema. Aracaju, Campo Grande , Curitiba e Fortaleza entre outras cidades, já colhem os frutos dessa nova concepção de transporte público.
Mais oferta de serviços, maior número de opções de linhas, intervalos mais curtos, organização, enfim, mais qualidade no serviço. Com a inauguração da primeira estação de transbordo, a do Benedito Bentes, dará inicio a um projeto que mudará a cara do transporte.
Nestas estações o usuário terá um nível de conforto muito bom, pagando uma única passagem, o usuário poderia se deslocar a qualquer bairro da cidade.Por meio de estações fechadas, linhas alimentadoras de bairros próximos, iriam trazer os passageiros, onde eles pegariam a troncal de seu interesse.
As linha troncais seriam operadas por ônibus maiores com destino a bairros como : Centro, Ponta Verde, trapiche entre outros, utilizando a passagem já paga no ônibus alimentador. Aqueles que moram próximos do terminal teriam acesso por uma entrada exclusiva.
Observando o tráfego de ônibus na rua do comércio, percebe-se que maceió é muito carente em infra-estrutura e circulação viária. Se encurralar o transporte coletivo num beco foi a única alternativa para resolver o problema no centro, no entanto, o grande terminal central solucionaria esse problema.
Há duas opções : enfrente ao comando geral da PM, onde funciona o camelódromo ; ou na área onde se localiza a antiga Ceasa. Na primeira opção os ônibus voltariam a ter prioridade no anel viário por onde circulariam, o terminal aproveitaria os vendedores num segundo piso em barracas personalizadas.
Na segunda etapa, o terminal seria ligado ao centro através de integração em micro ônibus, nos dois casos o usuário teria acesso a todos os bairros da capital. Infelizmente isso só ficou no papel, o terminal do Benedito Bentes não suportou o crescimento da população local e o que era pra trazer mais qualidade no serviço tornou-se num grande caos.
O conforto foi por água a baixo e o projeto que mudaria a cara do transporte em Maceió se perdeu no tempo, o grande terminal central foi esquecido. No papel tudo é lindo, tudo funciona bem, mais quando chega a hora de colocar o projeto em prática as coisas mudam.
Ha alguns meses atrás foi implantada a integração temporal
, já realizado a vários anos em outras capitais como: Aracaju e Fortaleza.Nessas cidades o serviço interliga todos os bairros da cidade ,uma cidade no interior da Bahia , Itabuna,no ano passado lançou o sistema de integração,foram feitas mudanças em toda a cidade, criaram-se novas linhas para atender a população.
Já o sistema de integração de Maceió só algumas linhas com origem no Benedito Bentes fazem parte e é feito entre uma só empresa. A Real Alagoas e a São Francisco também se isolaram fazendo uma integração entre suas linhas no terminal da Rotary e da Colina de uso exclusivo.
As linhas do grupo BJS ( cidade de maceió, massayó e piedade ) que fazem integração no Benedito Bentes são :
042 BENEDITO BENTES / CENTRO farol
048 BENEDITO BENTES/ CENTRO jac. conjunto Frei Damião
104 B. BENTES / TRAPICHE jacintinho
217 B. BENTES / MERCADO feitosa,Freitas Neto
703 B. BENTES / P. VERDE gruta
704 B. BENTES / P. VERDE via farol
804 CIDADE SORRISO 1/B.BENTES
805 GUAXUMA/ B. BENTES
806 B.BENTES / COLINA pátio maceió
807 B.BENTES / SANTOS DUMONT via pátio maceió
808 CACHOEIRA DO MEIRIM /B. BENTES
809 SELMA BANDEIRA / B. BENTES
812 PARQUE DAS AMÉRICAS/B.BENTES
903 B.BENTES / EUSTÁQUIO GOMES via Ufal, village
As linhas do terminal da Rotary entre a Real Alagoas são :
013 CRUZ DAS ALMAS / CENTRO via Rotary
024 SANATÓRIO / CENTRO aos domingos
030 NOVO MUNDO / CENTRO via farol
033 JOSÉ TENÓRIO / CENTRO via Ouro Preto aos domingos
599 CRUZ DAS ALMAS / FEITOSA corujão
608 GRUTA / IGUATEMI
700 SANATÓRIO / P. VERDE
820 INTEGRAÇÃO
As linhas do terminal da colina entre a São Francisco são :
055 CHÃ NOVA / CENTRO via bebedouro
057 RIO NOVO / CENTRO via farol
064 ROSANE COLLOR / CENTRO via bebedouro
065 ROSANE COLLOR / CENTRO via farol
071 OSMAN LOUREIRO / CENTRO via bebedouro
072 GAMA LINS / CENTRO via sanatório
108 CLIMA BOM / TRAPICHE via bebedouro
711 UFAL / P. VERDE via bebedouro
715 RIO NOVO / P. VERDE via farol
715 ROSANE COLLOR / P. VERDE
798 FERNÃO VELHO / P. VERDE corujão
802 COLINA / B. BENTES shopping pátio Maceió
813 COLINA / GAMA LINS
Fontes : Revista SMTU Dezembro 1995- páginas 7 e 8
onibusalagoas.blogspot.com
Mais oferta de serviços, maior número de opções de linhas, intervalos mais curtos, organização, enfim, mais qualidade no serviço. Com a inauguração da primeira estação de transbordo, a do Benedito Bentes, dará inicio a um projeto que mudará a cara do transporte.
Nestas estações o usuário terá um nível de conforto muito bom, pagando uma única passagem, o usuário poderia se deslocar a qualquer bairro da cidade.Por meio de estações fechadas, linhas alimentadoras de bairros próximos, iriam trazer os passageiros, onde eles pegariam a troncal de seu interesse.
As linha troncais seriam operadas por ônibus maiores com destino a bairros como : Centro, Ponta Verde, trapiche entre outros, utilizando a passagem já paga no ônibus alimentador. Aqueles que moram próximos do terminal teriam acesso por uma entrada exclusiva.
Observando o tráfego de ônibus na rua do comércio, percebe-se que maceió é muito carente em infra-estrutura e circulação viária. Se encurralar o transporte coletivo num beco foi a única alternativa para resolver o problema no centro, no entanto, o grande terminal central solucionaria esse problema.
Há duas opções : enfrente ao comando geral da PM, onde funciona o camelódromo ; ou na área onde se localiza a antiga Ceasa. Na primeira opção os ônibus voltariam a ter prioridade no anel viário por onde circulariam, o terminal aproveitaria os vendedores num segundo piso em barracas personalizadas.
Na segunda etapa, o terminal seria ligado ao centro através de integração em micro ônibus, nos dois casos o usuário teria acesso a todos os bairros da capital. Infelizmente isso só ficou no papel, o terminal do Benedito Bentes não suportou o crescimento da população local e o que era pra trazer mais qualidade no serviço tornou-se num grande caos.
O conforto foi por água a baixo e o projeto que mudaria a cara do transporte em Maceió se perdeu no tempo, o grande terminal central foi esquecido. No papel tudo é lindo, tudo funciona bem, mais quando chega a hora de colocar o projeto em prática as coisas mudam.
Ha alguns meses atrás foi implantada a integração temporal
, já realizado a vários anos em outras capitais como: Aracaju e Fortaleza.Nessas cidades o serviço interliga todos os bairros da cidade ,uma cidade no interior da Bahia , Itabuna,no ano passado lançou o sistema de integração,foram feitas mudanças em toda a cidade, criaram-se novas linhas para atender a população.
Já o sistema de integração de Maceió só algumas linhas com origem no Benedito Bentes fazem parte e é feito entre uma só empresa. A Real Alagoas e a São Francisco também se isolaram fazendo uma integração entre suas linhas no terminal da Rotary e da Colina de uso exclusivo.
As linhas do grupo BJS ( cidade de maceió, massayó e piedade ) que fazem integração no Benedito Bentes são :
042 BENEDITO BENTES / CENTRO farol
048 BENEDITO BENTES/ CENTRO jac. conjunto Frei Damião
104 B. BENTES / TRAPICHE jacintinho
217 B. BENTES / MERCADO feitosa,Freitas Neto
703 B. BENTES / P. VERDE gruta
704 B. BENTES / P. VERDE via farol
804 CIDADE SORRISO 1/B.BENTES
805 GUAXUMA/ B. BENTES
806 B.BENTES / COLINA pátio maceió
807 B.BENTES / SANTOS DUMONT via pátio maceió
808 CACHOEIRA DO MEIRIM /B. BENTES
809 SELMA BANDEIRA / B. BENTES
812 PARQUE DAS AMÉRICAS/B.BENTES
903 B.BENTES / EUSTÁQUIO GOMES via Ufal, village
As linhas do terminal da Rotary entre a Real Alagoas são :
013 CRUZ DAS ALMAS / CENTRO via Rotary
024 SANATÓRIO / CENTRO aos domingos
030 NOVO MUNDO / CENTRO via farol
033 JOSÉ TENÓRIO / CENTRO via Ouro Preto aos domingos
599 CRUZ DAS ALMAS / FEITOSA corujão
608 GRUTA / IGUATEMI
700 SANATÓRIO / P. VERDE
820 INTEGRAÇÃO
As linhas do terminal da colina entre a São Francisco são :
055 CHÃ NOVA / CENTRO via bebedouro
057 RIO NOVO / CENTRO via farol
064 ROSANE COLLOR / CENTRO via bebedouro
065 ROSANE COLLOR / CENTRO via farol
071 OSMAN LOUREIRO / CENTRO via bebedouro
072 GAMA LINS / CENTRO via sanatório
108 CLIMA BOM / TRAPICHE via bebedouro
711 UFAL / P. VERDE via bebedouro
715 RIO NOVO / P. VERDE via farol
715 ROSANE COLLOR / P. VERDE
798 FERNÃO VELHO / P. VERDE corujão
802 COLINA / B. BENTES shopping pátio Maceió
813 COLINA / GAMA LINS
Fontes : Revista SMTU Dezembro 1995- páginas 7 e 8
onibusalagoas.blogspot.com
2 comentários:
Algumas pequenas corrigendas a serem feitas:
1-O grupo das empresas Piedade, Massayó e Cidade de Maceió é o BJS e não "JBS" como aparece na postagem.
2-Quanto as linhas que fazem integração no Benedito Bentes:
O nome verdadeiro da linha 704 é Benedito Bentes - Ponta Verde / Farol.
A linha 807 não é mais somente do Ben. Bentes ao Shopping Pátio. Já há alguns meses a linha é: Benedito Bentes - Santos Dumont Via Shopping Pátio.
A linha 903, já há mais ou menos 4 ou 5 anos passou a ser Benedito Bentes - Eustáquio Gomes Via Ufal e não somente Benedito Bentes - Ufal como era antes e está escrito na postagem.
3-Sobre o terminal Rotary:
A linha 030 é: Gruta - Centro / Ouro Preto / Term. Novo Mundo.
4-Sobre o terminal Colina:
A linha 055 (Chã Nova - Centro / Bebedouro) não passa mais no Colina.
A linha 072 deixou de ir ao Centro da cidade para se dirigir até Ponta Verde.
O 715 (Rio Novo - Ponta Verde) não é via Farol e sim Bebedouro / Jacintinho / Shopping Iguatemi, isso sem contar que os desdobramentos "Rio Novo - Ponta Verde" e "Rosane Collor - Ponta Verde" são na verdade a linha Colina - Ponta Verde / Bebedouro / Jacintinho / Iguatemi, tanto é assim que os desdobramentos utilizam o número 715 que é o código original da linha Colina - Ponta Verde.
AS INFORMAÇÕES SÃO POUCAS, POR ISSO QUE OCORRE ESSES ERROS NEM MESMO O ORGÃO QUE DEVERIA INFORMAR DEIXA A DESEJAR. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO.
EM COMENTÁRIOS FUTUROS NÃO MAIS PUBLICAR ANÔNIMOS.
Postar um comentário