segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS MUDANÇAS NO TRANSPORTE URBANO DE FORTALEZA

     A capital cearense passou por mudanças no seu sistema de transporte público por ônibus e pela 1ª vez a cidade terá o serviço público licitado, que implicará em transformações no modelo operacional do transporte.O intuito é de atender a uma necessidade legal e equilibrar a operacionalidade das linhas de ônibus da cidade, otimizando e dando mais agilidade á gestão do setor.
    Com o novo sistema as linhas serão divididas em cinco áreas operacionais ( mais uma neutra ), com uma média de 380 veiculos circulando em cada.Atualmente, a cidade conta com 1788 veiculos e 247 linhas.
    O edital foi lançado oficialmente em janeiro este ano, no dia 16 de abril as empesas interessadas no processo de licitação entregando os envelopes com suas respectivas propostas á comissão central de controle das licitações do Municipio.
      Conforme o resultado divulgado pela prefeitura de Fortaleza no último dia 8 foram classificadas as seguintes empresas agrupadas em consórcio.
ÁREA 1  CONSÓRCIO LESTE
VALOR DA OUTORGA : 4.088.000,00
NOTA DA PROPOSTA : 969,2
EMPRESAS:VIAÇÃO URBANA LTDA,AUTO VIAÇÃO FORTALEZA LTDA
ÁREA 2  CONSÓRCIO ANTÔNIO BEZERRA
VALOR DA OUTORGA: 4.115.000,00
NOTA DA PROPOSTA : 953,8
EMPRESAS : VEGA S/A TRANSPORTES URBANOS,SANTA CECILIA TRANSPORTES LTDA, SANTA MARIA LTDA, TRANSPORTES URBANOS ALIANÇA S/A.
ÁREA 3 CONSÓRCIO EXPRESSO 05
VALOR DA OUTORGA : 4.095.000,00
NOTA DA PROPOSTA : 948,9
EMPRESAS : AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ LTDA, FRETCAR TRNSPORTES URBANO, TERRA LUZ TRANSPORTES S/A. 
ÁREA 4 CONSÓRCIO PARANGABA
VALOR DA OUTORGA : 4.132.000,00
NOTA DA PROPOSTA : 960,1
EMPRESAS : DRAGÃO DO MAR LTDA, AUTO VIAÇÃO SÃO JOSÉ LDA, MARAPONGA TRANSPORTES LTDA.
ÁREA  5 CONSÓRCIO MESSEJANA 
VALOR DA OUTORGA : 4.150.000,00
NOTA DA PROPOSTA : 926,9
EMPRESAS : AUTO VIAÇÃO FORTALEZA LTDA ,VEGA S/A TRANSPORTES URBANOS ,DRAGÃO DO MAR LTDA ,ROTA EXPRESSA S/A.

   Segundo o presidente da comissão especial de licitação todas as empresas acima declinaram o prazo recursal do resultado, o critério de seleção foi através do julgamento das propostas técnicas e de preço ofertado.O contrato terá duração de 15 anos com possibilidade de ser prorrogado por igual periodo , ainda segundo a divulgação , algumas empresas que atualmente operam por contrato não foram classificadas ,ou deixaram de participar do processo.
    São elas: são José de Ribamar; Montenegro; Asa Azul; Maratur; São Benedito; Expresso Timbira; São Francisco e Transpessoa. Atualmente 23 empresas atuam no transporte coletivo de Fortaleza através de permissões/ concessões de vigência máxima até o dia 28 de Dezembro de 2013, até lá, o Municipio precisa concluir a licitação e implantar uma nova fase do transporte de Fortaleza.


FONTE :Fortalbus.com     

Nenhum comentário: